Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LEITURA E AUDIOVISUAL EM CENA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
29/02/2024
Previsão de Fim:
27/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Subjetivos
Debate
Trabalho em grupo
Seminário
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emerson Cristian Pereira dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Luiz da Cunha Lopes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Antonio Kleylton Bandeira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Clarice Pereira de Lacerda IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Emerson Cristian Pereira dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Estefane Kauany Martins Lourenço IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Francisco Matheus Cardoso de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Ingrid Nicolau Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Jaiane Alves Silva UECE/FECLESC Integrante Sem vínculo Não 3 29/02/2024 27/06/2024
José Américo Rodrigues Neto EEFM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA Integrante Sem vínculo Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Lara Emily da Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Levi Martins Bento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Thialita Yanne Alves Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/02/2024 27/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O hábito de ler proporciona incontáveis aspectos positivos, uma vez que ler está ligado a uma ampla gama de benefícios, tanto para a formação humana quanto para o desenvolvimento da sociedade. A princípio, ler é a chave para acessar o conhecimento. Porém, mais do que isso, a leitura estimula a criatividade, expande nossos horizontes de compreensão, permite que cultivemos a empatia, possui papel fundamental no desenvolvimento da criticidade e nos ajuda a construir um caminho mais sólido em direção a nossos objetivos e a nossas relações sociais. Essas são apenas algumas das principais alegações defendidas por autores e pesquisadores com enfoque no processo de ensino e aprendizagem da leitura. Rojo (2009), por exemplo, destaca que o processo de aprendizagem da leitura é mais eficaz quando está fundamentado nos contextos socioculturais e sociocognitivos dos estudantes. A propósito, para estudantes, a leitura constitui os alicerces do aprendizado das mais diversas disciplinas. Ler e interpretar corretamente textos e questões avaliativas são passos essenciais na trajetória acadêmica. E quando a abordagem da leitura assume a transversalidade, com foco em temas contemporâneos, o leitor tem à sua frente uma importante ferramenta de transformação social. Essa concepção de transversalidade é encorajada, inclusive, pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): A transversalidade em Língua Portuguesa pode ser abordada a partir de duas questões nucleares: o fato de a língua ser um veículo de representações, concepções e valores socioculturais e o seu caráter de instrumento de intervenção social (BRASIL, 1997, p. 36) Ao explorar textos de diferentes gêneros, que explorem temáticas diversas, os leitores têm a oportunidade de entrar em contato com uma variedade de representações, concepções e valores. Por sua vez, ao explorar a transversalidade a partir da leitura, os leitores têm a oportunidade de intervir em problemas, aprender a argumentar e engajar-se socialmente. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), essa percepção também é destacada. [...] cabe aos sistemas e redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora (BRASIL, 2018, p. 17) Conforme percebemos, para além da formação acadêmica, a leitura proporciona a compreensão de mundo e o engajamento social. Além do mais, ao internalizar o hábito da leitura, os leitores fortalecem suas capacidades linguísticas e de comunicação, tornando-se aptos a expressar ideias de forma coerente. Ao imergir em narrativas literárias, os leitores são levados a mundos imaginários, o que os tira de experiências de seu entorno imediato e os leva a refletir outras possibilidades. Para construirmos nossa concepção de língua escrita, a leitura tem papel essencial no processo. De acordo com a BNCC “[...] ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, [a criança] vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita” (BRASIL, 2018, p. 38). Já em relação ao uso social em si, Geraldi (1996, 1997, 2011) destaca que as práticas de leitura são carregadas de propósitos diversificados, i.e., ao ler um texto, leitores possuem seus próprios objetivos: fazer da leitura um espaço de encontro (um “eu” com um “tu”, por exemplo), buscar informações, estudar profundamente um texto, usar o texto como pretexto e, ainda, ler um texto simplesmente por fruição. Neste último caso, a leitura é feita por prazer, sem que necessariamente o resultado final se desdobre em produtos, tais como debate, resenha, atividades, resoluções de avaliações escolares etc. O senso crítico também é estimulado pela leitura, uma vez que ela subsidia questionamentos e encoraja opiniões a partir de visões de mundo diversificadas. Ademais, o senso crítico é significativo na produção de cidadãos ativos e participantes na vivência da modernidade tardia. Como educadores, sabemos que muitos estudantes possuem dificuldades na leitura e compreensão de textos. As dificuldades podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo condições médicas, diferenças neurológicas, déficits de atenção, questões socioeconômicas e experiências educacionais. Mas se a leitura é uma importante atividade pela qual desenvolvemos a capacidade de explorar novos horizontes de conhecimento, de pensarmos em novos modos de ser, de assumirmos novos modos de agir e de desenvolvermos pensamento crítico, que estratégias, então, elaborar para que as dificuldades de leitura sejam superadas? Como formar novos leitores? Como cooperar para que outra pessoa desperte o interesse pela leitura? As respostas às perguntas acima podem ser variadas. Contudo, neste projeto, nosso enfoque recai sobre a instituição de um clube de leitura baseado na estratégia de integrar leitura e produções audiovisuais, conforme será detalhado nas próximas subseções.
Justificativa
Por um lado, a leitura abre uma janela para um universo particular; por outro, as telas amplificam as histórias, proporcionando uma experiência sensorial e intelectual única. No cerne deste projeto, está a convicção de que as palavras e as imagens, quando entrelaçadas de maneira consciente, possuem o poder de mudar a maneira como estudantes leem textos. É dizer: a incorporação sinérgica de leitura e audiovisual não é meramente um exercício de entretenimento, mas uma estratégia eficaz para auxiliar leitores. No contexto da comunidade interna e externa do campus de Iguatu do IFCE, a integração da leitura com as telas, conforme proposta neste projeto, desempenha um papel substancial no desenvolvimento de habilidades essenciais aos estudantes. A relevância social da intervenção é manifestada na sua capacidade de atender às necessidades já mencionadas anteriormente, indo além do ensino tradicional e confrontando desafios específicos que incluem, mas não se limita a, dificuldade de leitura e compreensão do texto. Portanto, considerando que a literatura e o audiovisual são formas de comunicação cultural, e uma estratégia para a transversalidade, a intervenção busca preencher essa lacuna, proporcionando aos participantes uma jornada educacional rica em estímulos ao hábito da leitura, à imaginação e a reflexões críticas. Em resumo, ao cultivar uma abordagem crítica, intersemiótica, intertextual e transversal, o projeto proporciona aos participantes uma nova forma de viajar no mundo da imaginação e, obviamente, de superar problemas relacionados à leitura e à compreensão de textos. É uma integração que oferece um diferencial valioso na preparação humana e acadêmica.
Público Alvo
Estudantes e concludentes do Ensino Médio (20 vagas).
Objetivo Geral
• Desenvolver o hábito e a habilidade leitora a partir da estratégia de interseção entre textos escritos e produções audiovisuais.
Objetivo Específico
• Desenvolver atividades que incentivem a criação e a manutenção do hábito de leitura, utilizando textos como ponto de partida para explorar temáticas que serão posteriormente abordadas em produções audiovisuais. • Criar espaço de leitura, diálogo e reflexão. • Incentivar estudantes a estabelecerem conexões significativas entre as narrativas presentes nos textos escritos e suas representações audiovisuais.
Metodologia
O clube de leitura será desenvolvido em etapas que abrangem desde a seleção das obras escritas (poemas, livros, crônicas, contos etc.) até a integração de atividades práticas. A metodologia proposta visa criar uma experiência intersemiótica, transversal e interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento crítico dos participantes ao unir leitura e audiovisual. A SELEÇÃO DOS TEXTOS ESCRITOS No primeiro encontro, será feita uma sondagem de textos (livros, poemas, crônicas, contos etc.) com temáticas diversificadas, mas que sejam de interesse dos participantes do clube de leitura. O material selecionado deve ser de domínio-público ou exemplares da biblioteca (física ou virtual) do campus de Iguatu do IFCE. Após a seleção, os participantes devem ler, antes do segundo encontro, o que ficou definido para ser lido. AS TEMÁTICAS EXPLORADAS As temáticas serão diversificadas, tais como literatura (clássica, moderna, contemporânea etc.), ficção, mitologia, desenvolvimento pessoal, direitos humanos, questões raciais, diversidade, inclusão etc. Essas temáticas serão definidas em grupo, com a participação dos integrantes, uma vez que os interesses dos participantes serão a base das escolhas das obras e dos temas. A SELEÇÃO DO MATERIAL AUDIOVISUAL Em consonância com a temática abordada nos textos lidos, será feita uma busca por produções audiovisuais: filmes, documentários, adaptações de obras para o cinema, curtas-metragens, debates, lives etc. A ideia é ampliar e reforçar a compreensão sobre a temática explorada na leitura, assim como realizar a transversalidade. A PERIODICIDADE, O DIA, O HORÁRIO E O LOCAL DOS ENCONTROS Os encontros serão realizados de forma quinzenal, ocorrendo nas tardes das quintas-feiras, tanto de maneira presencial quanto online. No entanto, a frequência das reuniões poderá ser ajustada conforme a natureza das atividades programadas e dos materiais a serem abordados. Por exemplo, caso o clube esteja envolvido na leitura de uma obra mais concisa ou na execução de um projeto específico, é possível que os encontros sejam agendados com maior frequência, ocorrendo duas ou três vezes por semana – nas quartas-feiras e nas sextas-feiras. Contudo, ressalta-se que a periodicidade quinzenal, seja presencial ou online, será mantida como padrão. Considerando que o campus de Iguatu se divide em duas unidades, Areias e Cajazeiras, é importante salientar que a participação de estudantes e servidores pode ser afetada pela distância entre essas unidades. Para mitigar esse problema e garantir a eficácia do projeto e a inclusão de todos os participantes, alguns encontros serão conduzidos de forma online, sempre que a mobilização de estudantes e servidores de ambas as unidades se mostrar inviável, ou mesmo quando uma atividade específica exigir essa modalidade. Apesar disso, os encontros presenciais serão priorizados. Essa estratégia será viabilizada graças à composição da equipe, que inclui 12 componentes, entre estudantes e profissionais do campus de Iguatu do IFCE, um professor de língua portuguesa da Escola Governador Adauto Bezerra e uma mestranda do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras (MIHL) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Por isso, será possível também realizar encontros paralelos e reunir todos os participantes. DA EQUIPE JÁ FORMADA DO CLUBE DE LEITURA Com o objetivo de garantir a efetiva participação de estudantes e servidores, este projeto foi divulgado no Encontro Pedagógico 2024.1 e na Semana de Acolhida dos Estudantes do campus (projeto Protagonismo Juvenil). Com isso, o projeto já conta com treze (13) participantes, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa. Apesar de já ultrapassar o número mínimo de participantes para o clube de leitura, um link para inscrição de novos membros será divulgado entre os dias 21 e 22 de fevereiro do corrente ano. DAS INSCRIÇÕES PARA NOVOS INTERESSADOS Como mencionado anteriormente, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, será disponibilizado o seguinte formulário para que novos interessados da comunidade interna e externa ao campus possam se inscrever: https://x.gd/5VTPd. O formulário acima receberá um total de 37 inscrições. Entretanto, apenas os primeiros 27 inscritos serão selecionados automaticamente para compor o projeto, que chegara a um total de 40 participantes. Os demais 10 inscritos serão designados como reserva de vagas. Os nomes dos participantes selecionados serão divulgados no portal do campus de Iguatu do IFCE. Além disso, todos os inscritos receberão um e-mail contendo a lista completa, bem como os nomes da lista de espera. DA CHAMADA DA LISTA DE ESPERA No caso de um participante aprovado não comparecer consecutivamente aos três primeiros encontros, ele será desligado do projeto. Nesse cenário, o próximo participante da lista de espera será convidado a assumir a vaga disponível. Este processo visa garantir o comprometimento e a participação ativa dos membros selecionados no projeto de forma a otimizar a experiência do grupo como um todo. O DIA DE INÍCIO DAS ATIVIDADES 29 de fevereiro será o primeiro dia de encontro presencial, na unidade Areias. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O clube de leitura oferecerá uma variedade de atividades para enriquecer a experiência dos participantes, promover discussões significativas e explorar diferentes perspectivas literárias. Algumas dessas atividades serão: • Leituras compartilhadas em voz alta: os integrantes lerão, em voz alta, seus trechos favoritos das obras lidas; • Análise de trechos específicos: foco em trechos específicos das obras e do material audiovisual para que seja possível uma análise detalhada, explorando simbolismos, metáforas, elementos literários e fenômenos sociais (racismo, xenofobia, transfobia, sexismos, relações de poder etc.); • Discussões estruturadas: sessões regulares de discussão sobre os aspectos dos textos em consonância com o audiovisual: personagens, estilo do autor, temas abordados etc.; • Análise de adaptações cinematográficas: como o clube de leitura proposto por este projeto integra leitura e audiovisual, serão feitas análises das adaptações das obras para o cinema. As análises serão embasadas nas exibições e discussões das adaptações cinematográficas; • Desafios literários: criação de desafios de leitura ou de escrita para ampliar a diversidade de gêneros e estilos estudados; • Atividades interdisciplinares: exploração de temas interdisciplinares relacionados à obra: músicas, história, arte etc.; • Sessões de perguntas e respostas: promoção de sessões de perguntas e respostas para incentivar a participação ativa dos membros nas discussões; • Promoção de eventos: desenvolvimento de eventos que conectem a leitura a atividades de engajamento da comunidade acadêmica (interna e externa): leituras colaborativas em redes sociais, apresentação de stands de autores nas bibliotecas das duas unidades do campus, roda de conversa com bibliotecários, entrevistas (presencial ou virtual) com autores e leitores, lives, podcast, palestras, atividades artísticas, saraus etc.