Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Esporte, saúde e segurança do (a) trabalhador (a)
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
01/04/2024
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Braulio Nogueira de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
ARTUR MAGNO DE OLIVEIRA FREITAS IFCE - EGRESSO Integrante Sem vínculo Não 2 01/04/2024 20/12/2024
Braulio Nogueira de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2024 20/12/2024
Davi da Silva Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/04/2024 20/12/2024
Francisco Cleiton Sousa de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/04/2024 20/12/2024
Italo Regis Castelo Branco Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2024 20/12/2024
Mariana Nobre da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/04/2024 20/12/2024
Matheus Lima Nogueira de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/04/2024 20/12/2024
Wirna da Silva Damasceno IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/04/2024 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão “Esporte, saúde e segurança do (a) trabalhador (a)” propõe ofertar para a comunidade externa, em especial aos trabalhadores e às trabalhadoras, a prática esportiva. Atrelado a isso, articular com atividades de ensino e pesquisa de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade, no escopo da saúde e segurança do trabalho. Assim, serão desenvolvidas ações em conjunto com os cursos do Campus, sobretudo o Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Logo, o projeto se enquadra na área temática Trabalho, com foco no seguinte tema: “saúde e segurança no trabalho”. Com inspiração no programa “CAEF em Movimento”, que oferta diversas práticas corporais para a comunidade externa no Campus Fortaleza, como também no programa “Qualidade de Vida”, que tem por ênfase a saúde do trabalhador e da trabalhadora do IFCE, este projeto irá ofertar práticas de lazer em futsal feminino, masculino e vôlei misto.
Justificativa
O projeto de extensão “Esporte, saúde e segurança do (a) trabalhador (a)” surge a partir de uma demanda da comunidade atrelada às condições de atendimento do IFCE Campus Morada Nova. A comunidade moradanovense demonstra interesse na prática esportiva, porém possui espaços de participação ainda restritos, muitas vezes voltados apenas para o futebol masculino. Além disso, o município conta com grandes fábricas, tais como a COOPERSHOES - Cooperativa de Trabalho e Indústria de Calçados Joanetense LTDA e a Betânia Lácteos, que possuem muitos trabalhadores e trabalhadoras que podem vir a integrar o projeto. Além do interesse da comunidade moradanovense, a efetiva inserção de trabalhadores e trabalhadoras no projeto contribui para a saúde deles do ponto de vista da preparação física, a saber: condicionamento cardiovascular, força muscular, flexibilidade e composição corporal. O campus possui um Curso Técnico em Segurança do Trabalho, bem como um laboratório em Segurança do Trabalho, o que viabiliza a articulação de práticas de ensino e de pesquisa com o projeto, em que a equipe realizará ações diagnósticas e, com base nesses dados, propor intervenções educativas com os trabalhadores e as trabalhadoras.
Público Alvo
Trabalhadores da comunidade externa como prioridade e demais públicos da comunidade externa (não trabalhadores, egressos).
Objetivo Geral
Promover a prática esportiva e um trabalho de pesquisa e educação para a saúde para trabalhadores e trabalhadoras da comunidade externa, com a possibilidade de participação de não trabalhadores da comunidade externa, além de servidores e alunos do campus.
Objetivo Específico
- Oportunizar a prática esportiva pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras de Morada Nova. - Oportunizar a prática esportiva pelos servidores e alunos do IFCE. - Desenvolver a prática de pesquisa na seara da saúde e segurança do trabalho - Desenvolver práticas de educação em saúde, na seara da saúde e segurança do trabalho, a partir dos dados coletados pela prática de pesquisa.
Metodologia
O projeto se dará em etapas de ação, como: planejamento, divulgação, mobilização, inscrições do público externo, atividades, acompanhamento e avaliação da ação pela equipe e pelos/as participantes. Assim, a metodologia está estruturada com base nessas etapas: 1) Planejamento: O planejamento das atividades irá ocorrer em reuniões a cada duas semanas, bem como individualmente no que se refere às atividades de pesquisa e proposição do trabalho de educação em saúde, na seara da saúde e segurança do trabalho. 2) Divulgação: A divulgação do projeto será por meio das redes sociais, especialmente a partir da produção de um folder com informações do projeto tais como dias, horários, esporte a ser trabalhado, forma de inscrição, dentre outras informações. 3) Mobilização: A participação no projeto será mobilizada a partir do convite dos participantes que já integram o projeto a colegas de trabalho, de modo a ampliar a quantidade de participantes no projeto. 4) Inscrições do público externo: A inscrição do público será por meio de uma ficha de cadastro que contém dados pessoais, dados de saúde e dados laborais de modo a subsidiar o planejamento inicial das atividades de pesquisa e de educação para a saúde que irá ocorrer no decorrer do trabalho. A ficha de cadastro ficará disponível na recepção do campus de 28/11 a 09/12, após esse período inicial, caso haja vagas, a ficha de cadastro ficará de posse do professor coordenador. 5) Atividades: As atividades ofertadas serão: 1) preparação física, com aulas de treinamento funcional, com ênfase em um fortalecimento do sistema neuromuscular de modo a evitar lesões; 2) handebol; 3) voleibol; e 4) futsal na especificidade feminino, considerando que o futsal masculino já possui outros lugares disponíveis para essa prática. 6) Acompanhamento: As atividades serão realizadas pelo professor coordenador, com colaboração dos demais membros da equipe. O acompanhamento será principalmente por meio de instrumentos de frequência, participação, bem como pesquisa de satisfação. 7) Avaliação da ação pela equipe e pelos participantes, parcial e final. A avaliação da ação pela equipe será realizada parcialmente em reuniões a cada duas semanas, em que será discutido o que foi realizado e ajustes que venham a ser necessários. A avaliação pelos participantes será realizada em formulário próprio, de modo online, de modo parcial (a cada bimestre) e ao final do projeto. Além disso, instrumentos como frequência e participação no projeto serão também considerados e avaliados.