Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Encontros em Libras/ Café com Libras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
27/01/2020
Previsão de Fim:
22/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
51
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Marco
Jijoca de Jericoacoara
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego Antonio Alves de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Diego Antonio Alves de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/01/2020 22/01/2021
Maria Jarlene Araujo Paulo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/01/2020 22/01/2021
Quedna Rebeca dos Santos Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/01/2020 22/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Encontros em Libras é uma ação de divulgação da Língua Brasileira de Sinais - Libras no Âmbito do IFCE Campus Acaraú com o objetivo de oportunizar momentos de interação entre o público interno e externo, priorizando a participação de sujeitos surdos, nativos da Língua de Sinais Brasileira, como agentes divulgadores da Cultura surda e, oportunizando aos alunos, servidores, e a comunidade o contato e a prática da Libras fora do ambiente de aula.
Justificativa
O campus de Acaraú do IFCE, tem em sua grade curricular dos cursos superiores uma disciplina de Libras, ofertando o conhecimento básico deste componente, e por se tratar de uma língua há a necessidade de interação e prática para que os conhecimentos adquiridos na nova língua propiciem habilidades de fluência do uso da mesma. A Língua Brasileira de Sinais - Libras é reconhecida pela lei federal 10.436/2002, que a reconhece como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas no Brasil e o Decreto Federal 5.626/2005 traz no seu artigo 26 o seguinte: "O Poder Público, as empresas concessionárias de serviços públicos e os órgãos da administração pública federal, direta e indireta, deverão garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva o seu efetivo e amplo atendimento, por meio do uso e da difusão da Libras e da tradução e da interpretação de Libras - Língua Portuguesa." E como forma de garantir a manutenção da lei propõe-se este projeto como forma de divulgação da Libras, inclusão de pessoas surdas e da prática de uma outra língua.
Público Alvo
O público alvo deste projeto está voltado a comunidade em geral dos municípios que compõem a região do Baixo Acaraú, entre surdos e ouvintes com fluência na língua ou não, familiares de surdos, profissionais da educação da área, entusiastas da língua de sinais e qualquer pessoa com interesse de aprender e desenvolver a prática da língua.
Objetivo Geral
Divulgar e Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais.
Objetivo Específico
Incentivar o uso da Libras dentro e fora do campus do IFCE Acaraú; Proporcionar momentos de interação em Libras; Divulgar a cultura surda; Ensinar e desenvolver habilidades com o uso da Libras.
Metodologia
Os Encontros em Libras se darão por meio de ações simples ou complexas de eventos tais como: Reuniões, debates, cafés filosóficos, bate-papo, encontros, seminários, palestras, simpósios, passeios e visitas guiadas em Libras e eventos esportivos e/ou culturais que envolvam surdos e ouvintes e o uso da Língua de Sinais Brasileira, como língua de interação e comunicação destes eventos. Os encontros deverão ser realizados semanalmente com carga horária de 2 a 4 horas, incluindo as ações de planejamento dos eventos. Mediado por um dos participantes da Equipe executora, Coordenador ou participante extensionista com relevante conhecimento e habilidade para conduzir o evento planejado.