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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) - IFCE Campus CEDRO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
24/04/2024
Previsão de Fim:
05/09/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Lavras da Mangabeira
Iguatu
Icó
Cedro
Cariús
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Objetivos
Trabalho em grupo
Prova
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thiago Alan da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Edson Pereira da Silva Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/04/2024 05/09/2024
Antonio Sinval Bezerra Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/04/2024 05/09/2024
Arquimedes Albuquerque Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/04/2024 05/09/2024
Douglas Bispo dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/04/2024 05/09/2024
Thiago Alan da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/04/2024 05/09/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto é uma iniciativa conjunta entre o Instituto Federal do Ceará Campus Cedro, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com o propósito de ofertar um aprofundamento em Matemática para olimpíadas acadêmicas, em especial OBM, OBMEP, OMIFCE, OMIF, Canguru, etc. Esse programa visa a consolidação da cultura olímpica na região de Cedro e demais cidades vizinhas.
Justificativa
As Olimpíadas de Matemática desempenham um papel significativo na formação do aluno. Essas competições, geralmente realizadas em níveis local, nacional e até internacional, têm o objetivo de desafiar os estudantes a resolver problemas matemáticos complexos, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento crítico. Ajudando a: 1. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 2. Estimular o pensamento criativo. 3. Estimular o trabalho em equipe e colaboração. 4. Desenvolver habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões. 5. Desenvolver habilidades matemáticas e aumentar a confiança e alto estima.
Público Alvo
Alunos da rede pública e privada, municipal e estatual, cursando o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Objetivo Geral
Contribuir para melhoria da educação, estimulando o estudo da Matemática e promovendo a inclusão social, bem como buscar e revelar novos talentos na Matemática.
Objetivo Específico
Preparar os alunos para olimpíadas de Matemática. Criar uma cultura olímpica na região. Estimular discussões Matemáticas na comunidade.
Metodologia
A seleção dos participantes será pela plataforma do POTI e inscrição presencial na recepção do Campus, sendo que as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. As aulas do Polo ocorrerão nas quartas e quintas, aulas presenciais e remotas(atividades em grupo) a cada dia. Com material de apoio na plataforma do POTI (https://poti.impa.br/index.php/site/virtual). Nos encontros haverá aula expositiva, resolução de exercícios e estudos em grupo. O programa se iniciara com a presença de todos os alunos selecionados, tratando sobre a temática olímpica e sua relevância no futuro acadêmico do aluno. As semanas ímpares do mês (1a e 3a) serão destinadas aos módulos de Geometria e Combinatória e as demais aos módulos de Álgebra e Teoria dos números. Os alunos farão testes (simulados) periódicos ao final de cada módulo. A divulgação se dará via redes sociais, em visitas as escolas estaduais, municipais e privadas. As notas de participação e avaliações serão lançadas no sistema do POTI a cada mês, nos meses de Abril e maio teremos aulas temáticas de Álgebra, teoria, combinatória e Geometria, encerando os primeiros módulos e o primeiro ciclo de avaliações. O segundo ciclo será nos meses de junho e agosto e, o terceiro ciclo em setembro. 1) Planejamento e Divulgação: Inicialmente, o cronograma é estabelecido, definindo dias, horários e tópicos a serem abordados. A plataforma escolhida para as aulas, o POTI, é divulgada, juntamente com informações sobre a presença dos professores do polo e monitores. A temática olímpica, que será abordada no início do programa, é destacada como ponto de partida, e os encontros são planejados para incluir aulas expositivas, resolução de exercícios e estudos em grupo. A estratégia de divulgação inclui o uso de redes sociais, visitas às escolas estaduais, municipais e privadas. 2) Execução: Durante a execução do programa, as aulas ocorrem conforme o planejado, utilizando a plataforma POTI como apoio indispensável. Os encontros, distribuídos ao longo das semanas pares e ímpares, são estruturados para abordar módulos específicos de Geometria, Combinatória, Álgebra e Teoria dos Números. Testes (simulados) periódicos são realizados ao final de cada módulo para avaliar o progresso dos alunos. O primeiro ciclo de avaliações ocorre de maio para junho, marcando o encerramento dos módulos iniciais, o segundo ciclo em agosto e o terceiro ciclo em setembro. 3) Avaliação das Ações pela Equipe e pelos Participantes: Ao final de cada ciclo, a equipe conduz uma avaliação interna abrangente, analisando a eficácia das estratégias pedagógicas, a participação dos alunos e a realização dos objetivos propostos. Simultaneamente, os participantes são convidados a fornecer feedback sobre a experiência, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. Os testes periódicos e avaliações ao longo do programa são instrumentos valiosos para medir o progresso dos alunos. OBS.: o POTI terá continuidade até o mês de dezembro do ano vigente, onde o cronograma após setembro será detalhado no próximo projeto.