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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LUDMOV – Ludicidade e Movimento.
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
05/03/2024
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
8
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Debate
Trabalho em grupo
Reunião
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Folder
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juscelino de Souza Borges Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cícera Ellen Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2024 31/12/2024
Francisco Jose Alves Furtado IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2024 31/12/2024
Juscelino de Souza Borges Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/03/2024 31/12/2024
Kaline Ligia Estevam de Carvalho Pessoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/03/2024 31/12/2024
Luiz Gouveia da Silva Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2024 31/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ludicidade tem origem na palavra latina “ludus”, que significa jogo ou brincar (Almeida, 2006). A prática de atividades recreativas na infância, tem como objetivo estimular nas crianças o interesse por hábitos de vida mais saudáveis. Essa abordagem enfatiza a importância do prazer, da espontaneidade e da criatividade no processo de ensino e aprendizagem. Segundo o autor Friedmann, “A educação deve ter a preocupação de propiciar a todas as crianças um desenvolvimento integral e dinâmico” (FRIEDMANN 1996). Brincar faz parte do cotidiano das crianças em todas as circunstâncias, seja em casa, na rua ou na escola e é muito importante para a criança desenvolver suas habilidades motoras e suas fantasias enquanto brinca, explorando seus próprios limites e desfrutando do seu próprio conhecimento. De acordo com Moyles (2006), a utilização do lúdico traz consigo uma relevância essencial, onde as crianças se sentem mais determinadas a utilizar de sua inteligência para ter um bom desempenho em sua jogada e apresentam um empenho eficaz para ultrapassar limites, sejam eles, cognitivos quanto emocionais. Essa prática contribui não apenas para o desenvolvimento físico, mas também para a saúde mental, social e emocional das crianças. Desse modo, é importante promover jogos e brincadeiras, atividades físicas e ludicidade na infância.
Justificativa
O ato de “movimentar-se” é algo primordial na infância, essa prática contribui não apenas para o desenvolvimento físico, mas também a saúde mental, social e emocional das crianças, visando o desenvolvimento integral da criança. Observa-se que com os avanços tecnológicos, as brincadeiras de rua e o jogo simbólico acabam sendo substituídos por aparelhos eletrônicos, e afetam diretamente a socialização das crianças, aumentando o risco de obesidade com a diminuição do movimento, levando assim a uma vida sedentária que irá impactar ao longo da sua existência. Através da prática de atividades físicas atreladas a ludicidade buscaremos estimular na criança a: vivenciar atividades ao ar livre em contato com a natureza, melhorar sua coordenação e habilidades motoras básicas, e atividades em grupo. Além disso, os exercícios físicos na infância ajudam a prevenir doenças e estimulam a disciplina e a interação social entre os demais. Portanto, é fundamental incentivar a prática de atividades físicas desde cedo, criando assim um ambiente propício para um estilo de vida saudável e equilibrado, além disso, é importante adaptar as atividades de acordo com as necessidades individuais de cada criança, respeitando suas habilidades e limitações.
Público Alvo
Crianças e Jovens de 05 a 11 anos de idade.
Objetivo Geral
Estimular a prática de atividade física e lazer para crianças de 05 a 11 anos de idade.
Objetivo Específico
Desenvolver habilidades motoras básicas através de jogos e brincadeiras e ludicidade; estimular a promoção de saúde e integração social das crianças; vivenciar atividades ao ar livre e a realização de uma corrida.
Metodologia
Trata-se de um projeto de extensão que proporcionará a prática de atividade física e a promoção de saúde para crianças típicas e atípicas de ambos os sexos com idade entre 05 e 11 anos na cidade de Limoeiro do Norte – CE, sob coordenação voluntária do docente Juscelino de Souza Borges Neto, que possui licenciatura plena em educação física, portanto formação adequada para essa coordenação. O projeto também contará em sua equipe, com discentes do curso de Licenciatura em Educação Física, todos extensionistas voluntários, portanto, o projeto não conta com nenhum tipo de parceria. Durante o desenvolvimento das atividades físicas, serão realizadas avaliações físicas, aplicação de questionário sobre a qualidade de vida das crianças, conteúdos e orientações semanais sobre hábitos e qualidade de vida, além disso, dar oportunidade para crianças vivenciarem essa experiência de forma gratuita, sendo assim, acessível para todo o público. Também será realizado ao final do projeto de extensão uma corrida com premiação para a participação de todas as crianças, além disso, uma confraternização entre os participantes, responsáveis e a equipe organizadora do projeto. Serão ofertadas 10 vagas. As aulas serão ofertadas uma vez na semana, no Campo Florestal em Limoeiro do Norte – CE, às segundas-feiras, das 17:00 às 18:00h. As inscrições serão realizadas via link do Google Formulário, do dia 19 de fevereiro de 2024, até esgotarem as vagas. Serão convidados a participar do projeto os primeiros 10 inscritos no formulário, que tenham capacidade e condições de se deslocarem com seus respectivos responsáveis presentes no Campo Florestal. As aulas serão planejadas pelo coordenador, docente colaboradora e discentes integrantes, supervisionada pelo coordenador e aplicadas pelo coordenador, discentes voluntários. A principal meta até a conclusão do projeto é melhorar o condicionamento dessas crianças através de jogos e brincadeiras e a realização de uma corrida. Ao final do projeto os integrantes receberão certificados de organização, e as crianças com frequência superior a 75% receberão uma medalha de participação. No início do projeto será realizada uma busca ativa por docentes e discentes para contribuírem com o planejamento, organização e execução do mesmo.