Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DiVULGAÇÃO CIENTÍFICA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
15/02/2024
Previsão de Fim:
15/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
7000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eugenio Pacelli Nunes Brasil de Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eugenio Pacelli Nunes Brasil de Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 15/02/2024 13/08/2024
Mikeias Teodosio Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/02/2024 15/02/2025
Ruth da Silva Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/02/2024 15/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As Ciências Biológicas, assim como as outras ciências e áreas do conhecimento estão constantemente sendo aperfeiçoadas e ampliadas dentro do ambiente acadêmico, contudo este conhecimento merece ser repassado a comunidade não acadêmica de uma forma mais simples, objetiva e aplicável para que a sociedade, como um todo, possa entender os benefícios da ciência para o desenvolvimento humano. Assim os acadêmicos possuem papel ativo na popularização da ciência. As próprias Diretrizes Curriculares dos cursos de Ciências Biológicas apontam que o biólogo deve comprometer-se com a divulgação científica em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento.
Justificativa
A promoção da divulgação científica em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é fundamental para atender a diversas demandas educacionais, sociais e científicas, além de proporcionar o contato direto do estudante com a comunidade externa, por meio das redes social, principal meio de comunicação usado atualmente. A justificativa para este projeto repousa em diversos pilares que evidenciam a importância dessa iniciativa: 1. **Formação de Professores Difusores do Conhecimento Científico:** - Professores de Ciências Biológicas desempenham um papel crucial na formação de futuros cientistas e cidadãos críticos. - A divulgação científica capacita esses educadores a comunicar conceitos complexos de maneira acessível, estimulando o interesse dos estudantes pela disciplina. 2. **Estímulo ao Interesse dos Estudantes:** - A divulgação científica proporciona aos estudantes uma compreensão prática e aplicada dos conceitos aprendidos em sala de aula. - Projetos de divulgação podem envolver experimentos práticos, visitas a laboratórios e palestras interativas, despertando a curiosidade e a paixão pelos temas biológicos. 3. **Integração com a Comunidade:** - A ciência não deve ser limitada ao ambiente acadêmico. A comunidade também deve ter acesso ao conhecimento científico para compreender e apreciar os avanços na área. - Projetos de divulgação proporcionam uma ponte entre a academia e a comunidade, promovendo a valorização da ciência na sociedade. 4. **Atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais:** - O estímulo à pesquisa e à extensão é um dos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas. - Projetos de divulgação científica alinham-se a essas diretrizes, contribuindo para uma formação mais completa dos futuros professores. 5. **Contribuição para a Popularização da Ciência:** - A popularização da ciência é crucial para fomentar o apoio público à pesquisa, garantindo recursos e reconhecimento à importância da Ciência Biológica na sociedade. - Através da divulgação, é possível desmistificar a ciência, tornando-a mais acessível e compreensível para o público em geral. Portanto, a implementação deste projeto de divulgação científica visa fortalecer o conhecimento das Ciências Biológicas pelo publico externo em geral, capacitando seus estudantes e preparando futuros educadores capazes de transmitir o conhecimento científico de maneira eficaz, promovendo uma maior integração entre a academia e a sociedade, além de aumentar o nível de instrução da comunidade não acadêmica.
Público Alvo
Internautas seguidores do perfil oficial do IFCE/ Paracuru no instagran (5358 seguidores em 26/01/2024), Demais internautas de Paracuru, cidades circunvizinhas (Paraipaba, Trairi, São Gonsalo do Amarante) e demais cidades da região Metropolitana de Fortaleza.
Objetivo Geral
Realizar a Divulgação Científica das Ciências Biológicas por meio da exemplificação das atividades realizadas no Curso de Licenciatura Ciências Biológicas do IFCE Paracuru.
Objetivo Específico
Esclarecer assuntos complexos a comunidade não acadêmica Facilitar o acesso as informações produzidas cotidianamente no ambiente acadêmico Reforçar conhecimentos apreendidos durante o ensino médio a respeito da aplicação de conhecimentos em biologia
Metodologia
O projeto será todo desenvolvido em ambiente virtual, um dos principais meios de comunicação atualmente utilizados. Inicialmente será realizado um estudo dos pontos mais importantes e potenciais a serem destacados, formando um roteiro de quais áreas e pontos específicos serão abordados, e, a partir destes será construído um planejamento para as postagens ao longo do semestre. Serão realizadas 40 postagens ao longo do semestre, sendo obrigatoriamente, 2 postagens por semana, para que haja frequencia e engajamento (gera expectativa de quais serão os novos conteúdos) dentro do que foi planejado inicialmente. As postagens devem envolver fotos e vídeos da área de ciências biológicas e, sempre que possível, usar o curso de Ciências Biológicas como exemplo prático, palpável e próximo da realidade de todo o público alvo externo e interno. Sempre dentro das postagem haverá interação com comentários e respostas a dúvidas dos internautas. Serão analisadas a quantidade de curtidas e a quantidade de interações por meio de comentários no intuito de entender quais temas são mais apreciados e quais geram mais interesse para que futuramente possa se fazer algo mais direcionado ao que mais chama a atenção do público externo. Ao final do projeto será elaborado um portifólio com todas as imagens e textos produzidos ao longo do semestre junto com uma discussão sobre a experiência com a divulgação científica par a comunidade não acadêmica.