Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
VIII ABADÁCADÊMICO
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
16/05/2024
Previsão de Fim:
19/05/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Carga Horária de Execução do Evento:
28
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Juazeiro do Norte
Limoeiro do Norte
Canindé
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Congresso
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Andreyson Calixto de Brito
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andreyson Calixto de Brito IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 16/05/2024 19/05/2024
Cesar Augusto Gomes Raulino IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 19/02/2024 19/05/2024
Clarisse Gomes Muniz IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 19/02/2024 19/05/2024
Douglas Galdino Feitosa dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 19/02/2024 19/05/2024
Suelen Pereira da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/02/2024 19/05/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira (Abadá- Capoeira ) Não
Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) Não
UNIVASF Universidade Federal do Vale do São Francisco Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A complexidade da capoeira é marcada pela desconstrução de limites tantos sociais, como da corporeidade humana. É um sentimento que ultrapassa a racionalidade e a militarização de “esporte de combate”. É beleza embriagada e cantada. Signo móvel que desloca sentidos inesperados e não oficializados pela linguagem. Hoje a capoeira rompe fronteiras e barreiras. Praticada em vários países a capoeira vai aos poucos tomando o mundo, é a prática que mais desenvolve a língua portuguesa no mundo, já que todos os movimentos, golpes e músicas são em português. Um dos grandes responsáveis por sua popularização e efetivação no cenário mundial é o grupo ABADÁ CAPOEIRA; que possui trabalhos em todos os estados brasileiros e em mais de 60 (sessenta) países, tendo divulgado a capoeira em mais de 100 (cem) países. A capoeira é a representação fiel da riqueza cultural brasileira, unindo a luta, dança, ginástica, defesa pessoal, folclore, musicalidade, movimentos acrobáticos, tradicionalidade, dentro de uma única manifestação. A ABADÁ-Capoeira e o Instituto Federal do Ceará (IFCE), mediante o Projeto de extensão “Capoeira e Educação” que acontece na cidade de Fortaleza, vem propor a realização de forma hibrida (presencial e remoto) do VIII Abadácadêmico. O Abadácadêmico está na sua oitava edição, e vem acontecendo de forma bianual com participação de capoeiristas e estudiosos de vários países. Esse evento técnico-científico possui chancela de Instituições de Ensino Superior e é voltado para a preservação, fortalecimento, promoção do conhecimento e do reconhecimento da Arte Capoeira a partir de suas diversas vertentes (esporte, saúde, cultura, história, sociedade, educação, lazer, entre outras). O evento tem o propósito de estimular a troca de experiências entre participantes ativos na Capoeira com a sociedade civil em geral. Essa ação visa à ampla difusão dessa manifestação cultural a partir da troca de conhecimentos, em uma articulação entre os saberes populares, oriundos das vivências dos e das capoeiras, e dos saberes científicos produzidos no meio acadêmico.
Justificativa
Embora se conheça a importância da cultura Capoeira desde sua origem (resistência de um povo a uma sociedade opressora) até os dias atuais com o próprio reconhecimento do ambiente que a representa, a roda de Capoeira, pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2014 como Patrimônio Imaterial da Humanidade, ainda se percebe uma carência de informações acadêmico-científicas sobre o assunto. A legitimação acadêmico-científica da Capoeira através da transmissão (intercâmbio) de saberes entre capoeiristas, universidade e sociedade torna-se de extrema importância, sobretudo, a partir de ações voltadas às diferentes abordagens existentes como nos aspectos psico-fisiológicos, sócio-culturais, educacionais e filosóficos da Capoeira. Nesse sentido, um evento como o VIII AbadÁcadêmico - Congresso Técnico-Cientifico de Capoeira, o qual contribui para uma nova modelagem de realização e ações em eventos de Capoeira, com direcionamentos e olhares para o campo cultural, contudo, aproximando-o da área acadêmica e científica, visa integrar o conhecimento popular secular dessa cultura ao conhecimento científico-acadêmico a ser agregado. A Capoeira apresenta sua origem genuinamente brasileira e historicamente cresceu sob uma forte pressão de uma resistência social, entretanto, na atualidade está presente em mais de 150 países por todos os continentes. Nesse cenário, a cultura Capoeira merece desenvolver ações relacionadas a produção do conhecimento acadêmico-científico e competitivas para seu reconhecimento e avanço, o qual, sobretudo poderá retroalimentar o próprio saber popular já existente e em harmonia com esse último buscar avançar novas fronteiras de valorização dessa arte-cultura.
Público Alvo
Capoeiristas de vários países com EUA, México, Chile, Portugal, Espanha, Israel entre outros Capoeiristas de todo o Brasil Caravanas de capoeiristas do Nordeste Capoeiristas de várias comunidades de Fortaleza Alunos do projeto de extensão Capoeira e Educação do IFCE Campus fortaleza
Objetivo Geral
Promover a integração, socialização e formação de capoeiristas do Brasil e do exterior.
Objetivo Específico
• Incentivar a prática da capoeira buscando a valorização de nossa cultura. • Efetivar a evolução e o aprendizado do capoeirista seja ele iniciante ou experiente. • Promover a troca de experiências entre capoeirista cearenses e dos outros estados brasileiros. • Fomentar o diálogo entre diferentes grupos de Capoeira. • Estimular a produção científica na capoeira; • Organizar um livro como produto final do evento; • Desenvolver a cultura da competição na capoeira; • Promover a participação, a socialização e a cooperação elevando a autoestima dos alunos
Metodologia
• Serão realizadas reuniões semanais com a comissão organizadora e reuniões quinzenais com os grupos de trabalho; • Estão previstas oficinas mensais de forma remota para elaboração de trabalhos científicos; • Haverá a criação de um sistema de pontuação para dinamizar os jogos; • Após o envio dos trabalhos, será organizado um livro como um dos principais produtos do evento; • A transmissão do evento será constante via plataforma Zoom alcançando todos estados brasileiros e vários países; • O evento terá início no dia 16 de maio com homenagem especial oferecido ao Mestre Camisa, às 18:00 horas será realizado o primeiro curso técnico do evento no IFCE campus Fortaleza; • Também no IFCE, no dia 17 de maio, será realizada a segunda aula de formação (curso técnico) e daremos início às apresentações de trabalhos durante o período da tarde. A abertura oficial do evento com a presença das autoridades acontecerá às 18h com apresentação teatral, fala das autoridades e palestra de abertura; • No dia 18 de maio, no período da manhã, teremos mais um momento de curso técnico com o mestre Camisa e mesa redonda com estudiosos convidados. No período da tarde, daremos inicio ao Jogos do Nordeste. Toda a programação desse dia acontecerá nas instalações do IFCE; • O dia 19 está reservado para o aulão de encerramento e para a final do Jogos do Nordeste que acontecerá no Teatro José de Alencar no centro de Fortaleza.