Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
APRENDENDO E BRINCANDO COM A MATEMÁTICA: Uma visão Lúdica das Quatro Operações
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
12/12/2019
Previsão de Fim:
19/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
120
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
130
Carga Horária de Execução do Evento:
21
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Minicurso
Nome do Responsável:
Flavia Cristiana da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Douglas Eliakim Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Eduardo Matheus da Silva Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Flavia Cristiana da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/12/2019 19/12/2019
Francisca Dayane de Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Francisco Vieira da Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Guilherme Silva de Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
José Alisson Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Jurdan Rodrigues da Conceiçao IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Laila Cristina Gonçalves Calou IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Marcos Vinicius Alves Conrado IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Marcos Vinicius Leite dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Maria Valéria Queiróz Vidal IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Nathan Rafael Miranda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Núbia Rafaela Gonçalves Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Victor Maciel Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 21 12/12/2019 19/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEF. Professora Iva Emídio Gondim Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto será realizado na Escola de Ensino Fundamental Iva Emídio Gondim, que fica localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro do Norte-CE, chamado João Cabral, de população historicamente classe baixa e de muitos históricos de criminalidade. Desta forma, vimos uma oportunidade de desenvolver um trabalho com crianças desta localidade, que pudessem de forma lúdica suprir algumas necessidades referente a educação escolar. Através do contato com alguns membros dessa instituição, foi relatado a dificuldade que os alunos do 5° ano possuem no trabalho com as quatro operações básicas. Com isso, organizamos um projeto que tem por objetivo promover aprendizagem das quatro operações básicas da matemática de forma lúdica. O fato de os alunos chegarem no fundamental II sem conhecer as quatro operações básicas da matemática é muito preocupante, isso ocorre em quase todas as escolas públicas do Brasil. Na Escola de Ensino Fundamental Iva Emídio Gondim não é muito diferente, logo, por isso, foi escolhido esse tema. A escola acolhe um público de alunos do ensino Fundamental I e II, no período da manhã e tarde. E no período da noite na modalidade de EJA- Educação de Jovens e Adultos. Mas iremos trabalhar apenas com Fundamental I no mês de dezembro de 2019, com aproximadamente 120 alunos.
Justificativa
O fato dos alunos chegarem no fundamental II sem conhecer as quatro operações básicas da matemática (soma, subtração, divisão e multiplicação) é muito preocupante, pois, se não for superada o quanto antes, isso gerará uma dificuldade que levarão para o resto da vida. Logo observou-se a necessidade de se trabalhar essas operações de maneira lúdica e divertida, buscando assim, prender a atenção e fazer com que os alunos consigam assimilar melhor esse conhecimento que é de extrema importância para desenvolvimento escolar e social visto que a matemática faz parte do cotidiano de todas as pessoas. O projeto proporcionará um momento de descontração e, ao mesmo tempo, de muito aprendizado, além que, por se tratar de uma metodologia diferenciada, deve alterar a visão dos alunos em relação à matemática quebrado assim o paradigma dessa disciplina ser muito difícil.
Público Alvo
Teremos como público indireto, os professores, coordenadores, diretora, protagonistas e a supervisora, em que, estarão presentes no momento da aplicação do projeto, podendo obter conhecimento das atividades aplicadas, porém as atividades não serão voltadas para eles. Assim, será público direto os alunos do 5° ano (manhã e tarde), tendo um total de 120 alunos, os quais estarão de forma participativa diante das atividades.
Objetivo Geral
Promover aprendizagem das quatro operações básicas da matemática por meio de atividades lúdicas
Objetivo Específico
• Apresentar história da matemática por meio de animações; • Trabalhar conteúdos matemáticos através de jogos; • Usar a ferramenta do bingo para ensinar as quatros operações básicas. • Desenvolver atividades lúdicas com as operações matemáticas.
Metodologia
A partir do contato com membros da Escola de Ensino Fundamental Iva Emídio Gondim, relatou-se a existência de uma carência educacional nos alunos com relação ao manuseio das 4 operações básicas da matemática. Nosso projeto se restringe ao trabalho com essas operações, de forma a examinar os conhecimentos dos alunos através da matemática lúdica. A aplicação do projeto se iniciará como uma apresentação de fantoches e vídeo de animação, onde será contada uma história sobre uma das contribuições do desenvolvimento da matemática ao longo dos anos. A atividade tem o intuito de manter a atenção das crianças, além de despertar o interesse e a curiosidade dos alunos com relação à matemática. Faremos uma breve gincana, com alguns jogos matemáticos, que trabalharão as operações básicas da matemática, para que os alunos aprendam e se divirtam simultaneamente. No decorrer da gincana faremos pausas para sortear alguns brindes, que são constituídos de materiais escolares. Realizaremos um bingo matemático, onde as crianças devem fazer cálculos que contenham as quatro operações básicas, para obter os números que devem ser marcados nas cartelas. O aluno que ganhar, de acordo com as leis dos bingos normais, receberá uma premiação. Faremos o jogo da caixa sortida, onde terão dentro dela algumas perguntas. E se acertarem ganharam prêmios.