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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A educação especial na perspectiva da educação Inclusiva no ensino médio cearense
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
09/04/2024
Previsão de Fim:
28/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixelô
Jucás
Iguatu
Cedro
Acopiara
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Celia Maria Freitas Guedes Amorim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
AMANDA DE SENA GUSMÃO EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Daniel Araújo Nunes EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Daniel de Araújo EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Francisca Teixeira Rodrigues EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Guilherme Luis dos Santos Moreira EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
José Aurélio Gomes de Sousa Neto IFCE Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
José Aurilo Bezerra da Silva 16ª Coordenadoria Regional de Educação Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Jose Ricardo Mota IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Juliana Neves dos Santos 16ª Coordenadoria Regional de Educação Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Maria Cleide Maia dos Santos EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Maria do Socorro Bezerra de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Maria Erenice dos Santos Barros 16ª Coordenadoria Regional de Educação Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Rogério Gomes da Silva EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Tadeu Texeira de Souza 16ª Coordenadoria Regional de Educação Integrante Sem vínculo Não 4 09/04/2024 28/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEMTI Filgueiras Lima Não
16ª CREDE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
I Simpósio de Educação Inclusiva do IFCE-Iguatu: Doenças raras e o direito à educação Evento
Apresentação
Este projeto visa difundir, dentre os professores do Ensino Médio da região Centro Sul do Ceará, palco de atuação do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, da 16ª Coordenadoria Regional de Educação-(CREDE 16), bem como da EEMTI Filgueiras Lima, o fazer pedagógico da Educação Inclusiva para Pessoas Com Deficiência (PCD), construindo espaços de romper as barreiras atitudinais na sala de aula O projeto terá encontros semanais de quatro horas e será realizado através de oficinas, minicurso, palestras, seminários, workshop, produção de atividades acadêmicas, exposição de material, com carga horária total de 180 horas, no período de Abril de 2024 a março de 2025, serão utilizados espaços do IFCE, da CREDE 16 e da Escola Figueiras Lima
Justificativa
A temática da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no ensino médio cearense, se faz de extrema importância diante do desafio de promover uma educação de qualidade para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. Este projeto busca compreender e promover práticas pedagógicas inclusivas que atendam às demandas dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, visando à construção de uma escola mais acolhedora, equitativa e que valorize a diversidade. Além disso, a implementação da educação inclusiva no ensino médio, em específico no cearense, contribuirá para a formação cidadã e o desenvolvimento integral dos jovens, preparando-os para a convivência em uma sociedade plural e democrática.
Público Alvo
Serão destinado vagas para: Professores da EEFTI Filgueiras Lima, Professores lotados no Atendimento Educacional Especializado da CREDE 16- lotados nas escolas da região. E aos gestores escolares.
Objetivo Geral
Construir saberes sobre conceitos teóricos e práticos na Educação Inclusiva nas Escolas de Ensino Médio da Região Centro Sul do Ceará, rompendo barreiras atitudinais.
Objetivo Específico
01- Promover momentos de estudos com profissionais das escolas de ensino médio na perspectiva de ampliação dos conhecimentos relativos à inclusão educacional. 02- Divulgar o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva-LEI nº 11.133/2005-14 de abril. 03- Estudar a estrutura e funcionalidade do Plano de Ensino Individualizado- PEI. 04-Utilizar-se dos conhecimentos sobre PEI para elaboração de planos de estudantes existentes na EEMTI Filgueiras Lima. 05- Produzir materiais didáticos para realização das intervenções planejadas nos PEI estudados.
Metodologia
A metodologia utilizada no projeto de extensão foi a sistematização em três eixos, são eles: a identificação da necessidade dos professores ofertar aulas inclusiva nas salas de aula, diagnóstico preliminar dos tipos de deficiências mais presentes nas escolas de Ensino Médio de Iguatu-CE e o diagnóstico final. O primeiro Diagnóstico foi realizado com a equipe da Educação Inclusiva da CREDE 16, em seguida fizemos visitas in lócus com equipe do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o Coordenador de Área de Ciências da Natureza e com a gestão escolar, nessa etapa dectamos as necessidades específicas dos professores. Com base na identificação das oportunidades de intervenção e desafios encontrados passamos a elaboração do projeto propriamente dito, chegou-se a conclusão que nesse primeiro momento o Projeto deve abordado as seguintes metodologias: • Inicialmente serão trabalhados os conceitos legais através da LDB e da LBI e outras leis complementares, além de orientações acerca do uso de terminologias adequadas e combate ao capacitismo no ambiente escolar, através de secção de estudo e roda de conversa. • Realização de momento coletivo nas escolas com foco na divulgação do Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, Utilizando-se de ações práticas realizadas junto aos estudantes. Exemplo: Oficinas de Libras, de Escrita em Braille, de Orientação e Mobilidade, de sensibilização as características do Transtorno do Espectro Autista, dentre outros, coordenado pelos participantes do projeti • Realizar estudo de caso: Produzir em equipes, a partir de estudos de casos reais da EEMTI Filgueiras Lima, os Planos de Ensino Individualizado – PEI de 10 estudantes com deficiências diferentes. • Produzir em equipes, a partir de estudos de casos reais da EEMTI Filgueiras Lima, os Planos de Ensino Individualizado – PEI de 10 estudantes com deficiências diferentes. • Executar atividade Coletiva com a comunidade escolar em confluência com o dia do orgulho autista • Efetivação de oficina de jogos pedagógicos com materiais de baixo custo, com professores de Química, Física ,Matemática e Biologia. • Realização de workshops e oficina sobre metodologias ativas, adequadas para alunos PCDs. Com foco na área de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias. • Participação da abertura dos jogos interclasses com amostra dos jogos paraolímpicos e apresentação de atividades culturais com pessoas PCDs. • Práticas e vivências para cuidar de quem cuida. Setembro Amarelo • Realização de encontros com a família sobre a inclusão da pessoa com deficiência. • – Oficina de Libras • Práticas e vivências para a saúde mental de servidores. No primeiro horário palestras de psicólogo, segundo momento com atividades físicas/lúdicas. • Visita a escola de saúde pública-Projeto Agro floresta- • - Produção de documentos de avalição: diário de bordo, portfólio, relato de experiência ou artigo. • Exposição de todas as atividades desenvolvidas. • Apresentação da produção final; artigo, portfolio, relato de experiência.