Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Inclusão em Foco: Oficinas Fotográficas e Atividades na Natureza para Crianças com Trissomia 21
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
17/07/2025
Previsão de Fim:
09/04/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Monica Maria Siqueira Damasceno
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Lohanna Lopes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 18/07/2025 08/04/2026
Monica Maria Siqueira Damasceno IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/07/2025 09/04/2026
Rodrigo Alencar Brasil IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 18/07/2025 08/04/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto reconhece a importância vital do contato com a natureza para o desenvolvimento e bem-estar de todas as crianças, especialmente aquelas com Trissomia do Cromossomo 21 (T21). Acreditamos que o ambiente natural pode ser um espaço terapêutico e inclusivo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e aprimoramento da autoimagem.
Justificativa
Este projeto se justifica como um fator crucial por reconhecer que os ambientes naturais podem promover uma melhoria significativa na inclusão e no desenvolvimento da autoimagem de crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (T21). Acreditamos que esses espaços servem como ambientes terapêuticos, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos participantes. Ao propor atividades em meio à natureza, o projeto busca oferecer experiências enriquecedoras que vão além do ambiente tradicional de sala de aula, fomentando o desenvolvimento integral e a percepção positiva de si e do mundo para essas crianças.
Público Alvo
Crianças com Trissomia do cromossomo 21 e seus pais.
Objetivo Geral
Promover a conexão de crianças com Trissomia do Cromossomo 21 (T21) com o ambiente natural por meio de oficinas fotográficas, atividades físicas lúdicas e aplicando atividades na natureza baseadas no metodo e aprendizado sequencial de Joseph Connell explorarando essas atividades na natureza como auxilio no desenvolvimento dessas crianças.
Objetivo Específico
dentificar e mapear as escolas públicas da rede municipal de Juazeiro do Norte que atendem crianças com T21, verificando a presença de espaços verdes em suas dependências e em seu entorno. Proporcionar a realização de atividades físicas e lúdicas em ambientes naturais para crianças com T21 e observar as melhorias nos aspectos de locomoção, manipulação e estabilidade. Utilizar a prática fotográfica como ferramenta para promover a interação social de crianças com T21 em contextos naturais.
Metodologia
Esta iniciativa de extensão será desenvolvida por meio de atividades práticas e observacionais em ambientes naturais, com o objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento da autoimagem de crianças com T21. Público-alvo: Crianças com Trissomia do Cromossomo 21 matriculadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Contaremos com o envolvimento de alunos do curso de pós-graduação (Mestrado em Meio Ambiente) e discentes do curso superior (ABI) de Educação Física do IFCE, totalizando 15 alunos extensionistas. Mapeamento e Contato: Inicialmente, entraremos em contato com a Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro do Norte para obter informações sobre as escolas que possuem crianças com T21 matriculadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Em seguida, faremos contato com a direção de cada escola para agendar uma reunião e apresentar o projeto a direção. Após o levantamento de dados sobre o quantitativo de escolas com crianças com T21, os proponentes da iniciativa realizarão visitas para identificar e mapear os espaços verdes presentes nessas escolas. Autorização e Orientação: Aos responsáveis, serão apresentados o documento de uso de imagem, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e o Termo de Assentimento, com o objetivo de autorizar a participação das crianças nas atividades. Este documento conterá uma breve descrição do desenvolvimento das atividades na escola, identificando o proponente e fornecendo informações de contato. Os comunicados serão preparados pelo proponente e entregues aos professores, que os repassarão aos responsáveis por meio dos alunos. Desenvolvimento das Atividades: Os participantes serão conduzidos por meio de transporte terrestre para a realização de atividades físicas e lúdicas em espaços naturais (trilhas, parques, praças e clubes recreativos) localizados em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (CRAJUBAR) durante o período da iniciativa. O traslado será solicitado à instituição de ensino, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - campus de Juazeiro do Norte. As crianças realizarão fotografias com o objetivo de estimular a sociabilidade nos diferentes ambientes. A Oficinas serão conduzidas pelo técnico em audiovisual Rodrigo Brasil que possui experiência na área de fotografia (cursos, oficinas,) e supervisionada pela proponente. As atividades de campo terão foco em exercícios de estimulação dos domínios do desenvolvimento que serão conduzidas pela discente do mestrado em meio ambiente Lohanna Lopes que possui graduação em educação física com experiência na educação infantil e inclusiva sendo supervisionada pela proponente. Qunto as atividades basedas no metodo e aprendizado sequencial de Joseph Connell serão desenvolvidas pela proponente.