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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Clube de Leitura Camusim
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
06/01/2020
Previsão de Fim:
06/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Centros de Inclusão Digital e Social
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Lucia Barbosa Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edlania Teles Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/01/2020 06/01/2021
Lilia Ricardo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/01/2020 06/01/2021
Maria Lucia Barbosa Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/01/2020 06/01/2021
Maria Mariana Oliveira Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/01/2020 06/01/2021
Valdeirla Maria Domingos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/01/2020 06/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Autor de O estrangeiro (1942) e O mito de Sísifo (1942), o escritor franco-argelino Albert Camus (1913-1960), ganhador do prémio Nobel de Literatura em 1957, possui um legado que ultrapassa sua produção literária, compondo-se, também, como um filósofo do seu tempo. Nesse percurso criativo, compreende-se que as suas obras possibilitam ao leitor uma travessia entre a solidão, a lucidez e a pobreza, em contraste com a vitalidade, o sol e a esperança, diluídos em escritos que ressaltam seu incômodo diante das circunstâncias da vida, questionando, assim, o sentido da (in)existência humana. Em face disso, seu posicionamento estético-filosófico encaixava-se em ideias pautadas na justiça e na empatia, em uma ética humana nascida e reverberada para além do caos de vivre sa vie, portanto, atuando em um papel semelhante ao de um professor, ao passar pelo deserto, o indivíduo aprendiz além de aprender sobre o real sentido da vida, passa também a ensinar com base em suas experiências. Em virtude dos acontecimentos alusivos à trajetória de Camus, observa-se que as narrativas de caráter quase autobiográfico do autor perpassam discursos plurais e que sua filosofia baseada na ideia do “absurdo” procura enxergar o mundo com os olhos desnudos dos estereótipos, das massas e das mídias, além de fomentar a crença de que dias melhores estão por vir, mediante uma escrita sensível, necessária e importante. Zygmunt Bauman reconhece na 44º carta de sua obra 44 cartas do mundo líquido moderno (2011) as dificuldades da leitura e o fascínio que se desvela da obra do autor de A morte feliz (1971). Sob o crivo de Bauman, pondera-se que os pensamentos de Camus são guiados pela condição do questionamento do destino humano e pelas perspectivas voltadas para o caminho que os homens escolhem traçar, visto que é aceitável e indispensável pensar nos modos da (re)existência, sem entrelaçá-la ao confronto e ao desejo incessante de liberdade. À luz dessa discussão que tem como objeto de estudo os caminhos percorridos por Albert Camus, pretende-se executar o Projeto de extensão intitulado Clube de Leitura Camusim, que nasce a partir da feitura de outro Projeto de Extensão do IFCE Campus Camocim, já em andamento, o Cineclube CamoSim. Nesse sentido, busca-se por meio das leituras, análises e discussões uma compreensão acerca das histórias das obras do escritor franco-argelino, bem como intui-se entender as ideias imbuídas por trás de seus textos e os olhares provocados pelas múltiplas interpretações estimuladas pela peculiaridade de seus escritos. Sob a necessidade de ser trabalhado o acervo de Camus nos espaços de ensino, anseia-se que o projeto atravesse os ambientes acadêmicos e adentre em espaços livres e públicos, a fim de que se permita um intercâmbio de saberes entre as idealizadoras do referido projeto e os sujeitos que desconhecem ou possuem pouca afinidade com os escritos do autor. Além disso, em consonância ao tripé de ensino, pesquisa e extensão, o Clube de Leitura Camusim aspira que as reflexões acerca da obra do escritor sejam estudadas em contato direto com as obras de escritores como Liev Tolstói, Franz Kafka, Herman Melville, Milan Kundera, José Saramago, Clarice Lispector, dentre outros, delineando a criação de diálogos que fundamentem debates regidos pelas temáticas que abarcam as experiências humanas.
Justificativa
Partindo-se mais uma vez de Bauman, deve-se compreender a ideia de tempos líquidos que está submersa nas obras do escritor franco-argelino. Em vista disso, a liquidez pode ser definida como um fenômeno que ocasiona uma inconstância nas relações, nos comportamentos, nas situações, em que nada premanece, em nada fixam-se os olhos. Em alusão a esses movimentos observados no atual contexto em que vivemos, entende-se que as necessidades alusivas à solidão de algo já não parecem ser tão necessárias e que o conhecimento que se perpetua fácil é o mais aceito e, de certo modo, o mais válido e/ou legitimidado. Pertinente à resistência líquida abordada por Bauman, aumenta-se o número de jovens que não possuem um expressivo interesse pelo exercício da leitura, sobretudo as que concernem às narrativas literárias e de cunho filosófico. Em razão disso, nota-se uma difusão de pensamentos apáticos e pouco problematizadores em relação à ausência de leituras que manifestam um poder de transbordamento e legitimação em seus leitores, de tal maneira que se evidencia um processo de desvalorização à reflexão de questões inerentes ao nosso tempo e que podem ser discutidas com base nas ideias de escritores canônicos e contemporâneos. Assim sendo, este projeto justifica-se pela tentativa de explorar o acervo de grandes escritores, partindo-se de ramificações advindas das ideias de Albert Camus, ecoando por meio da partilha das suas obras, exercícios de autoconhecimento e reflexão no público que participará dos encontros, ansiando-se, por ora, que a cada ação os agentes e os ouvintes se desenvolvam e evoluam como sujeitos mais críticos, provocadores, que ressignificam e fortalecem seus olhares diante da realidade de diferentes mundos.
Público Alvo
Alunos de escolas públicas e comunidade em geral.
Objetivo Geral
Promover, por meio de círculos literários, a leitura, a análise e a intepretação das obras de diferentes autores, com base no acervo literário e filosófico de Albert Camus.
Objetivo Específico
- Demandar junto às instâncias superiores do IFCE materiais e suportes necessários para o fortalecimento e expnasão do Clube de Leitura Camusim. - Possibilitar, por meio de uma troca, saberes apanhados através da leitura e compreensão das obras. - Proporcionar círculos de leitura, bem como saraus, que acontecerão a fim de potencializar os textos lidos, além de ouvir e dar voz aos participantes do projeto mediante a manifestação de outras artes.
Metodologia
Os encontros presenciais do Clube de Leitura Camusim acontecerão às quartas-feiras, quinzenalmente, das 16h às 18h, nas dependências do IFCE Campus Camocim e nos espaços abertos e públicos de Camocim, como em escolas, praças, praias, entre outros. A execução do projeto obedecerá à seguinte ordem: - Abordagem geral sobre o que será tratado durante o encontro. - Leitura, análise e discussão acerca das obras lidas. Cabe salientar que a leitura integral das obras não se dará durante os encontros presenciais, portanto, durante os encontros presenciais do clube, serão relidos, analisados e discutidos os trechos selecionados pelos leitores. - Breve explanação sobre o que será debatido no próximo círculo literário. As ações trabalhadas durante o Clube de Leitura Camusim, propõem a construção de leitores críticos, ativos e atentos perante às realidades que os rodeiam e que são dialogadas com as temáticas apresentadas por meio das obras. Nessa perspectiva, elucida-se que além da leitura das obras, os participantes podem expressar seus pontos de vista, suas interpretações, suas teses mediante a manifestação de outras artes, como o cinema, as artes plásticas, a poesia, a música etc. Dessa forma, visa-se a realização do movimento chamado Sarau na rua, atividade pertencente ao Clube de leitura Camusim, que objetiva expandir-se pelas ruas de Camocim, através de apresentações literomusicais, que acontecerão uma vez ao mês. Abaixo, segue o cronograma com as obras que serão lidas e analisadas durante o ano: JANEIRO/2020: Planejamento e organização das atividades do clube de leitura FEVEREIRO/2020: O avesso e o direito (1937), de Albert Camus MARÇO/2020: O estrangeiro (1942), de Albert Camus ABRIL/2020: A metamorfose (1915), de Franz Kafka MAIO/2020: O exílio e o reino (1957), de Albert Camus JUNHO/2020: A festa da insignificância (2014), de Milan Kundera JULHO/2020: Planejamento e organização das atividades para o 2º semestre AGOSTO/2020: Bartleby, o escrivão (1853), de Herman Melville SETEMBRO/2020: O mito de Sísifo (1942), de Albert Camus OUTUBRO/2020: Anna Kariênina (1877), de Liev Tolstói NOVEMBRO/2020: Anna Kariênina (1877), de Liev Tolstói DEZEMBRO/2020: A morte feliz (1971), de Albert Camus