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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Educação e Relações Raciais - Estratégias de Atuação Junto à Área de Ciências da Natureza
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
16/12/2019
Previsão de Fim:
31/03/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/12/2019 31/03/2020
Cristiane Sousa da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/12/2019 31/03/2020
Francisco Ginueldo da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 31/12/2019 31/03/2020
Iago Xavier dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 31/03/2020
Viviane de Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 31/03/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Neabi - Campus Jaguaribe Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 600,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.194,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A discussão sobre relações raciais no Brasil, conforme Lino (2012), é permeada por uma diversidade de termos e conceitos. O uso destes, muitas vezes, causa discordâncias entre autores, intelectuais e militantes com perspectivas teóricas e ideológicas diferentes e, dependendo da área do conhecimento e do posicionamento político dos mesmos, pode até gerar compreensões diversas. Nesse sentido, o presente projeto versa por estabelecer um movimento de pensar a desconstrução do racismo e as Ciências da Natureza, trazendo à tona o modo como alguns docentes do ensino superior assumem ou já assumiram um trabalho com a questão racial e podem avançar em uma educação anti-racista em sala de aula. Logo, Alguns questionamentos são possíveis de serem feitos: por que repensar o ensino superior e médio na Área das Ciências da Natureza? Como fazê-lo? Por que tudo isso pode ajudar a aproximar as Ciências da Natureza da questão racial? São problematizações que o projeto pretende refletir e a partir de palestras e oficinas junto à docentes e discentes da comunidade interna e externa ao IFCE promover aproximações das pautas raciais com os conteúdos trabalhados no ensino.
Justificativa
Antes de responder às questões anteriormente levantadas, cabe evidenciar que neste projeto o termo “ensino de Ciências” é utilizado em relação à prática escolar dedicada ao ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos e de seu impacto social (SILVA, 2013). Mais especificamente, conhecimentos produzidos no campo das Ciências Naturais, organizados no sistema escolar na forma de disciplinas: Ciências Naturais, no Ensino Fundamental e Biologia; Física e Química no Ensino Médio, considerando a especificidade dos Institutos Federais do Ceará no contexto dos campi de Jaguaribe e Fortaleza. É importante destacar que a necessidade de “lidar” com as relações étnicoraciais é indicada por muitos dos/as professores/as que não se sentem preparados para realizar esse trabalho, seja pela falta de uma formação anti-racista, ou mesmo por não haver conhecimento didático que subsidie a constituição de aulas que relacionem essas pautas com as ciências da Natureza. É comum identificar a existência de professores/as que procuram “contornar” essas situações limites sem enfrentá-las, outros/as recorrem aos conhecimentos e ferramentas que têm às mãos, como Silva (2009) em sua Tese intitulada "A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências : diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos"bem indica. É nesse contexto que docentes, assim como a literatura na área, apontam a inexistência de materiais didáticos adequados para lidar pedagogicamente com a diversidade étnico-racial. Ressalta-se, conforme Souza (2001), Oliveira (2001) e Oliveira (2002), alguns exemplos desses/as autores/as que evidenciam a importância da produção de materiais didáticos adequados, principalmente, livros didáticos e para-didáticos que contribuam para processos educativos que orientem relações étnico-raciais positivas.
Público Alvo
Docentes das Áreas de Ciências Naturais de Escolas Públicas de Fortaleza e de Jaguaribe
Objetivo Geral
Estabelecer formações a partir de palestras e oficinas ligadas à pauta de uma educação anti-racista na Área das Ciências Naturais, considerando a utilização de autores, recursos didáticos e metodologias relacionadas às relações raciais.
Objetivo Específico
- Estabelecer palestras sobre uma educação anti-racista nas Ciências da Natureza; - Propor metodologias de ensino para a Área das Ciências da Natureza; - Construir estratégias de ensino-aprendizagem que levem à constituição de um banco de dados para trocas de informações entre docentes sobre relações étnico-raciais na Área das Ciências da Natureza.
Metodologia
- Palestras a serem realizadas por professores de Universidades e Institutos Federais que atuem na Área da Ciências da Natureza relacionando-às à temática das relações raciais; - Envolver os estudantes dos Neabis Fortaleza e Jaguaribe na realização de oficinas que discutam a temática proposta; - Mobilizar, através de divulgações, as escolas públicas no entorno dos campi Fortaleza e Jaguaribe para realização e participação de docentes e demais educadores nas palestras e oficinas.