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Campus:
REITORIA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capacitação 4.0 - Soft Skills em Projetos de PD&I
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
19/02/2024
Previsão de Fim:
30/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tarique da Silveira Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Heveline Cristina Alves de Vasconcelos Florambel IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/02/2024 30/12/2025
Josimary Horta de Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/02/2024 30/12/2025
Lucas Silva de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 30/12/2025
Marco Henrique de Brito Mudo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 30/12/2025
Rodrigo Fernandes Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 30/12/2025
Sarah Mesquita Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2024 30/12/2025
Tarique da Silveira Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2024 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EMBRAPII Sim Acordo de cooperação 23850.000035/2020-95
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A EMBRAPII é uma organização social, qualificada pelo poder público e sem fins lucrativos, que fomenta projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Em seu modelo de operação, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) são credenciados como Unidades EMBRAPII (UE), que por sua vez executam projetos de PD&I em parceria com empresas privadas, com o objetivo de fomentar a inovação e desenvolver a indústria nacional. Um projeto elegível nesse modelo recebe fomento e necessita atender a critérios de inovação tecnológica, que diferente de projetos de desenvolvimento do mercado, possuem uma fase de pesquisa e possuem um risco tecnológico inerente. No ato do credenciamento o IFCE celebrou acordo de cooperação com a EMBRAPII, assumindo o compromisso de atender as metas e orientações pactuadas em um plano de ação e nos normativos pertinentes. Dentre os compromissos assumidos, é possível citar metas como prospecção de empresas, contratação de projetos, captação de recursos, participação em eventos, proteção de propriedade intelectual e formação de estudantes com certificação. O Polo de Inovação IFCE é uma UE desde 2015, sendo uma das unidades com maior volume de execução e participação de estudantes em projetos do Brasil. A priorização da participação dos estudantes em projetos é um dos grandes diferenciais do Polo de Inovação em relação às outras UEs no Brasil, pois desenvolver projetos de inovação tendo como um dos pilares a formação dos estudantes torna esse cenário ainda mais desafiador. Os estudantes que participam dos projetos EMBRAPII são naturalmente estimulados a desenvolverem um conjunto de habilidades técnicas, conhecidas como hard skills. De forma complementar, alinhado ao programa de formação de recursos humanos da Embrapii, é necessário também abordar uma preparação considerando um novo cenário do mercado de trabalho que transcende as habilidades técnicas, com foco nas habilidades soft skills. Diante desse panorama, o presente curso apresenta-se como uma oportunidade para os alunos que atuam nesses projetos desenvolverem um conjunto de competências subjetivas e habilidades socioemocionais (soft skills).
Justificativa
A UE-IFCE, em seu credenciamento junto à EMBRAPII, tem como um dos pilares a formação de recursos humanos. Logo, esse é um dos pontos nos quais a unidade é acompanhada e avaliada pela EMBRAPII. A UE-IFCE, pela sua natureza de operação, é muito forte na formação técnica dos estudantes, inclusive, trazendo a experiência de atuação em projetos com empresas parceiras seguindo o modelo EMBRAPII. Entretanto, o mercado tem buscado por profissionais com características que transcendem as tradicionais habilidades técnicas e que estão relacionadas com os comportamentos socioemocionais dos profissionais. Nesse cenário, esse curso vem como uma forma de suprir uma carência da oferta de formação em soft-skills por parte da UE-IFCE. Além disso, os alunos que atuam nos projetos de PD&I na unidade já dividem sua carga horária entre as atividades letivas dos seus cursos de formação e as atividades dos projetos. Portanto, o modelo de ensino à distância permitirá que os estudantes tenham a flexibilidade necessária para que sigam de forma efetiva o programa de ensino da formação em soft-skills. A metodologia proposta no curso também é um dos pontos mais importantes da formação, pois apesar da UE-IFCE possuir uma grande quantidade de estudantes atuantes em projetos de PD&I, cada um deles possui perfis diferenciados e necessidades específicas em determinadas habilidades e competências. Por isso, teremos tutores dedicados a um grupo limitado de alunos e todo esse processo será iniciado por uma etapa de diagnóstico inicial, onde serão identificadas tais necessidades. Durante o curso, o acompanhamento desses estudantes durante o desenvolvimento do projeto também será potencializado pois serão observadas não só as características técnicas, mas também as competências e habilidades do ponto de vista das soft-skills de cada um dos estudantes. De um modo geral, o curso de formação irá tornar os profissionais formados no IFCE ainda mais desejados pelo mercado de trabalho, não só por conta da qualidade técnica, mas também por outras qualidades que permitirão com que esses profissionais atendam demandas ainda mais altas dentro das empresas.
Público Alvo
O curso irá beneficiar estudantes regularmente matriculados em curso técnico, de graduação ou de pós-graduação (lato/stricto sensu) na Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Federal do Cariri que tenham sido aprovados em processo seletivo para atuar na categoria bolsa em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com fomento EMBRAPII na UE IFCE.
Objetivo Geral
Prover a capacitação em soft skills via PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning) a discentes em formação nos níveis de ensino técnico, médio, graduação, especialização, mestrado ou doutorado, visando a atuação dos(as) alunos(as) em pesquisa aplicada, voltada para a indústria e na área de competência da Unidade credenciada pela EMBRAPII.
Objetivo Específico
- Desenvolver soft skills essenciais para o sucesso em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). - Capacitar os alunos em pensamento crítico, inovação, aprendizagem ativa, estratégias de aprendizagem e criatividade para abordar desafios complexos. - Aprimorar habilidades em resolução de problemas complexos, liderança, influência social, empreendedorismo e inteligência emocional para promover um ambiente de trabalho eficaz e colaborativo em projetos de PD&I.
Metodologia
O processo de capacitação tem como foco desenvolver habilidades em soft skills nos(as) discentes por meio de práticas hands-on. Para o desenvolvimento destas atividades, os projetos nos quais os(as) alunos(as) estão inseridos(as) devem ser considerados como ambiente prático para que as atividades de capacitação das soft skills sejam elaboradas e executadas. Além disso, o processo de capacitação possui as seguintes etapas que deverão ser realizadas. Diagnóstico discente: consiste em identificar as soft skills preexistentes nos(as) discentes candidatos aos projetos e/ou as eventuais lacunas existentes nas suas habilidades e competências socioemocionais, que poderão ser trabalhadas durante a sua participação no programa. Esse processo será realizado através de aplicação de um formulário padrão pelo docente da disciplina por meio do ambiente virtual de aprendizagem. De posse dos resultados desse formulário o docente poderá elaborar um plano de capacitação individual com vistas à evolução contínua em relação às soft skills dos discentes. Aulas teóricas: poderão ser disponibilizados materiais audiovisuais, textos, fóruns, aulas ao vivo em ambiente virtual de aprendizagem objetivando a exposição dos conteúdos referentes ao modelo de fomento EMBRAPII e às soft skills. Atividades de capacitação: terão como foco o desenvolvimento das habilidades soft skills nos(as) discentes. Competências são compostas por um conjunto de habilidades a serem praticadas de forma intencional para que os indivíduos sejam capazes de desenvolvê-las. Por isso, este programa requer um plano de capacitação, a ser elaborado para cada aluno(a), com base no diagnóstico discente, acompanhado de um cronograma das atividades práticas (hands-on) que respondam às habilidades identificadas no diagnóstico, sincronizado com as oportunidades de exercícios práticos oferecidas pelos projetos. As práticas hands-on devem ser documentadas a partir do seu planejamento e em constante atualização na medida do seu andamento, incluindo a elaboração de novas atividades em sincronismo com as oportunidades oferecidas pelos projetos. Tais práticas consistem em “aprender fazendo”, portanto, devem focalizar as atividades realizadas pelos(as) discentes como parte das equipes dos projetos. Palestras: terão como foco na contextualização e divulgação do projeto "Capacitação 4.0: Soft Skills em Projetos de PD&I", bem como abordarão temáticas pertinentes e relevantes no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de ações realizadas pelo Polo de Inovação IFCE.