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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Terças Maiores
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
20/03/2024
Previsão de Fim:
13/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
450
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Crisyani Soares Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Crisyani Soares Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/03/2024 13/12/2024
Emanuela Pereira Fideles IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/03/2024 13/12/2024
Francisca Amanda Bezerra Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/03/2024 13/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Terças Maiores consiste em apresentações musicais mensais - sempre em uma terça-feira do mês - com duração de uma hora, às 18h, realizadas por alunos e professores do curso de licenciatura em música do IFCE campus Crateús, assim como convidados, nos diversos espaços do campus. As apresentações são abertas à comunidade externa.
Justificativa
A região do Sertão dos Crateús (SEPLAG), que tem como pólo o município de Crateús, é, territorialmente, a maior região de planejamento do estado; entretanto, tem o quarto menor PIB do estado. Trata-se de uma região que ainda convive com uma carência de acesso aos mais diversos direitos: está entre as maiores taxas do estado de (i) analfabetismo, (ii) distorção de idade na escola, (iii) mortalidade infantil e (iv) ausência coleta de lixo adequada, por exemplo (SEPLAG-CE, 2017; IBEGE, 2010; IPECE, 2010). Esta carência atinge também o acesso às artes em suas diversas manifestações e linguagens; embora se trate de uma região eminentemente musical, ações que visem democratizar o acesso às artes e à música e proporcionar momentos que contribuam para a formação integral dos cidadãos ainda são pontuais. Os concertos didáticos são apresentações musicais estruturadas com objetivo pedagógico, dotadas de planejamento e metodologia específicos para a aproximação do público à música tocada, guiando a escuta da plateia e tornando compreensíveis códigos e signos próprios da música. Soares (2016), após extensa análise de um projeto de concertos didáticos, conclui que “o concerto didático cumpre o seu papel e provoca a disposição para que pessoas pouco familiarizadas com a música de concerto se sintam atraídas para esse novo mundo que se apresenta” (p. 347), não restando dúvidas quanto ao potencial deste tipo de ação para a promoção da educação musical. Portanto, a Música, como objeto do ensino e da experiência, sendo a apreciação um dos pilares deste processo (FRANÇA; SWANWICK, 2002), passa a ser abordada como um campo de conhecimento independente de qualquer outro, sem que seja necessária alguma atividade secundária ou de um conhecimento complementar que a justifique ou lhe confira significado. O projeto funcionará como laboratório de prática musical para alunos e docentes do curso, que utilizam este momento para apresentar produtos artísticos desenvolvidos no âmbito das disciplinas do curso; é, portanto, um importante caminho para o desenvolvimento de uma formação acadêmica do licenciado, que integra teoria e prática. Além disso, o projeto visa ocupar o campus com apresentações artísticas, fortalecendo a vertente cultural do IFCE Campus de Crateús e proporcionando à comunidade interna e externa ao campus momentos formativos por meio da apreciação musical, contribuindo assim para o estreitamento da relação entre comunidade e o Instituto.
Público Alvo
Artistas locais e população do Bairro Venâncios, onde encontra-se localizado o campus
Objetivo Geral
Promover a difusão cultural e formação de plateia no município de Crateús.
Objetivo Específico
Auxiliar na formação dos licenciados em música, proporcionando momentos de integração entre teoria e prática; Fortalecer as vertentes cultural e artística do IFCE campus Crateús; Produzir e compartilhar conhecimento artístico e musical.
Metodologia
O projeto consiste em apresentações mensais (sempre em uma terça-feira do mês), às 18h em diferentes espaços do campus (hall de entrada, auditório, anfiteatro externo, espaço de convivência, refeitório) realizadas por alunos, professores e convidados externos ao campus e ao curso de licenciatura em música do IFCE campus Crateús. Serão oito ao longo do ano. Das oito apresentações três serão temáticas em assuntos ligados à música a serem definidos ligados à história da música popular brasileira, gêneros populares e artistas de forma a desenvolver performances didáticas que façam confluência entre as práticas de palco e o ensino de música de forma contextualizada para o público. A montagem da programação ocorrerá por inscrição em formulário próprio, em que serão apresentadas as informações do repertório e especificações técnicas necessárias para a apresentação de cada artista. Esses formulários serão divulgados através das principais redes sociais do curso de licenciatura em Música e do IFCE campus Crateús pelo menos uma semana antes das apresentações. Nelas, os artistas interessados em participar poderão inscrever seus nomes e repertórios a serem apresentados no dia da performance pública. As apresentações terão sempre caráter didático e formativo, relacionando a prática musical e os conhecimentos e técnicas que a subsidiam. O foco de público serão os artistas de Crateús e região, a comunidade local e alunos de outras escolas. A divulgação será realizada por meio de redes sociais, através de cartazes distribuídos em espaços apropriados do bairro Venâncios e por meio de articulações em escolas públicas de Crateús e entorno tendo como público alvo os alunos dessas instituições de ensino. Podem ser também reservadas datas de apresentações para outras atividades do campus que serão direcionadas à comunidade do bairro dos Venâncios e aos alunos e servidores. A escolha do local está relacionada à proposta da apresentação e seu repertório, considerando as especificidades de cada estilo musical. A proposta da apresentação será elaborada pelo coordenador do programa até uma semana antes da data da apsentação para fazer performances vinculadas com outros eventos acadêmicos e/ou culturais que possam ocorrer no campus do IFCE ou na cidade de Crateús e região. Quanto ao acompanhamento e avaliação do projeto, serão aplicadas pesquisas de opinião para o público participante a cada apresentação, visando acompanhar e promover melhorias durante a execução do projeto e também será observada a participação dos integrantes associados às apresentações; será também desenvolvido relatório final, formato de portfólio, do conjunto das ações desenvolvidas. Além disso, cada apresentação será gravada e disponibilizada em plataforma digital, em canal específico do projeto ou do curso.