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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparação Continuada para Ingresso no Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/05/2024
Previsão de Fim:
31/10/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Trabalhos Escritos
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego de Sousa Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Fred Castro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/05/2024 31/10/2024
Diego de Sousa Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/05/2024 31/10/2024
Francisco Ricardo Moreira Sampaio IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 31/10/2024
Joao Victor Maximiano Albuquerque IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 31/10/2024
Natanael Charles Brito Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/05/2024 31/10/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os participantes terão acesso à um curso preparatório visando o acesso ao Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT, durante o curso os participantes irão debater os tópicos necessários para a resolução de exercícios e problemas presentes no Exame Nacional de Acesso (ENA) em várias IES do Brasil, juntamente aos docentes formadores serão discutidos e debatidos problemas de matemática que são abordados nas provas, por fim, terão acesso à listas preparatórias e simulados com o intuito de avaliar o progresso durante o curso. Serão realizadas aulas preparatórias ao vivo com o professor, podendo ser acompanhadas presencialmente, caso possível.
Justificativa
Muitos alunos que estão finalizando um curso de Matemática, ou mesmo aqueles egressos que já atuam na educação básica, desejam incrementar sua formação através de um curso de pós-graduação. O PROFMAT foi criado em 2011 para fornecer uma formação à nível de mestrado aos professores que já atuam na rede básica, mas também aos alunos que estão finalizando um curso de matemática e desejam uma formação à nível de um Mestrado Profissional. Atualmente, existem 423 mestrados profissionais no país. No estado do Ceará contamos com 7 pólos (UFC/Fortaleza, UECE/Fortaleza, UECE/Quixadá, UVA/Sobral, UNILAB/Rendenção, UFCA/Juazeiro do Norte, URCA/Juazeiro do Norte), desse modo, os alunos participantes poderão pleitear uma vaga em algum desses pólos presentes no Estado do Ceará, mas também poderão escolher pólos de outros estados, pois a prova é nacional.
Público Alvo
O projeto beneficiará alunos egressos dos cursos de matemática, professores já atuantes no ensino básico que ainda não possuem mestrado e desejam se submeter à seleção para ingresso nos cursos de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), porém não se sentem preparados ou não tiveram a formação durante o curso de graduação realizado.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes à pleitear e ser aprovados nos exames de admissão do PROFMAT, o ENA e aprofundar conteúdos estudados previamente em algum momento do curso durante a graduação e que são cobrados no exame de admissão.
Objetivo Específico
Estudar técnicas de solução dos problemas de matemática do ensino médio. Resolver problemas baseados nas provas anteriores. Conhecer as provas que já foram aplicadas nas edições anteriores. Aprimorar as habilidades do pensamento lógico.
Metodologia
* Período de Inscrição: os interessados irão preencher um formulário de interesse, no link disponível nas plataformas de divulgação, que serão o instagram do Curso de Licenciatura em Matemática de Canindé (https://www.instagram.com/licenciaturamatifce_caninde/) para a comunidade interna/externa, bem como através de emails direcionados para os alunos (exclusivo para comunidade interna). As inscrições terão um fluxo contínuo até o limite das vagas, com início em 6/04/2024 (30 dias antes do início do projeto). * Exposição dos principais tópicos da matemática abordada nas provas: os professores irão expor os principais temas relacionados à matemática do ensino médio e o que é mais necessário durante as soluções. * Exposição de problemas e suas soluções: os professores irão apresentar problemas e as estratégias de soluções. * Aplicação de Listas de Problemas: os alunos irão, baseados nos problemas que foram apresentados nas aulas, discutir idéias de soluções e irão devolver suas soluções a fim de serem avaliadas pelos professores. * Exposição de aulas temáticos: em um primeiro momento os professores irão apresentar tópicos que corroborem para traçar estratégias e gerar novas idéias para questões inéditas. Em um segundo momento, os alunos irão apresentar para a turma as estratégias de soluções que podem ser desenvolvidas a partir do que foi exposto pelos professores. A avaliação se dará de forma subjetiva baseada na capacidade de absorção do tema exposto e da capacidade de desenvolver novas ideias. * Apresentar e resolver as provas dos ENAs do PROFMAT de anos anteriores: Os professores irão trazer os testes e, juntamente com os alunos, buscarão estratégias de soluções. A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos. * Palestras temáticas: Durante o projeto os alunos serão convidados a participar de palestra, onde egressos do PROFMAT, professores que atuam, ou já atuaram, no Profmat irão esclarecer os tópicos, o que esperar do curso, para que os alunos conheçam melhor o programa e possam se aprofundar nas temáticas propostas. * Oficinas de criação de questões: além das questões que serão propostas, os participantes serão separados em grupos e irão construir questões que versem sobre os assuntos que foram abordados, as questões irão compor um banco de questões e os grupos irão compartilhar o que foi feito para que os demais possam aferir o grau de aprendizagem do projeto, bem como analisar o pensamento crítico e a análise envolvida nos temas abordados no projeto.