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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Criando raízes
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
04/03/2024
Previsão de Fim:
01/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Umirim
Tururu
São Luís do Curu
Itapipoca
Itapagé
Croatá
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samia Paiva de Oliveira Moraes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Alves de Brito Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 01/08/2025
Marcilio Costa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 01/08/2025
Mariana Baraldi Silva Silvino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 01/08/2025
Samia Paiva de Oliveira Moraes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/03/2024 01/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A preservação ambiental e o bem-estar dos indivíduos são temas fundamentais na construção de uma sociedade sustentável e saudável. O projeto "Criando Raízes" propõe a criação de um ambiente que prioriza e valoriza a educação ecológica dentro do campus, promovendo o plantio de árvores nativas pelos servidores da instituição. O projeto parte da premissa de estimular o servidor a criar vínculos e memórias com a instituição, além de possibilitar um trabalho de educação ambiental voltado para a conservação da flora nativa do bioma onde este se insere. Essa iniciativa não apenas contribuirá para o enriquecimento e conservação do ecossistema local, mas também estabelecerá laços emocionais entre os colaboradores e o espaço, criando memórias duradouras. Ao lançar o projeto, nossa visão transcende o simples ato de plantar árvores no campus. Buscamos, também, construir um legado ambiental e emocional duradouro, transformando nosso campus em um espaço que não só educa, mas também inspira e conecta.
Justificativa
O enfoque na sustentabilidade ambiental fundamenta-se nas teorias que ressaltam a importância da interação harmoniosa entre seres humanos e o meio ambiente. Autores como Aldo Leopold e Rachel Carson (essa última com importantes obras sobre impactos do uso do ambiente para fins adversos), destacam a necessidade de uma consciência ambiental para a preservação dos ecossistemas. A ação de plantar mudas nativas, além de contribuir para a restauração e conservação da biodiversidade, reflete uma abordagem proativa na construção de ambientes sustentáveis. A Psicologia Ambiental propõe que o ambiente em que vivemos exerce influência direta sobre nosso bem-estar psicológico. As teorias de Kaplan e Kaplan sobre a "restauração atencional" indicam que a interação com a natureza promove uma recuperação cognitiva e emocional. Ao plantar mudas nativas, os servidores não apenas contribuem para o ambiente, mas também experimentam benefícios psicológicos, como redução do estresse e aumento da satisfação pessoal. Ademais, é uma forma de criar um vínculo saudável e permanente com a instituição, estimulando a comunidade de servidores a multiplicarem essas ações no seu dia a dia. Autores como Roger Ulrich e Stephen Kaplan destacam a importância do desenvolvimento de vínculos emocionais com o ambiente para promover atitudes de cuidado e preservação. O plantio de mudas nativas cria oportunidades para que os servidores construam memórias afetivas, associando o campus a experiências positivas e significativas. Isso, por sua vez, fortalece o compromisso com a conservação ambiental e promove um sentido de pertencimento ao local de trabalho. Ao envolver os servidores em atividades colaborativas, fortalecemos os laços interpessoais e promovemos um senso de comunidade. O engajamento comunitário é vital para a criação de uma cultura organizacional que valoriza a conservação ambiental. Teóricos da Educação Ambiental, como Paulo Freire e David Orr, argumentam que a aprendizagem é um processo ativo e contextual. Acreditamos que a realização deste projeto, como parte da experiência educacional dos servidores, estabelece uma abordagem prática e vivencial para a conscientização ambiental. A participação ativa na preservação do ambiente promove uma compreensão mais profunda da interdependência entre seres humanos e natureza. Nossa instituição deve ser modelo de desenvolvimento sustentável e consciente, sendo assim, o projeto se constituirá um exemplo de práticas a serem repetidas na comunidade além dos muros do IFCE.
Público Alvo
Decorrente das ações de doação de mudas nas ações promovidas pelo campus, esperamos atingir um total de pelo menos 500 pessoas, se aproximando do total de público previsto neste projeto. As ações que envolverão a comunidade externa serão realizadas nos eventos promovidos pelo campus, como a feira da agricultura familiar (prevista para maio/24 com público de 150 pessoas), feira de ciências (prevista para setembro com público de 200 estudantes de outras escolas da região que visitam o campus), reuniões de pais (aproximadamente 200 pessoas - esperamos incluir a doação de mudas nas reuniões que ocorrem ao final dos semestres letivos), atividades esportivas e de divulgação do campus na cidade e escolas da região. Em todas as ações anteriormente citadas serão distribuídas mudas nativas e folders explicativos para os participantes. Desta forma, esperamos ampliar o número de pessoas beneficiadas para além do previsto no projeto.
Objetivo Geral
Promover a conscientização ambiental entre os servidores do campus, destacando a importância da conservação e plantio de árvores nativas, além de criar memórias afetivas e promover um senso de pertencimento ao ambiente de trabalho.
Objetivo Específico
Identificar áreas específicas do campus para o plantio, levando em consideração critérios técnicos e a participação dos servidores; Realizar eventos de sensibilização para engajar os servidores no projeto desde o início; Estabelecer grupos de trabalho para o acompanhamento e manutenção das áreas plantadas; Promover a multiplicação de mudas para distribuição em eventos promovidos pelo campus e nas cidades da região; Divulgar ações de preservação de flora local e alertar sobre o impacto da remoção da vegetação nativa; Avaliar periodicamente o impacto psicológico e emocional do projeto nos servidores, por meio de pesquisas de satisfação.
Metodologia
O projeto será realizado na área do campus, que conta com aproximadamente 40 hectares, contando com diversos setores produtivos. A proposta é dividir o projeto em etapas, a saber: Inicialmente será feito um trabalho de sensibilização e engajamento dos servidores, com a realização de campanhas de conscientização, destacando a importância do plantio de árvores nativas para a sustentabilidade ambiental e o equilíbrio do ecossistema local; e organização de eventos interativos, como palestras, oficinas e atividades práticas, para envolver os servidores no projeto desde o início. Em uma segunda etapa, será realizado o mapeamento e a seleção de áreas para o plantio, onde será conduzido levantamento detalhado das áreas do campus mais propícias para o plantio, considerando aspectos como clima, solo e biodiversidade local. Nesta etapa também será trabalhado o envolvimento dos servidores na escolha das áreas, promovendo um senso de participação ativa no projeto. A partir dessa etapa, terá início a implantação gradual do projeto, promovendo o plantio especialmente no período das águas; inclusão de momentos de interação entre os servidores durante as atividades de plantio para fortalecer os laços sociais; identificação das mudas por cada servidor, para que este possa ter conhecimento do nome científico e nome comum da espécie, além de aptidões ecológicas das mesmas; identificação de placas a serem usadas no plantio, contendo nome do servidor ou informações que este julgar importante deixar como registro. A próxima etapa constitui o acompanhamento e manutenção das atividades, com o estabelecimento de grupos de trabalho voluntários para o acompanhamento constante do crescimento das árvores e a manutenção das áreas plantadas. Ademais, serão ofertados treinamentos periódicos sobre cuidados básicos e técnicas de preservação das árvores através de oficinas. Por fim, teremos a etapa de multiplicação das ações, com a propagação de mudas para distribuição em eventos do campus e nas cidades que o campus atende. As mudas utilizadas para o projeto serão doadas ao campus por parcerias á estabelecidas com ongs e associações e passarão por processo de aclimatação. As espécies a serem utilizadas inicialmente serão ipê (Handroanthus albus), aroeira (Schinus terebinthifolia), angico (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) ) e umburana (Amburana cearensis).