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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Lutas no Campus
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
04/03/2024
Previsão de Fim:
04/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
6
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixeramobim
Quixadá
Ibaretama
Choró
Banabuiú
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Cristiano da Silva Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Alberto Ferreira Junior ASSOCIAÇÃO IKIGAI DOJO Integrante Sem vínculo Não 6 04/03/2024 04/03/2026
Francisco Cristiano da Silva Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/03/2024 04/03/2026
Marcos Jose Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 04/03/2026
Maria Hely Correia de Queiroz Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2024 04/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
ASSOCIAÇÃO IKIGAI DOJO Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A prática das artes marciais e lutas é reconhecida por seus inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico, mental e social de crianças, adolescentes e adultos. Este projeto visa a implantação de um programa de artes marciais e lutas para a comunidade do Sertão Central, contemplando também a comunidade interna do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Quixadá, proporcionando não apenas a aprendizagem das artes marciais e lutas, mas também promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.
Justificativa
As artes marciais e lutas são práticas ancestrais que estimulam o desenvolvimento físico através do desenvolvimento da coordenação motora, força, flexibilidade, equilíbrio, resistência aeróbica, resistência muscular localizada e velocidade. O desenvolvimento destas capacidades físicas apresentam uma relação direta com a prevenção e tratamento de várias doenças crônico-degenerativas como diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios mentais e câncer. Para além da preservação e melhoria da saúde física, as artes marciais e lutas também contribuem para a formação do caráter, o desenvolvimento da autodisciplina, do respeito mútuo e da noção de autosuperação de desafios. Diante desta evadiência, a implantação desse projeto se faz relevante para a promoção do bem-estar físico, social, mental e emocional dos participantes.
Público Alvo
Adolescentes e adultos residentes na cidade de Quixadá e cidades circunvizinhas, especialmente os residentes no entorno do Açude Cedro. Poderão participar do projeto pré-adolescentes a partir dos 12 anos de idade até idosos.
Objetivo Geral
Fomentar a prática das artes marciais e lutas na comunidade do Sertão Central e comunidade interna do IFCE como meio de usufruir melhores níveis de saúde e educação.
Objetivo Específico
● Proporcionar o acesso à prática das artes marciais e lutas à comunidade do Sertão Central do IFCE em Quixadá - CE. ● Desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais por meio das artes marciais e lutas. ● Fomentar valores éticos, como respeito, disciplina, cortesia e amizade. ● Estimular a participação em competições locais, regionais e nacionais. ● Estimular a aquisição de um estilo de vida ativo e saudável por parte dos participantes. ● Contribuir para a efetivação da política nacional de esporte.
Metodologia
Etapa de planejamento 1.Discussão preliminar entre os professores de educação física do Campus Quixadá sobre a necessidade de implantação de um projeto com escopo esportivo. 2.Levantamento dos recursos humanos, materiais e estruturais necessários ao bom andamento do projeto. 3.Levantamento da demanda nas escolas e comunidade do entorno do Açude Cedro. 4.Apresentação da demanda para a gestão do Campus Quixadá e solicitação do parecer dos gestores sobre o interesse e a viabilidade de implantação do projeto nas dependências do campus. 5.Apresentação do proposta do projeto para a entidade parceira e convite para que a entidade atue como parceira na dinamização do projeto. 6.Submissão do projeto à coordenação de extensão do Campus Quixadá via Sigproext. Etapa de divulgação 1.Divulgação nas redes sociais, rádios locais, cartazes e visitas in loco nas escolas e postos de saúde da região, bem como, na sede da associação comunitária. 2.Divulgação nas mídias sociais do campus, afixação de cartazes nos murais do campus, bem como, e-mails institucionais e grupos de WhatssApp dos diversos cursos. 3.Divulgação nas aulas de educação física dos cursos Técnicos Integrados e nas salas de aula dos diversos cursos do Campus Quixadá nos turnos manhã, tarde e noite. Etapa de inscrição 1.Inscrição presencial nas escolas através da parceria com os professores de educação física das unidades escolares da região. 2.Inscrição presencial na sede da associação comunitária. 3.Inscrição presencial na recepção do Campus Quixadá. Obs: As inscrições serão disponibilizadas sempre no início de cada semestre letivo, pois, as turmas terão duração semestral. Etapa de execução do projeto 1.Encontro presencial para apresentação do projeto, sua metodologia e objetivos para todos os participantes inscritos. 2.Dinamização dos treinos de artes marciais e lutas (Inicialmente, serão dinamizadas as modalidades de Judô e Jiu-Jitsu, contudo, no decorrer do projeto poderão ser incluídas outras modalidades como Karatê, Capoeira, Kung Fu, Tae Kwon Do, MMA, Krav Maga e Muay Thai) para as turmas de acordo com o nível dos alunos (Iniciantes ou intermediários) em duas sessões semanais com duração de 60 minutos para cada sessão. Serão formadas turmas mistas (masculino e feminino) com o número máximo de 8 atletas, podendo ser compostas por alunos do IFCE e alunos da comunidade externa. Poderão ser formadas até 8 turmas que terão duas sessões de 1 hora de duração por semana. As turmas terão duração semestral. No início de cada semestre será feito novo processo de inscrição onde se dará prioridade na matrícula dos alunos participantes do semestre anterior e somente depois serão selecionados alunos novatos. 4.Palestras com nutricionistas (parceria com o curso de Nutrição da FADAT e Unicatólica), profissionais de educação física (Parceria com o curso de Educação Física da Unicatólica), fisioterapeutas (Parceria com o curso de Fisioterapia da Unicatólica), médicos (Parceria com o curso de Medicina da Estácio Quixadá), Psicologia (Participação do psicólogo do campus) e Enfermeiros (Participação da enfermeira do campus) sobre os diversos temas relacionados ao estilo de vida ativo e saudável. 5.Rodas de conversa conduzidas pelos professores e coordenador do projeto que versem sobre as grandes temáticas relacionadas ao esporte, quais sejam: Cidadania, racismo, direitos humanos, convívio com a diversidade, questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+, entre outras temáticas. 6.Realização de jogos amistosos e participação em eventos esportivos oficiais por parte dos praticantes que demonstrarem aptidão e desejo para participar de competições esportivas. Etapa de avaliação 1.Rodas de conversa conduzidas pelo coordenador do projeto na qual os participantes participarão de uma avaliação processual das ações até então desenvolvidas, como forma de garantir que o projeto esteja indo ao encontro das necessidades dos participantes ao mesmo tempo em que cumpre os objetivos institucionais. 2.Realização da mesma bateria de testes (Pós-teste) ao final de cada período letivo (12 meses) como forma de avaliar o aprendizado/desenvolvimento dos praticantes. 3.Aplicação de questionários ao final de cada período letivo (12 meses) para complementar a avaliação do projeto. 4.Reunião da equipe executora do projeto para análise dos dados coletados nas baterias de testes e nas rodas de conversas. 5.Divulgação dos resultados gerais obtidos através do projeto, focando na divulgação dos dados coletados nas avaliações como forma de mostrar o impacto das ações desenvolvidas na saúde e educação dos participantes. 6. Espera-se que ao final do projeto os participantes tenham aprendido as técnicas, táticas e filosofias específicas das artes marciais ou lutas praticadas e conquistem progressivamente graduações específicas de cada modalidade (Faixas branca á preta em artes marciais como Jiu-Jitsu, Judô, Karatê e cordas cinza à preta na Capoeira). Etapa de certificação 1. Os participantes que atingirem frequência em 75% nas atividades receberão uma declaração de participação ao final de cada 12 meses do projeto. 2. O coordenador do projeto, o professor participante, o representante da entidade parceira e os discentes envolvidos na execução do projeto receberão declarações de participação ao final de cada 12 meses de acordo com as atividades desenvolvidas e com o período no qual desempenharam suas funções.