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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cine NAPNE: cultura e educação para a quebra de barreiras atitudinais.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
10/08/2025
Previsão de Fim:
11/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lilian Cristina Castro de Carvalho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Maria Pereira Bispo dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/08/2025 11/02/2026
Antonia Daiana Andrade de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/08/2025 11/02/2026
Filipe Fontenele Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/08/2025 11/02/2026
Jessica Maria Silva Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 10/08/2025 11/02/2026
Jesus de Nazareno Ribeiro Portela IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/08/2025 11/02/2026
José Rikley Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/08/2025 11/02/2026
Juliano Matos Palheta IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 10/08/2025 11/02/2026
Lilian Cristina Castro de Carvalho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/08/2025 11/02/2026
MARIA EDUARDA DA SILVA ALBUQUERQUE UNIINTA Integrante Sem vínculo Não 4 10/08/2025 11/02/2026
Maria Vivina Lima Oliveira Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/08/2025 11/02/2026
Michelle Arrais Guedes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/08/2025 11/02/2026
Samuel Vitor Alves Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 10/08/2025 10/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão e o respeito à diversidade são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e consciente. No ambiente educacional, especialmente em instituições públicas, é essencial desenvolver ações que promovam o conhecimento, a empatia e a valorização das diferenças. Dentre essas ações, o cinema se destaca como uma poderosa ferramenta pedagógica e cultural, capaz de sensibilizar, informar e inspirar. Pessoas com deficiência são aquelas que apresentam limitações de longo prazo, sejam elas de ordem física, intelectual, mental ou sensorial. Essas condições, quando associadas a barreiras sociais, atitudinais ou estruturais, podem dificultar sua plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades com os demais cidadãos. As barreiras atitudinais são atitudes negativas, preconceitos e julgamentos que muitas pessoas têm em relação às pessoas com deficiência. Onde a sociedade acredita que pessoas com deficiência não são capazes de realizar determinadas atividades. Mesmo que não sejam visíveis, essas barreiras atrapalham bastante a inclusão e o dia a dia dessas pessoas. Elas aparecem em vários lugares, como no trabalho, na escola ou até em simples conversas. Vencer essas barreiras é muito importante para que todos possam conviver de forma justa e igualitária. Com o objetivo de garantir o acesso, a permanência e a inclusão dos estudantes com deficiência nos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), bem como a quebra de barreiras atitudinais dos discentes, servidores e público em geral, a Coordenadoria do NAPNE atua no fortalecimento de políticas inclusivas e na promoção da acessibilidade no ambiente acadêmico. Tais ações são garantidas pela Lei Nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais pela pessoa com deficiência, visando à inclusão social e à cidadania. Pautado na legislação em tela, o NAPNE propõe, neste projeto a exibição de filmes que abordam a vivência de pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de ampliar o entendimento sobre as diferentes formas de deficiência — física, sensorial, intelectual e psicossocial — e suas implicações sociais e humanas. Destinado a estudantes, servidores e servidoras do IFCE Campus Sobral e também à comunidade externa, o projeto busca criar um espaço de reflexão crítica e diálogo aberto sobre os desafios e potencialidades das pessoas com deficiência, nos ambientes educacionais. A exibição do filme, ocorrerá, preferencialmente, no turno da tarde e será organizada pelo aluno bolsista com orientação do professor coordenador. Após a exibição do filme haverá um debate mediado pelo aluno bolsista e pelos integrantes do projeto.
Justificativa
Visando a importância de assegurar às pessoas com deficiência o pleno exercício de seus direitos e liberdades em igualdade de condições, torna-se fundamental fomentar ações que promovam a conscientização, o compartilhamento de vivências e o acesso a instrumentos que contribuam para esse objetivo. Nesse cenário, este projeto se destaca por seu papel relevante na promoção da acessibilidade, oferecendo conteúdos informativos e inclusivos que favorecem a participação ativa e equitativa de todos os envolvidos. A escolha pelo cinema como recurso central do projeto se justifica por seu alcance e linguagem acessível, além de seu potencial para despertar emoções e transformar percepções. Ao apresentar narrativas reais ou ficcionais que rompem com estigmas e mostram a força da diversidade humana, esta iniciativa contribui diretamente para a formação cidadã, o combate ao preconceito e o fortalecimento de uma cultura inclusiva dentro e fora do ambiente acadêmico. A proposta é que esse contato contribua para o desenvolvimento de uma postura mais empática, consciente e comprometida com a promoção da acessibilidade e da inclusão social.
Público Alvo
Comunidade acadêmica de instituições de ensino públicas (UFC e UVA) e privadas (UNIINTA e Faculdade Luciano Feijão). Comunidade acadêmica de escolas particulares (Farias Brito, Luciano Feijão, Sagrado Coração de Jesus etc) e de escolas públicas (EEM Dom José Tupinamba da Frota etc). bem como pessoas interessadas nas temáticas da acessibilidade e inclusão, principalmente dos bairros próximos ao IFCE, campus Sobral, a saber: Bairro Pedrinhas e Bairro Derby, perfazendo um total de 70 participantes, com diferentes faixas etárias, uma vez que a classificação dos filmes escolhidos será livre.
Objetivo Geral
Promover um canal para transmissão de conhecimentos a fim combater as barreiras atitudinais no campus e diminuir o preconceito capacitista.
Objetivo Específico
1. Promover o compartilhamento de conhecimentos e experiências acerca das dificuldades enfrentadas, nos diversos ambientes sociais, pelas pessoas com algum tipo de deficiência. 2. Informar e conscientizar as pessoas sem deficiência sobre a importância de apoiar as pessoas com deficiência em suas necessidades específicas. 3. Promover o desenvolvimento de novas atitudes que possam favorecer a inclusão da pessoa com deficiência nos ambientes sociais. 4. Fazer convite a associações, para fazer-se presente por ocasião da exibição do filme, como por exemplo a APAE - Sobral.
Metodologia
O projeto será realizado no auditório do IFCE – Campus Sobral, com a exibição de filmes ou vídeos que convidam à reflexão sobre atitudes inclusivas, o enfrentamento do capacitismo e a construção de uma cultura de respeito e valorização das diferenças. A atividade será desenvolvida com frequência mensal, contando com ampla divulgação junto à comunidade interna e externa do campus. A referidas divulgação se realizará por meio de cartazes, redes sociais, site oficial dentre outros meios via internet. Também será realizada visitas as escolas e instituições de ensino superior para a divulgação do projeto à comunidade externa. Nas reuniões mensais do NAPNE, será definido o filme a ser exibido no mês vigente, com temáticas alinhadas aos objetivos deste projeto. O bolsista será responsável pela exibição do filme, bem como pela articulação das dinâmicas e do debate entre os participantes, além da divulgação do Cine NAPNE. Todas essas ações serão supervisionadas pelos inte-grantes do projeto. Ao final de cada sessão, será elaborada uma resenha sobre o filme exibido, como forma de consolidar as reflexões e aprendizagens construídas de forma coletiva. A proposta visa estimular reflexões que contribuam para o fortalecimento da inclusão, da acessibilidade e da superação de barreiras atitudinais, não apenas no IFCE, mas em todos os espaços onde se encontrem pessoas com necessidades específicas.