Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento dos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte 2025
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Egressos
Data de Início:
30/07/2025
Previsão de Fim:
31/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Abaiara
Acopiara
Antonina do Norte
Barbalha
Brejo Santo
Caririaçu
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Reunião
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Junio Moreira de Alencar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicera Valeria Figueiredo Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/07/2025 31/12/2025
Junio Moreira de Alencar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/07/2025 31/01/2026
Marcos Aurelio Silva Barros Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/07/2025 31/12/2025
Maria Dias de Menezes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/07/2025 31/12/2025
Sheyla Graziela Crispim Lacerda IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 30/07/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Acompanhamento dos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte 2025 é uma ação da Comissão Permanente de Acompanhamento ao Egresso (CEPAE) do IFCE campus Juazeiro do Norte (IFCE-JN), com caráter de extensão e com inter-relações com a pesquisa e o ensino, que contribui para um melhor acompanhamento aos Egressos do curso Licenciatura em Matemática do IFCE-JN que vem sendo executada com sucesso em parceria com a equipe de comunicação do IFCE-JN e participação ativa dos estudantes (ingressos e egressos) do referido curso.
Justificativa
O curso de Matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte vem contribuindo com a formação de professores de matemática que atuam principalmente no Ensino Fundamental e Médio público e privado na Região do Cariri, Ceará, Brasil tão carente de profissionais qualificados nesse nicho educacional. Particularmente percebe-se que o rendimento escolar dos alunos de escola pública do ensino básico ainda é muito baixo em matemática. Os índices negativos no aprendizado matemático pode ser amenizado com a contribuição de mais professores de matemática qualificados. Nesse contexto, o presente projeto contribui a partir de um acompanhamento dos alunos egressos em matemática uma vez que tal acompanhamento pode ajudar na tomada de decisão da equipe pedagógica e professores de matemática para potencializar as contribuições do curso Licenciatura em Matemática para a formação cidadã e educacional da Região do Cariri. Além disso, levar ao conhecimento da sociedade as contribuições que o IFCE campus Juazeiro do Norte tem trazido para a formação educacional por meio das histórias de vida dos egressos do curso de matemática tem um forte potencial de causar um maior impacto positivo no que se refere a valorização e reconhecimento da instituição IFCE na região do Cariri. Consequentemente, o IFCE extende o potencial inclusivo e transformador na vida de diversos estudantes em especial aqueles que buscam uma melhor formação na região do cariri. Portanto, trata-se de uma ação que não apenas valorizam o professor de matemática, mas também potencializa a formação de novos professores dessa área e ajuda na superação do grande desafio que é o aprendizado matemático no Brasil (BRASIL, 2022; BRASIL, 2025; FILLOS; DE ANDRADE; BONETE, 2024)
Público Alvo
As escolas da rede privada e pública (principalmente) e familiares dos alunos egressos em matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte.
Objetivo Geral
Divulgar parte das contribuições do IFCE para a sociedade por meio da história de vida dos egressos do curso de matemática.
Objetivo Específico
Contatar os egressos do curso de matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte; Entrevistar alguns egressos do curso de matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte; Coletar e analisar dados dos Egressos junto ao banco de dados do IFCE campus Juazeiro do Norte Promover evento comemorativo do curso de matemática do IFCE campus Juazeiro do norte com a participação dos egressos do referido curso; Divulgar as entrevistas e demais produtos do projeto envolvendo os egressos do curso de matemática do IFCE campus Juazeiro do Norte por meio das mídias oficiais da referida instituição
Metodologia
Os dados dos egressos adquiridos serão analisados por meio de ferramentas da estatística básica; Será feito agendamentos de entrevistas com os egressos a partir do grupo do whatsapp dos egressos já criado de projetos anteirores; Os egressos entrevistados forneceram em suas falas insghts para uma melhor percepção das contribuições do IFCE para a sociedade através do curso de matemática. As entregvistas realizadas anteriormente dos outros projetos assim como as que serão feitas do presente projetos ajudarão a fazer uma análise qualitativa sobre a importância do curso de matemática do IFCE-JN para a sociedade; Será construído relatórios de observações do envolvimento dos egressos de matemática do IFCE campus Juazeiro para posterior elaboração textual que servirá para divulgação do presento projeto não apenas na mídias oficiais do IFE campus Juazeiro do Norte, mas também em eventos científicos. científico.