Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ideathon NUTEC/IFCE
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
27/02/2024
Previsão de Fim:
27/02/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Seminário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Ivana Cristina Nunes Gadelha Lelis
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel de Oliveira Mano IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/02/2024 27/02/2024
Ivana Cristina Nunes Gadelha Lelis IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 27/02/2024 27/02/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
NUTEC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No Brasil, desde a redemocratização, as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) têm ampliado significativamente seu papel na economia nacional. Conforme estudos do Sebrae (2020), a participação dessas empresas no Produto Interno Bruto (PIB) tem crescido continuamente desde 1985, chegando a representar cerca de 30% da produção de riqueza mais recentemente. Além disso, as MPEs desempenham um papel fundamental na criação de empregos no país, em particular quando comparadas com médias e grandes empresas. Segundo o mesmo estudo do Sebrae (2020), de 2006 a 2019, essas empresas foram responsáveis por gerar aproximadamente 13,5 milhões de empregos, em comparação com 1,1 milhões criados por outras empresas. Outro dado relevante que evidencia a importância das MPEs para a economia nacional é a capacidade dessas empresas de enfrentar crises. Devido ao seu tamanho reduzido, elas têm uma margem limitada para demissões, o que lhes permite manter sua operação e força de trabalho mesmo em tempos de crise. Portanto, esse tipo de empresa desempenha um papel estratégico na superação de crises econômicas, como a enfrentada pelo Brasil em 2014. Nesse contexto, o planejamento de eventos em empreendedorismo e inovação, se insere como uma estratégia fundamental para estimular a criação de MPEs e Startups para promover o desenvolvimento sustentável em âmbito local e regional. Portanto, o IDEATHON é um evento para criação de ideias em formato colaborativo, com o direcionamento para uma solução que pode resultar em projeto, produto, processo, planos de ação de uma empresa ou instituições ou até resultar nos primeiros passos para a construção de uma startup. O importante é a discussão e o ambiente para que as ideias possam ser externadas, compartilhadas e complementadas, chegando a um resultado viável para prosseguir a outras etapas.
Justificativa
Ao promover a educação empreendedora nas escolas de ensino fundamental e médio, é possível cultivar uma nova geração de empresários e inovadores, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social sustentável da região.
Público Alvo
Monitores externos. Oito participantes que possuem startups, com isso colocarão em prática seu aprendizado e passarão para os alunos. Alunos de outras instituições, stratups, dentre outros.
Objetivo Geral
Reunir estudantes do IFCE a fim de estimular a geração de ideias e o desenvolvimento de soluções inovadoras para o(s) desafio(s) proposto(s) pelo IFCE.
Objetivo Específico
Identificar discentes que tenham potencial para inovação; Despertar o empreendedorismo na comunidade; Demostrar a facilidade de iniciar um projeto inovador. Desenvolver Habilidades Empreendedoras; Estimular o Autoemprego e ao Empreendedorismo; Fomentar à Inovação e Desenvolvimento de Novas Ideias.
Metodologia
O Ideathon será uma maratona presencial com duração de 8 horas, contará com capacitações e mentorias individuais para cada time em 6 (seis) fases: Apresentação geral Criação dos times Apresentação da metodologia Canvas de modelagem de negócios Oficina de modelagem de negócios Orientações a elaboração de Pitch Apresentação de Pitches para uma banca