Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
TURISMO COMUNITÁRIO - CAMINHO COLABORATIVO COM O POVO INDÍGENA ANACÉ - CAUCAIA - CEARÁ
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
16/12/2019
Previsão de Fim:
23/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anna Erika Ferreira Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amadeu Correia Batista Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Anna Erika Ferreira Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/12/2019 23/12/2020
Carolinne Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Erica Maria Bezerra Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Iago Barreto Soares Fotógrafo Autônomo Integrante Sem vínculo Não 2 16/12/2019 23/12/2020
JAIR BEZERRA DOS SANTOS JÚNIOR UFC Integrante Sem vínculo Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Miguel Emanuel Furtado da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Tavila da Silva Rabelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Ursula Avelino de Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Victor Henrique Sinval Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 16/12/2019 23/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Labocart/Geografia - UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.500,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma interação anfitrião-visitante, cuja participação é significativa para ambos e gera benefícios econômicos e de conservação para as comunidades e o meio ambiente local.O termo Turismo de Base Comunitária ou TBC é aplicado a várias atividades, operações e empreendimentos que dizem respeito a uma comunidade que recebe visitantes. São as visitas a um lugar onde a comunidade está envolvida na apresentação dos seus moradores e patrimônios como atrações ou oferecendo um leque de mercadorias (produtos agrícolas ou artesanato), que constitui o elemento “turístico” do conceito.A denominação turismo comunitário é derivada de modalidades do turismo, conhecidas pelos termos turismo cultural ou etnoturismo, ecoturismo e agroturismo, como é explorado na fundamentação teórica que se apresenta. Parte-se da denominação de turismo comunitário como uma estratégia para que populações tradicionais, independente do grau de descaracterização frente à hegemonia das sociedades urbanas industriais, sejam protagonistas de seus modos de vida próprios, tornando-se uma alternativa possível ao modo de vida materialista-consumista. Não obstante à essa realidade, constam diversas comunidades no estado do Ceará, dentre as quais o povo Jenipapo-Kanindé que desenvolve o TBC no município de Aquiraz, dentre outras que almejam desenvolver tal iniciativa em seus locus territoriais.
Justificativa
O turismo comunitário é uma estratégia para que populações tradicionais, independente do grau de descaracterização frente à hegemonia das sociedades urbanas industriais, sejam protagonistas de seus modos de vida próprios, tornando-se uma alternativa possível ao modo de vida materialista-consumista (SAMPAIO, 2005). O turismo comunitário vale-se da vitrine que representa o setor de turismo atualmente, o que significa que ele se apropria da racionalidade vigente, contudo privilegiando o cálculo de conseqüências de ganhos coletivos. Fazer cálculos de conseqüências é vital para aprender a conviver com uma racionalidade hegemônica utilitarista, isto é, privilegiam-se resultados econômicos de curto prazo e socializam-se prejuízos socioambientais de médio e longo prazo, que é a lógica que prevalece nas sociedades urbanas contemporâneas. Saber conviver com esta lógica antagônica é mais do que superar a paralisia de não se fazer nada diante do Leviatan - que se não bastasse o Estado hobbesiano, agora se tem o Mercado (HOBBES, 2000). É também apreender a conviver com a tolerância a outros modos de vidas, o que não significa necessariamente compartilhar da mesma racionalidade. Comunidades que além de apresentarem potencialidades turísticas e apresentam interesse por construir uma estratégia de turismo comunitário são fundamentais para esta atividade darem certo. Ressasta-se, ainda, que o treinamento é voltado a técnicos de grupos e instituições com atividade de turismo de base comunitária em desenvolvimento e com interesse em trabalhar a sustentabilidade e o fortalecimento comunitário nos respectivos programas.
Público Alvo
Aldeia Indígena Japuara - Povo Anacé
Objetivo Geral
Oferecer um Curso de Multiplicadores: Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária a ser desenvolvido na Aldeia Japuara, do Povo Anacé.
Objetivo Específico
- Oferecer uma formação para Multiplicadores de TBC por meio de um Curso estruturado em Módulos; - Desenvolver a Identidade do Projeto de turismo Comunitário do local junto com os partícipes do processo; -
Metodologia
Estruturar a presente proposta em Módulos os quais consistem em--> CONTEÚDO I. TBC e Ecoturismo: conceituação e as realidades brasileira e amazônica; II. A preocupação ambiental nas atividades de TBC e Ecoturismo; III. Mudanças sociais e econômicas; IV. Modelos de gestão e governança; V. Técnicas de planejamento e gestão; VI. Comercialização e promoção; VII. Visita in loco nasEeenvolsdane Pousadas da Região, abordando temáticas dos setores de lazer, alimentos & bebidas, hospedagem, gerenciamento e organização comunitária para o turismo.