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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Deslimites: ativismo e inclusão sem barreiras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Luís do Curu
Umirim
Uruburetama
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alexsandra Sombra Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandra Sombra Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/03/2026
Caio Victor Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 01/03/2026
Carlos Manuel de Castro Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 01/03/2026
Emanoela Vieira Mendes de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Fatima Maria Martins Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Grazyellen Ferreira Ramos Castro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 01/03/2026
Jonas Torres Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Marcilio Costa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Mirelle Araujo da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Samia Paiva de Oliveira Moraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa promover o protagonismo de pessoas com deficiência por meio de ações educativas, culturais e sociais que enfrentem o capacitismo — sistema de opressão que inferioriza e exclui pessoas com deficiência. A proposta parte do princípio de que a inclusão plena só se efetiva quando as próprias pessoas com deficiência participam ativamente da construção de narrativas, espaços e políticas que impactam suas vidas.
Justificativa
O capacitismo ainda é uma forma velada (e às vezes explícita) de exclusão social que afeta milhões de pessoas com deficiência. Apesar de avanços legais e institucionais, as barreiras atitudinais e simbólicas continuam sendo as mais difíceis de transpor. Muitas vezes, a pessoa com deficiência é vista como objeto de superação ou caridade, e não como sujeito de direitos e de potência transformadora. Este projeto se justifica na urgência de fortalecer espaços onde essas pessoas possam atuar como agentes de mudança, contribuindo ativamente para desconstruir estigmas e promover uma sociedade mais acessível, plural e inclusiva. Além disso, pretende-se despertar uma consciência coletiva sobre o papel de todos no combate ao capacitismo.
Público Alvo
Docentes e discentes das escolas municipais de Umirim - em torno de 500 pessoas Familiares e amigos da escola - em torno de 100 pessoas
Objetivo Geral
Promover o protagonismo de pessoas com deficiência no enfrentamento ao capacitismo, por meio de atividades educativas, culturais e sociais inclusivas.
Objetivo Específico
1.Realizar ações formativas sobre capacitismo e inclusão com participação ativa de pessoas com deficiência; 2. Estimular a produção de conteúdos (vídeos, textos, artes) que retratem vivências e desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência; 3. Criar espaços de diálogo e escuta com a comunidade para a sensibilização sobre atitudes capacitistas; 4. Valorizar talentos e saberes das pessoas com deficiência, fortalecendo sua autoestima e visibilidade social.
Metodologia
A metodologia do projeto será fundamentada em uma abordagem participativa, inclusiva e horizontal, na qual as pessoas com deficiência serão agentes centrais na construção, execução e avaliação das ações, sob os cuidados da coordenadora e dos docentes envolvidos no projeto. A proposta se desenvolve nos seguintes eixos temáticos: mapeamento participativo, oficinas e rodas de conversa, edição e criação de vídeos e cards, apresentação e divulgação de material desenvolvido.