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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Torneio de Travinha: Esporte e Inclusão na Escola Allysson Paulinelli
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Esporte
Data de Início:
14/08/2025
Previsão de Fim:
14/08/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Juscelino de Souza Borges Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cauan Melo Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 14/08/2025 14/08/2025
Juscelino de Souza Borges Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/08/2025 14/08/2025
Pablo Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 14/08/2025 14/08/2025
Tomas Riery Maia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 14/08/2025 14/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto propõe a realização de um torneio de “travinha”, que será realizado no dia 14/08/2025, com os alunos da Escola de ensino Fundamental Ministro Allysson Paulinelli, como atividade de extensão vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A prática esportiva, além de promover saúde e lazer, atua como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A proposta visa proporcionar momentos de integração, cooperação e valorização do esporte como meio educativo e formativo, promovendo também a aproximação entre o IFCE e a comunidade local.
Justificativa
A prática esportiva desempenha um papel fundamental na formação integral de crianças e adolescentes, assim como João Batista Freire pontuou, o futebol é um jogo. Não é por outro motivo que dizemos “jogar futebol”. Como todo jogo, ele guarda elementos de risco, imprevisibilidade, complexidade, como uma simulação de diversos fatores da vidas. Ainda segundo Freire, jogo e lúdico significam a mesma coisa, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social. No entanto, muitas escolas públicas enfrentam a ausência de atividades extracurriculares que promovam o esporte de forma estruturada e acessível. Nesse cenário, o presente projeto busca preencher essa lacuna por meio da realização de um torneio de travinha, promovido pelo IFCE como ação de extensão junto a alunos do ensino fundamental. Em nível mundial, organismos como a ONU e a UNESCO reconhecem o esporte como um direito básico de toda criança, sendo essencial para o bem- estar, a inclusão social e a prevenção de situações de risco. No contexto nacional, o Brasil ainda apresenta desigualdades significativas no acesso ao esporte, especialmente entre crianças de comunidades periféricas, que muitas vezes não dispõem de espaços adequados ou acompanhamento pedagógico. Em âmbito local, observa-se a carência de eventos esportivos organizados que envolvam diretamente a escola e a comunidade. A travinha, por ser uma prática comum entre as crianças e de fácil execução, torna-se uma alternativa viável para promover o esporte de forma lúdica, inclusiva e educativa. Sob o ponto de vista institucional, o IFCE tem como missão articular ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento humano e social da comunidade em que está inserido. Este projeto responde diretamente a essa missão, ao proporcionar uma ação prática que beneficia a população externa, ao mesmo tempo em que oferece aos estudantes da disciplina de Planejamento de Eventos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma concreta e socialmente relevante. Portanto, a realização do torneio de travinha se justifica por sua capacidade de integrar diferentes dimensões do processo educativo, ao mesmo tempo em que atende a uma demanda social real, promovendo inclusão, lazer e formação cidadã.
Público Alvo
O público-alvo direto desta ação são alunos do ensino fundamental Allysson, (entre 9 e 13 anos) de uma escola pública localizada na área de abrangência do IFCE.
Objetivo Geral
Promover a vivência de um torneio de travinha aos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Limoeiro do Norte - CE.
Objetivo Específico
Incentivar a prática esportiva de forma educativa, participativa e acessível; estimular o respeito mútuo e a cooperação entre os alunos; contribuir para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças participantes; fortalecer os laços entre o IFCE e a comunidade externa por meio de uma ação social educativa; aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento de Eventos; e promover um ambiente de lazer saudável e inclusivo, valorizando o esporte como ferramenta pedagógica.
Metodologia
A metodologia adotada para este projeto compreende um conjunto de etapas que buscam integrar a comunidade externa ao processo de construção, execução e avaliação do torneio de travinha, promovendo uma ação participativa e educativa. Inicialmente, será realizado um levantamento junto a uma escola pública da região, com reuniões com a equipe pedagógica para apresentar a proposta, identificar o número de alunos interessados e definir, em conjunto, as faixas etárias participantes. Em seguida, será feito o planejamento do evento, com a elaboração do regulamento do torneio, definição dos critérios de participação, montagem das equipes e organização logística dos materiais necessários, como travinhas, cones, coletes e outros recursos esportivos. A etapa de divulgação envolverá a criação de cartazes, avisos e comunicações internas na escola, com o objetivo de engajar alunos, professores e famílias. A execução do torneio será realizada em dias previamente acordados com a escola, com jogos organizados de forma lúdica e supervisionada, priorizando a inclusão e a participação igualitária. Durante o evento, alunos do IFCE atuarão como monitores e organizadores, aplicando os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento de Eventos. Após a realização dos jogos, será feita uma avaliação participativa, por meio de questionários simples aplicados aos alunos e professores, além de rodas de conversa entre os organizadores para refletir sobre os resultados e identificar pontos de melhoria. A metodologia adotada prioriza o diálogo com a comunidade escolar desde o início, garantindo que a ação não seja apenas feita para a comunidade, mas com a comunidade, promovendo uma experiência de extensão mais significativa, colaborativa e alinhada às reais necessidades do público atendido.