Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Iniciação Esportiva
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
02/03/2020
Previsão de Fim:
19/06/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Fortaleza
Caucaia
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fernando Michael Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/03/2020 19/06/2020
Klertianny Teixeira do Carmo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/03/2020 19/06/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE Campus Caucaia Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de Iniciação Esportiva é uma ação de extensão que será desenvolvida pelo Campus avançado do Pecém em parceria com o Campus Caucaia, e consiste no treinamento e aprendizagem dos aspectos técnicos e táticos inerentes as modalidades de Vôlei e Basquetebol para jovens com faixa etária a partir dos 14 anos de idade.
Justificativa
Um projeto de extensão que vise fomentar a prática esportiva torna-se relevante para potencializar os benefícios do Esporte na formação do indivíduo e transformação da sociedade (UNESCO, 2013), uma vez que pode permitir um maior empoderamento dessas práticas para o contexto do lazer e do cotidiano, bem como, as experiências e atitudes construídas nesse processo. A existência de possibilidades ampliadas para prática de algumas modalidades esportivas (ex. Futsal e Futebol), em detrimento da limitação para outras modalidades (ex. Basquetebol, Voleibol, entre outras), aumenta a necessidade de promoção do esporte na cidade de Caucaia, através do desenvolvimento de um projeto de extensão. Desta forma, ampliar essas experiências pode colaborar, a curto prazo, para o desenvolvimento esportivo e social dos jovens praticantes.
Público Alvo
Meninos e meninas com faixa etária a partir dos 14 anos de idade, residentes nas cidades de Caucaia, Fortaleza e São Gonçalo.
Objetivo Geral
Desenvolver a prática esportiva do Basquetebol e Voleibol através da aprendizagem dos aspectos técnico-táticos e socioculturais inerentes as modalidades, respeitando o processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade.
Objetivo Específico
- Desenvolver experiências esportivas ampliadas por meio do Vôlei e Basquetebol; - Desenvolver conhecimentos relativos ao processo formativo para cidadania, integralidade e criticidade, por meio de uma prática refletiva e de uma teoria vivida; - Construir manifestações de lazer relativas às modalidades esportivas, atuando, também, na organização de eventos esportivos e análise de jogo; - Contribuir para o desenvolvimento do Esporte na região metropolitana de Fortaleza; - Fomentar a descoberta de talentos e formação de equipes esportivas nos campi avançado do Pecém e Caucaia.
Metodologia
As atividades acontecerão no ginásio poliesportivo do IFCE Campus Caucaia, parceira do projeto, conforme calendário letivo da instituição. As aulas serão realizadas pelo professor de Educação Física do IFCE Campus Avançado Pecém, auxiliado pela Professora Klertianny Teixeira do Carmo, pertecente ao Campus Caucaia. A participação dos alunos deverá ser autorizada pelos pais/responsáveis, para menores de idade, por meio do preenchimento e assinatura do termo de autorização para prática de atividades físicas e esportivas relativas a ação de extensão. Quanto à permanência do aluno no projeto, é necessário que o mesmo possua uma frequência acima de 75% nas atividades propostas para gozar do direito aos demais processos avaliativos e certificação. Serão criadas duas turmas de iniciação esportiva, sendo uma turma de Basquetebol e outra turma de Voleibol. As aulas serão realizadas, inicialmente, nas segundas-feiras e sextas-feiras, com duração de uma hora para cada sessão de treino, exceto em semanas de eventos e ações excepcionais que necessitem de modificação da hora-aula ou sua reposição. As aulas serão estruturadas conforme recomendações para a elaboração de uma Formação Esportiva Universal (GONZÁLEZ; BRACHT, 2012; OLIVEIRA; PERIM, 2009; UNESCO, 2013), considerando conteúdos e propostas pedagógicas elaboradas para esse processo. As aulas serão ministradas com a prática dos aspectos técnico-táticos e representação social inerentes as modalidades. Durante o projeto, serão realizados testes físicos e preenchimento da ficha de anamneses com o objetivo de monitorar a condição física e a saúde dos praticantes. A inscrição do aluno no projeto acontecerá mediante preenchimento do formulário de inscrição da extensão, entraga da foto 3x4 e do atestado médico de saúde ou assinatura do termo de responsabilidade pelo responsável legal. A certificação do aluno, ao final do projeto, será emitida caso seja solicitada junto ao campus e o aluno obtenha uma frequência acima de 75% de participação em todas as atividades propostas no projeto de extensão.