Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Teatro de Xadrez Humano: O Mito e a Arte do Xadrez
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
10/12/2019
Previsão de Fim:
30/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Gilberto Goncalves Nunes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Armando Matos Fontenele Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2019 30/09/2020
Joao Gilberto Goncalves Nunes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/12/2019 30/09/2020
Jose Luciano Nascimento Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2019 30/09/2020
Juliana Martins Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/12/2019 30/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 4.500,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
I Seminário da Extensão do IFCE Acaraú - I SEMEX Evento
Apresentação
É comum encontrarmos pessoas na atualidade que não conhecem e/ou não sabem jogar Xadrez. Ainda há muito preconceito quanto ao jogo de Xadrez, tido por muitos como um esporte difícil que só é jogado pela elite intelectual. Com a presente proposta do teatro de Xadrez Humano pretendemos minimizar esse tabu ideológico. Não existem dados exatos quanto à origem do Xadrez, mas, alguns historiadores do enxadrismo remetem sua origem ao século VI d.C. Nessa época o jogo era conhecido como “Chaturanga” e sua expansão deu-se através de comerciantes da China e da Pérsia, que costumavam jogá-lo com destreza. Inicialmente, dentro da peça teatral desta proposta, será realizada uma oficina básica para o público alvo. O Xadrez pode ser um jogo de mero entretenimento, mas também se presta às práticas pedagógicas nas escolas de um modo geral, bem como em qualquer outra associação ou agremiação pública ou particular. Pode ser usado como instrumento capaz de desenvolver habilidades cognitivas, tais como o raciocínio lógico matemático dedutivo/ indutivo e a integração social dos que dele participam. No intuito de divulgar e difundir as práticas do Xadrez na região do vale do Acaraú é que foi criado o Clube de Xadrez IFCE-Acaraú, cujas atividades contam com a participação não só da comunidade acadêmica, mas também com membros da comunidade externa, que são alunos das escolas públicas do entorno do campus. Sua fundação remonta aos idos de 2014. De lá para cá já realizamos uma grande simultânea, dezenas de oficinas, duas edições de Curso de Formação Inicial e continuada (FIC) de Xadrez Básico, dezesseis torneios em parceria com a Liga Brasileira de Xadrez (LBX), dentre outras atividades práticas. Tudo registrado no Livro de Atas do referido Clube. Nosso Clube conta com um público estimado em quase duzentos enxadristas.
Justificativa
Este projeto se propõe a incitar o desejo da comunidade acadêmica e da comunidade externa do IFCE a praticar atividades enxadrísticas e estimular sua curiosidade através do teatro de Xadrez Humano. O MITO E A ARTE DO XADREZ será um espetáculo artístico que se configura em um teatro de rua do famoso Xadrez Humano com uma pitada de encenação dramática para difundir a arte desse fascinante jogo milenar, considerado ao longo dos tempos como arte, esporte e ciência. Trata-se, pois, de uma encenação artística, em que os personagens retratam a sua história ao longo do tempo: origem, evolução, posicionamento e movimento das peças e algumas características atuais. A justificativa que embasa o presente projeto é oportunizar e divulgar a arte do Xadrez inicialmente na região do Vale do Acaraú e produzir material humano capaz de, futuramente, organizar um teatro mambembe que seja levado aos campi do IFCE e aos demais espaços sociais onde a comunidade em geral possa ter acesso gratuito e possa vir a se deleitar com essa arte milenar do Xadrez, quiçá despertando a necessidade da criação de clubes locais de Xadrez.
Público Alvo
comunidade externa em geral que comparecer para prestigiar esse espetáculo que será exibido como teatro de rua
Objetivo Geral
Divulgar a arte do Xadrez através da produção e encenação de uma peça "Teatro de Xadrez Humano: O MITO E A ARTE DO XADREZ", visando ampliar o interesse da comunidade acadêmica e da comunidade externa do IFCE por esse jogo milenar, estimulando a criação e manutenção de clubes de Xadrez.
Objetivo Específico
Realizar uma apresentação da peça teatral do Xadrez Humano no campus Acaraú, enaltecendo as práticas desenvolvidas e estimuladas pelo Clube de Xadrez do IFCE. Realizar duas apresentações da peça teatral do Xadrez Humano em ambientes externos ao IFCE, com o intuito de difundir esta arte milenar e quiçá possibilitar a descoberta de novos talentos. Promover o intercâmbio com outros espaços de arte e cultura, envolvendo integrantes de escolas das redes estadual e municipal de Acaraú. Integrar/Envolver a participação de discentes (atores/ figurantes) e docentes (parte técnica) na realização de um espetáculo enxadrístico, fortalecendo com isso as ações de extensão do campus Acaraú.
Metodologia
O espetáculo teatral será realizado sobre um gigantesco tatame de 64 metros quadrados (sendo 32 de cor branca ou bege e 32 de cor preta ou cinza) que servirá de palco para um teatro de rua, onde a plateia fica ao redor, prestigiando todo o cenário e encenação. Etapa 1: Divulgação do projeto: Será feita entre os componentes do Clube de Xadrez do campus Acaraú e nas redes sociais dos estudantes, bem como no site oficial da instituição. Etapa 2: Inscrição no evento: Será realizada através de convite e/ou por adesão voluntária dos interessados. Etapa 3:Seleção dos participantes (atores e demais envolvidos no teatro): Essa etapa ficará a cargo da equipe de professores responsáveis pela dramaturgia e pela professora de artes cênicas do campus. Etapa 4: Montagem do espetáculo: Essa etapa contará com ensaios teatrais e confecção dos figurinos necessários as apresentações. Etapa 5: Definição das datas: Divulgação do espetáculo no campus, na cidade e nas redes sociais. Realização das apresentações. Etapa 6:Avaliação dos resultados do projeto: Durante os espetáculos serão distribuídos alguns formulários à plateia para avaliação do evento. A equipe responsável fará análise dos dados da avaliação do evento pelo público e produzirá o relatório final do projeto. Extrapolando as ações deste projeto, pretendemos, futuramente, interagir com instituições afins de outros municípios com a apresentação desse espetáculo, sempre seguido de um torneio amistoso de Xadrez para sua divulgação