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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) - IFCE Campus Itapipoca
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
01/04/2024
Previsão de Fim:
01/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Trabalho em grupo
Seminário
Prova
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Sistema acadêmico
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Teixeira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/04/2024 01/04/2025
Carlos Henrique Lima de Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2024 01/04/2025
Clodomir Silva Lima Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2024 01/04/2025
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2024 01/04/2025
Helano dos Santos Campelo Rego IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2024 31/03/2025
Iarli Barreto Leite Falcao Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2024 01/04/2025
Maria Aliciane Martins Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/04/2024 01/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto é uma iniciativa conjunta entre o Instituto Federal do Ceará Campus Itapipoca, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com o propósito de ofertar um aprofundamento em Matemática para olimpíadas acadêmicas, em especial OBM, OCM, OBMEP, GEPEMAC, OMIFCE, OMIF, Jacobi Pallis Jr, Canguru, etc. Esse programa está diretamente alinhado com o COI-ITAPIPOCA e visa a consolidação da cultura olímpica na região de Itapipoca e demais cidades que compõe o Vale do Curu.
Justificativa
As Olimpíadas de Matemática são eventos que desempenham um papel significativo na formação integral de um aluno. Essas competições, geralmente realizadas em níveis local, nacional e até internacional, têm o objetivo de desafiar os estudantes a resolver problemas matemáticos complexos, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento crítico. Aqui estão algumas das razões pelas quais as Olimpíadas de Matemática são importantes para a formação integral do aluno: 1. Desenvolvimento de habilidades matemáticas avançadas: As Olimpíadas de Matemática exigem dos participantes um conhecimento profundo e avançado da disciplina. Os problemas propostos são desafiadores e requerem uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos. Ao se prepararem para essas competições, os alunos expandem seus conhecimentos e desenvolvem habilidades matemáticas além do currículo escolar tradicional. 2. Estímulo ao pensamento criativo e crítico: As Olimpíadas de Matemática não se baseiam apenas na aplicação de fórmulas e algoritmos. Elas promovem o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico dos alunos, incentivando-os a buscar diferentes abordagens e soluções inovadoras para os problemas propostos. Essa habilidade de pensamento lateral é essencial para o sucesso em várias áreas da vida e do trabalho. 3. Fortalecimento da confiança e autoestima: Participar de competições matemáticas desafiadoras, como as Olimpíadas, pode ajudar a fortalecer a confiança e a autoestima dos alunos. Ao enfrentar problemas complexos e encontrar soluções, os estudantes percebem que são capazes de superar desafios difíceis. Essa experiência positiva contribui para a construção de uma mentalidade de crescimento e para a confiança em suas habilidades matemáticas e intelectuais. 4. Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas: As Olimpíadas de Matemática enfatizam a resolução de problemas como um processo ativo e criativo. Os estudantes aprendem a decompor problemas complexos em partes menores, a identificar padrões e a aplicar estratégias de resolução adequadas. Essas habilidades de resolução de problemas são transferíveis para muitos aspectos da vida cotidiana, incluindo a tomada de decisões e a resolução de desafios em diversas áreas. 5. Estímulo ao trabalho em equipe e colaboração: Embora as Olimpíadas de Matemática sejam competições individuais, os estudantes podem se beneficiar do trabalho em equipe durante a preparação. A troca de ideias, a discussão de problemas e a colaboração com outros participantes ampliam a compreensão e permitem uma abordagem coletiva para a resolução de desafios matemáticos. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de interagir com colegas de diferentes origens e compartilhar experiências, criando um ambiente enriquecedor e motivador.
Público Alvo
Alunos da rede publica e privada, estadual e municipal, regularmente matriculados no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio.
Objetivo Geral
Estimular o estudo da Matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica ao identificar talentos e promovendo a inclusão social através de Olimpíadas de Matemática
Objetivo Específico
Preparar os alunos para as olimpíadas nacionais de Matemática, Oportunizar encontros para discussões de questões de nível olímpico na área de Matemática, Criar cultura olimpica na região do Vale do Curu
Metodologia
As aulas do Polo ocorrerão as quartas através da plataforma do POTI (https://poti.impa.br/index.php/site/virtual), ministradas pelos professores do polo, monitores e professores convidados. Nos encontros haverá aula expositiva, resolução de exercícios e estudos em grupo. O programa se iniciara com a presença de todos os alunos selecionados e professores, tratando sobre a temática olímpica e sua relevância no futuro acadêmico do aluno. As semanas pares do mês (2a e 4a) serão destinadas aos blocos de Geometria e Combinatória e as demais os blocos de Álgebra e Teoria dos números. Os alunos farão testes periódicos ao final de cada bloco. A divulgação se dará via redes sociais, em visitas as escolas estaduais, municipais e privadas e com o apoio da CREDE 2. Em Fevereiro haverá a palestra de abertura na terceira semana cheia. com a participação de todos os alunos selecionados, professores e convidados. Nos meses de Abril e maio teremos oficinas temáticas de Álgebra e Geometria respectivamente. Em junho se encerará os módulos iniciais e o primeiro ciclo de avaliações. No retorno de agosto haverá o intensivo (minicursos) para OCM e OBMEP, bem como palestras com professores convidados. Em setembro e outubro teremos os minicursos de Tópicos de Matemática Olímpica para o ENEM. De novembro até o final do programa haverá as ultimas avaliações e competições, finalizando com a OMIF e OMIFCE.