Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tabulando: Estimulando a lógica por meio do uso de jogos de tabuleiro
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
04/03/2024
Previsão de Fim:
19/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andressa Bezerra Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/03/2024 19/12/2024
Cristina Araujo de Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2024 19/12/2024
Marciano Lourenco da Silva Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 19/12/2024
Milena Gondim Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2024 19/12/2024
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/03/2024 19/12/2024
Thiago Henrique Souza de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2024 19/12/2024
Thiago Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/03/2024 19/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No IFCE Aracati, reconhecendo o interesse dos alunos dos cursos de Tecnologia da Informação (T.I.) em explorar o desenvolvimento de jogos após sua formação, surge uma iniciativa de extensão voltada para atender a essa demanda. Em vez de se limitar ao conteúdo curricular, o projeto busca ampliar as oportunidades de aprendizado e diversão através da introdução de uma variedade de jogos de tabuleiro. Os cursos de T.I. oferecidos na instituição já proporcionam uma base sólida em programação e lógica desde os primeiros semestres, porém, compreende-se que o verdadeiro entendimento das mecânicas de jogo vai além da sala de aula. Assim, este projeto de extensão visa preencher essa lacuna, proporcionando acesso a diferentes jogos de tabuleiro, cada um destacando diversas mecânicas, incluindo raciocínio lógico para definir regras, restrições e objetivos. Os jogos, pertencentes aos docentes envolvidos no projeto, estarão disponíveis no campus Aracati para uso dos estudantes e membros da comunidade em momentos específicos agendados. A principal finalidade é permitir que os participantes explorem e compreendam as diversas mecânicas de jogo, fomentando assim a criação de jogos mais elaborados e refinados. Além disso, o projeto tem como objetivo atrair jovens da cidade, proporcionando-lhes uma experiência única para conhecer a instituição, seus cursos e infraestrutura, ao mesmo tempo em que se divertem e interagem com outros participantes. Em suma, essa iniciativa de extensão visa enriquecer o aprendizado dos alunos e promover uma maior integração entre a instituição e a comunidade local através do universo dos jogos de tabuleiro.
Justificativa
A justificativa para este projeto reside na necessidade de complementar as oportunidades disponíveis na cidade, oferecendo um ambiente único para os interessados aprofundarem suas habilidades em lógica de jogos. Ao proporcionar uma experiência enriquecedora, o projeto também pretende abrir portas para a inserção dos jovens na instituição e potencialmente aumentar o interesse nos cursos oferecidos pelo campus.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos. Nosso foco é prover espaço dentro do campus, para em cada encontro, receber entre 10 a 20 jovens de 16 a 30 anos moradores das regiões centrais da cidade e que podem se deslocar até o campus para participar dos momentos de jogos.
Objetivo Geral
O objetivo geral desta iniciativa de extensão é oferecer aos alunos e à comunidade em geral a oportunidade de desenvolver habilidades práticas na criação de jogos, bem como promover a interação social e o trabalho em equipe por meio de atividades lúdicas.
Objetivo Específico
Estimular a interação interpessoal e o desenvolvimento de habilidades sociais através da proposição de jogos lúdicos e da formação de equipes para trabalhos. Criar um ambiente propício para a formação de laços interpessoais duradouros entre os participantes, contribuindo para a construção de uma comunidade mais unida. Difundir o nome da instituição e do campus na cidade por meio da participação do público externo, fortalecendo a presença e reputação da instituição na comunidade local. Proporcionar uma oportunidade adicional de integração dos jovens da cidade na instituição, potencialmente incentivando a matrícula em cursos oferecidos pelo campus. Suprir as lacunas de conhecimento relacionadas à criação de jogos, oferecendo aos participantes um conjunto de habilidades além do que é abordado nos cursos locais. Promover palestra(s) com o intuito de discutir acerca da importância dos jogos para o estímulo a lógica e as relações interpessoais. Propor oficinas para ampliar a interação entre o público participante e os membros do projeto.
Metodologia
Os primeiros meses do funcionamento do projeto (fev-mar/24) serão dedicados para a publicidade entre a comunidade interna e externa. Esta ação será feita pelos participantes do projeto por meio de redes sociais, tais como instagram, facebook e grupos de whatsapp. A partir de Março de 2024 a Dezembro do mesmo ano serão organizados encontros presenciais quinzenais, com duração estimada entre 2 e 4 horas. Eles ocorrerão dentro do campus, em sala dedicada para o projeto, e terão a presença de um professor monitor para o acompanhamento das atividades, além de dois discentes da área. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso deles. As atividades realizadas durante um encontro serão, nesta ordem: 1) Ensinar a jogar os jogos disponíveis no dia (cada dia haverá 2 opções de jogos diferentes), 2) Escolher o jogo para ser jogado com os participantes presentes no dia (caso haja um número de participantes maior do que o suportado pelo jogo, serão formadas equipes para que todos consigam jogar), 3) Ao fim das partidas, discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo ali presente, 4) Discutir quais pontos positivos e negativos do jogo e 5) Propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo. Durante esses encontros serão feitas listas de presença e preenchimento de questionários para coleta de dados a respeito das impressões dos participantes acerca dos jogos e suas mecânicas. Os questionários, por sua vez, serão disponibilizados ao fim de cada encontro (sendo 1 questionário por encontro) por meio de email e poderá ser respondido a distância pelos participantes. Tais questionários serão curtos e objetivos (no máximo 5 questões) e seu intuito será captar percepções e sugestões dos participantes. Aos membros externos, serão dedicadas perguntas para captar também as suas percepções sobre o campus e a atividade de jogos ali realizada, com o intuito de buscar compreender se tal tipo de programa de extensão pode vir a captar novos estudantes para nossos cursos. Além disso, espera-se realizar ao menos 1 palestra e 2 oficinas, ao longo do ano, para potencializar os objetivos e estratégias do projeto.