Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso de criação de codornas
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
15/01/2020
Previsão de Fim:
21/01/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Nadia de Melo Braz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Nadia de Melo Braz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 15/01/2020 21/01/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Geralmente os pequenos produtores rurais têm em suas propriedades a criação de galinhas caipiras destinadas para subsistência e/ou venda de seus subprodutos excedentes. No entanto, com o objetivo de aproveitar o espaço ja existente, muitos produtores criam, além dessas aves, várias outras espécies, como codorna, pato e perus, tornando a propriedade diversificada. A criação desses pequenos animais tem tido um aumento considerável, devido a procura de novos alimentos nutritivos e saudáveis. E para que a sua carne e ovos se torne presente nas mesas dos brasileiros, devemos estabelecer algumas práticas de manejo em sua criação que sejam implementadas pelos avicultores para que o processo de criação transcorra de forma equilibrada, sistemática e rentável.
Justificativa
No Brasil o aumento no consumo de carnes e ovos de aves exóticas está transformando a criação em boa alternativa (GEROMEL, 2018). Embora a criação de codornas já faça parte da cultura dos pequenos produtores, a prática dessa atividade não tem dado aos produtores rurais o retorno financeiro necessário para que os mesmos consigam cobrir os gastos com a produção e obviamente adquirir algum lucro. O conhecimento correto das técnicas de produção dessas aves visa formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualização quanto aperfeiçoamento profissional a cidadãos em atividade produtiva ou não. Dessa forma, serão abordados e discutidos alguns aspectos importantes para o conhecimento e planejamento dessa atividade, na tentativa de contribuir para que o pequeno produtor possa planejar a sua produção e, assim, gerar renda na propriedade familiar.
Público Alvo
Produtores rurais
Objetivo Geral
Capacitar profissionais para atuarem na área da produção de codornas, conhecendo as principais técnicas de manejo e os demais itens necessários para uma boa produtividade, buscando qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social da região.
Objetivo Específico
Gerenciar o empreendedorismo como alternativa para o desenvolvimento local; Conhecer os sistemas de produção de codornas; Aplicar de forma correta o manejo da criação extensiva e/ou confinada de aves; Aprender a utilizar adequadamente os equipamentos de acordo à aptidão produtiva das aves; Preparar e higienizar instalações e equipamentos; Fazer o manejo alimentar adequado a fim de suprir as necessidades fisiológicas da ave e maximizar sua produção; Controlar a condição sanitária dos animais, a qualidade da alimentação e da produção, bem como dos produtos derivados; Padronizar os procedimentos da atividade de coturnicultura na região; Aplicar a legislação para a produção e bem-estar animal; Preservar o meio ambiente e observar a legislação sanitária e ambiental; Atender a legislação vigente.
Metodologia
O curso se dará em aula expositiva utilizando recursos audiovisuais, incentivando aos alunos a falarem suas próprias experiências.