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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Infanto Basquete
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
26/03/2024
Previsão de Fim:
17/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ivson Conceicao Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ivson Conceicao Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/03/2024 17/12/2024
Kevin Ribeiro Dias Comunidade externa Integrante Sem vínculo Não 2 26/03/2024 17/12/2024
Ravenna Nycolle Cardoso Sousa Rodrigues IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 26/03/2024 17/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Infanto Basquete e uma ação de extensão gratuita, desenvolvida pelo Instituto Federal do Ceara no Campus de Tianguá, em que visa oferecer aulas de iniciação ao basquetebol ao público infanto-juvenil de Tianguá. Além de promover um espaço de sociabilidade, valorizando e centralizando suas atividades com fundamentos axiológicos educacionais, compreende que a pratica esportiva é fundamental para o desenvolvimento humano em suas máximas potencialidades. Articula-se na indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão. Pois considera que uma determinada atividade não está descolada da outra. Nessa direção, compreende que a quadra de aula, durante uma determinada atividade sistematização é um laboratório que produz problemáticas que precisam de investigação e apresentação de seus resultados.
Justificativa
A sociedade moderna tem colocado os adolescentes uma nova forma de relação social através do contato virtual. Isso implica em um grande tempo de exposição às telas dos aparelhos, sobre tudo dos smartphones. Se por um lado a tecnologia contribui para diminuir a distância entre as pessoas, facilitar o acesso à informação, por outro reduz dois aspectos fundamenteis para o desenvolvimento humano: o contato direto com outras pessoas e a realização de atividade física. Com objetivo de identificar os comportamentos de saúde (em particular, atividade física, comportamento sedentário e tempo de sono), saúde mental, experiências no esporte e habilidades para a vida, o relatório técnico-científico, de uma pesquisa realizada com estudantes dos cursos técnicos integrados do IFCE, apresentado por Barbosa Filho (2022), aponta que 8 em 10 adolescente apresentaram tempo excessivo de tela. Essa situação tem vários desdobramentos negativos no comportamento e na saúde dos adolescentes, como pode ser verificado no próprio relatório. Assim, precisamos desenvolver estratégia para mudança desse panorama, e elevar o padrão de apropriação dos elementos constitutivos a cultura corporal, dentre os quais a prática do basquete se apresenta enquanto uma possibilidade de promoção do salto qualitativo na formação de seres humanos mais ativos, e com uma compreensão mais desenvolvida do que significa esse fenômeno em nossas vidas, desde a adolescência.
Público Alvo
Adolescente entre 12 e 17 anos de idade do município de Tianguá
Objetivo Geral
Ofertar para adolescente do município de Tianguá a prática do basquetebol, como instrumento de desenvolvimento humano, visando democratizar e universalizar seu acesso.
Objetivo Específico
Trabalhar o contexto histórico do basquetebol; Apresentar os principais fundamentos, técnicas e táticas o basquetebol; Elevar o padrão cultural esportivo dos adolescentes através do basquete.
Metodologia
O trabalho pedagógico será desenvolvido considerando o basquetebol enquanto elemento da cultura corporal. A metodologia do ensino está subsidiada na teoria psicológica histórico-cultural (MARTINS, 2013), na teoria pedagógica histórico-critica (SAVIANI, 2013) e, na Metodologia do Ensino da Educação Física critico superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992). As atividades desenvolvidas serão documentadas, registrados em relatórios que permitiram apreender o grau de desenvolvimento dos participantes sobre a tematização das aulas para a elaboração de textos científicos que deverão conter contribuições teóricas para o desenvolvimento da área da Educação e Educação Física, em especial ao trato pedagógico com o futsal. Na dinâmica de ensino-aprendizagem nos valeremos de processos que permitam dominar os fundamentos do basquetebol, seus ancoradouros conceituas, suas estratégias e táticas, considerando os limites e a possibilidade de cada uma. Serão desenvolvidas aulas teóricas e prática, pois consideramos que essa separação só ocorre do ponto de vista didático. As aulas terão diferentes momentos haja visa que levamos em consideração a tríade conteúdo-forma-destinatário. Assim, teremos aulas expositivas dialogadas, exposição de vídeos e filmes, oficinas com convidados, atividades analíticas, sintéticas e lúdicas. A lógica de ensino estará dividida em momentos: 1) roda de conversa; 2) explicitação do conhecimento que será tratado; 3) experimentação; 4) identificação das dificuldades, a apresentação das possibilidades; 5) nova experimentação 6) avaliação. Conteúdos programáticos • História do basquete; • Fundamentos do basquete (passe, drible, arremesso, condução, recepção, finta) • Valências (agilidade, força, resistência, coordenação, precisão) • Tempo, espaço, deslocamentos • Regras, posições, funções • O jogo Após ampla divulgação em redes sociais, em instituições de ensino públicas e privadas, academias, e em outros espaços públicos da cidade, as atividades ocorrerão semanalmente as terças-feiras, das 15h às 17h, na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Ceara, Campus Tianguá. As inscrições serão realizadas virtual pelo formulário Google forms do IFCE Tianguá, as inscrições serão finalizadas, automaticamente, assim que preencher o quantitativo de vagas. Os equipamentos para a aplicabilidade no projeto serão bolas, coletes e cones, todos fornecidos pelo Campus. O projeto será avaliado a cada dois meses utilizando-se a ferramenta de um questionário distribuído entre os participantes e pela assiduidade dos participantes. O trabalho será realizado em 4 etapas: Além das aulas, os beneficiados participarão de: Roda de conversa sobre basquete na serra do Ibiapaba; Torneios internos, na Serra do Ibiapaba e cidades circunvizinhas; Apresentações de relatos de experiência sobre a partição no projeto de extensão no IFCE-Tianguá. Para participar do projeto, os adolescentes deverão entregar o formulário, que será disponibilizado, com autorização expressa pelos pais ou responsáveis O trabalho será realizado em 4 fases: 1) planejamento e descrição do projeto; 2) Divulgação do projeto para o público externo e interno; 3) Execução das atividades planejadas 4) avaliação.