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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Voleibol
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
26/02/2024
Previsão de Fim:
24/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Igor Fonteles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/02/2024 24/06/2024
Francisco Arthur Rodrigues Cordeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/02/2024 24/06/2024
Francisco Jackson Jonh da Silva Freires IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 26/02/2024 24/06/2024
Luzinete Larisse Morais Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 26/02/2024 24/06/2024
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/02/2024 24/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Voleibol propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O foco dos Institutos Federais (IF) é a, da promoção da justiça social equidade, do desenvolvimento sustentável com vistas a inclusão social, bem como a busca de soluções técnicas e geração de novas tecnologias. Nesse sentindo, criar tecnologias sociais que possam mudar minimante a realidade de um grupo é fundamental para os objetivos dos IF’s. Assim, o projeto voleibol poderá ser uma ferramenta para essa mudança e assim, potencializar a relação esporte e saúde. Na idade escolar, observa-se abandono na prática esportiva em torno de 27,3% entre os jovens de 15 anos e 45,3% entre 16 e 24 anos. Isso pode ser explicado pelo fim da vida escolar e entrada no mundo do trabalho. Apesar dos índices de abandono entre adolescentes e jovens também serem expressivos, é latente a influencia da escola com relação à prática esportiva, portanto, a manutenção do indivíduo nessa prática passa por entender a escola como espaço de promoção e formação esportiva(MINISTÉRIO DO ESPORTE, 2015). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tiveram grande repercussão ao mostrar que quase metade da população brasileira é sedentária. De acordo com informações coletadas ao longo de 15 anos, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não cumpre a recomendação padrão da OMS da prática de atividade física. O Brasil está entre os mais sedentários do mundo, e o mais sedentário da América Latina (GUTHOLD et al., 2018). Assim, a elaboração de Políticas Públicas nos campos do esporte e do lazer tem sido levada em consideração nos últimos anos, devido ao grande destaque destas temáticas nos contextos social, econômico e político em todo mundo. Entretanto, inúmeros entraves ainda se fazem presentes, no que tange à definição dos princípios norteadores da formulação dessas Políticas Públicas, tornando-se um desafio da atualidade compreender o modo como estas ações são gerenciadas. Outro ponto crucial é a dificuldade de aproximação do subcampo político com o subcampo acadêmico, o que pode gerar ações ineficientes, com impactos sociais muito relevantes(TAVARES; SCHWARTZ, 2014). O voleibol se tornou um dos esportes mais populares no mundo podendo contribuir na saúde social e psicológica dos participantes(SUH et al., 2022), no controle de peso(LIU, 2021) e melhora na força muscular(VILLALON-GASCH et al., 2022). O projeto pode contribuir de forma significativa no combate a esse cenário negativo de saúde pública e aumentar a relação harmoniosa entre IF e comunidade. Nesse sentido, através da relação voleibol e saúde o projeto pretende atender adolescentes e adulstos do gênero masculino e feminino no sentido de torná-los mais fisicamente ativos e saudáveis. Vale destacar que durante a realização de aulas envolvendo atividades esportivas, não devemos nos concentrar exclusivamente nos aspectos motores, mas primordialmente na aprendizagem de uma convivência harmoniosa, ensinando a importância da cooperação e traçando um caminho que leve à autonomia(SANTANA, 2005). Há um discurso praticamente homogêneo direcionando para uma formação que busque a autonomia, para a qual são salientados valores e condutas de comportamentos como participação, socialização, coeducação, respeito, cooperação, emancipação, igualdade e convivência. Não obstante, sentimos falta de uma melhor estruturação referente aos procedimentos pedagógicos para trabalhar estes temas (BARROSO; DARIDO, 2009). Assim, a implementação do projeto Voleibol no campus Itapipoca proporcionará aos alunos e sociedade envolvidos contato com realidades concretas numa relação entre esporte e saúde. Além disso, é importante destacar que estratégias de implantação de projetos de exercícios físicos no campus e no universo da comunidade/região de Itapipoca são fundamentais para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Justificativa Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes e adultos, tornam-se necessárias estratégias que possam mudar esse cenário. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o voleibol, de forma orientada é fundamental.
Justificativa
Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes e adultos, tornam-se necessárias estratégias que possam mudar esse cenário. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o voleibol, de forma orientada é fundamental.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes e adultos de ambos os gêneros >17 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária e redes sociais. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/bdeR8sFEciZPTSHV7 As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes (n=30). O público externo será compreendido pela comunidade de Itapipoca e regiões vizinhas.
Objetivo Geral
Desenvolver o voleibol como ferramenta na melhora da saúde.
Objetivo Específico
Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado. - Promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Metodologia
As atividades serão realizadas para ambos os gêneros no período da noite (18:00h- 19:30h Segunda Feira). Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos) e jogos convencionais de voleibol. As atividades específicas serão desenvolvidas pelos professores de Educação Física efetivos do campus Itapipoca e discentes interessados regularmente matriculados na instituição. Os discentes não receberão bolsas. A divulgação para esse recrutamento será feita pelas redes sociais do campus. Avaliação Pelo Público A importância da avaliação de projetos comunitários é tema do Fórum Nacional de Extensão Universitária, sendo essencial para a manutenção e qualificação dos projetos. As reuniões de avaliação serão realizadas através de reuniões periódicas entre coordenação e comunidade. O projeto Voleibol utilizará como avaliação, além das reuniões e participação, o questionário abaixo. Avaliação do participante em relação ao projeto e coordenação Nome(optativo):______________________________ Data: ___________________ 1- O projeto oportuniza a melhora de sua condição física? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________ 2- Em relação às novas amizades e ao convívio social no projeto, como você definiria? 3- Comente sobre as palestras que são ministradas ao projeto. ______________________________________________________________________4- O projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 5- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua saúde como um todo? 6- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 7- Os discentes do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 8- Dê sugestões de atividades que enriqueceriam o projeto ou formas de melhorarmos as existentes. Pela Equipe As reuniões de planejamento e avaliação serão realizadas periodicamente e no fim de cada semestre entre coordenação e membros da equipe envolvidos. O instrumento de avaliação a ser adotado será o questionário abaixo. Avaliação dos membros da equipe em relação ao projeto e coordenação Estagiário(a):_______________________________ Data: _____________________ 1- O projeto oportuniza colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 2- Enumere as atividades que desenvolve no projeto e exponha as dificuldades existentes. 3- O contato com o projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 4- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua formação acadêmica? 5- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 6- Dê sugestões para enriquecer o projeto ou melhorar suas ações. Planejamento Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Voleibol- primeiro momento Início: Março/2024 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Voleibol- segundo momento Início: Março/2024 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Elaboração do relatório final Início: Julho/2024 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os participantes sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Março/2024 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Luzinete Larisse Morais Oliveira ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os participantes sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Março/2024 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Luzinete Larisse Morais Oliveira ______________________________________________________________________ Atividade: Planejamento, formação de equipe e capacitação de alunos envolvidos no projeto. Início: Março/2024 Duração: 2 semanas Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ___________________________________________________________________ Atividade: Recrutamento dos participantes. Início: Março/2024 Duração: 2 semanas. Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Intervenção do projeto. Início: Março/2024 Duração: 5 meses Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza e Discentes interessados ______________________________________________________________________