Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Programa de Estágio 2025: criando pontes para a geração de emprego no Sertão de Canindé
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação empreendedora
Data de Início:
15/07/2025
Previsão de Fim:
15/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Boa Viagem
Madalena
Monsenhor Tabosa
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rafael Teixeira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Angelo Jeronimo Domingues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/07/2025 15/01/2026
Francisco Wellington Cruz Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 04/08/2025 28/11/2025
Glauber Rodrigues Torres IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
Guilherme de Souza Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
João Gabriel Oliveira Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
José Henrique Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 04/08/2025 28/11/2025
Lorena da Silva Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
Maria Heloisa Madeira de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
Nielyson Junio Marcos Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/07/2025 15/01/2026
Rafael Teixeira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/07/2025 15/01/2026
Vitoria Talita Pereira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/08/2025 28/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.8
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
II Encontro da Diversidade do IFCE Boa Viagem Evento
Apresentação
O Sertão de Canindé, região no qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará campus Boa Viagem (IFCE-BVG), com sua rica cultura e forte potencial humano, enfrenta há décadas desafios estruturais relacionados ao acesso à educação, qualificação profissional e geração de emprego. Diante desse cenário, o projeto de extensão “Programa de Estágio 2025: Criando pontes para a geração de emprego no Sertão de Canindé” surge como uma iniciativa estratégica e transformadora, voltada para a inserção de jovens talentos no mercado de trabalho local. Sendo importante salientar que, o Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que possibilita o desenvolvimento do estagiário para a vida cidadã e para sua atividade laboral. Como componente do projeto pedagógico dos cursos e integrante do itinerário formativo do educando, promove a contextualização curricular e desenvolve no educando habilidades e competências próprias da atividade profissional (BRASIL, 2008). É durante a formação acadêmica, sobretudo na atividade do estágio curricular, que o educando compreende os pressupostos e as diretrizes fundamentais e decisivas para a constituição de sua identidade profissional (PEREIRA; DA SILVA, 2024). Assim, promover e apoiar atividades de estágio faz parte das atividades fim de uma instituição de ensino profissionalizante.
Justificativa
Conforme Larossa Bondía (2002), a experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Deste modo, a articulação entre teoria e prática promovida no exercício do estágio traz aprendizagem significativa aos educandos, por isso é fundamental promovê-la e apoiá-la e a destinação de um bolsista para auxiliar nas atividades desenvolvidas no setor de estágio do campus Boa Viagem, só tem a agregar no sucesso das mesmas.
Público Alvo
Empresas dos mais diversos ramos abrangidos pelas formações oferecidas pelos cursos do IFCE campus Boa Viagem e seus clientes, agentes de integração.
Objetivo Geral
Sedimentar uma cultura de estágio como espaço para troca de experiências, parcerias, cooperação e desenvolvimento de competências, contribuindo para o atendimento de demandas empresariais associado ao pleno desenvolvimento das potencialidades do educando.
Objetivo Específico
Divulgar à comunidade acadêmica em geral as atualizações dos regulamentos relativos aos estágios; Promover ações de resgate dos estudantes com estágio pendente ou incompleto; Divulgar os cursos do campus e o perfil dos estudantes para as empresas potencialmente receptoras de estagiários; Prospectar e divulgar vagas de estágio; Promover espaços e/ou atividades de articulação entre teoria e prática, trocas de experiências, desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, relacionais e emocionais para o desenvolvimento do trabalho e aproximação entre a instituição de ensino e seus educandos com o mercado de trabalho e seus gestores; Proporcionar ao bolsista ambiente para seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional; Proporcionar aos demais estudantes do campus a melhoria do atendimento para a compreensão dos aspectos necessários ao desenvolvimento dos seus estágios; Difundir na comunidade acadêmica e nos parceiros externos o conhecimento da abrangência e fomentar envolvimento com o universo dos estágios em geral; Colaborar com o alcance de indicadores dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028, em relação ao índice de participação de servidores e discentes na extensão e taxa de alcance das ações de extensão.
Metodologia
Uma vez selecionado conforme os critérios do edital de seleção, o estudante: 1. Será devidamente apresentado às atividades relativas ao estágio e treinado, por meio de momentos de apresentação dos espaços, recursos humanos, sistemas e fluxos; 2. Atuará no auxílio à prospecção de novas empresas parceiras e novas vagas de estágio, orientação de procedimentos para parcerias interinstitucionais, busca ativa de estudantes com estágio ou documentação pendente, articulação com a comissão de estágio do campus para divulgação das atualizações do regulamento de estágio e ajustes necessários procedimentais junto ao corpo docente e orientandos e planejamento e auxílio na promoção e execução do evento anual de estágio do campus. Além disto, poderá contribuir com as ações da coordenadoria por meio de auxílio no planejamento de outras atividades, diagnósticos de demandas de estágio, participação em reuniões e ações específicas de elaboração de materiais educativos sobre estágio; O acompanhamento do desempenho do estudante será realizado por meio de sua frequência e participação nas atividades do setor, assim como a realização de atividades específicas a ele(a) atribuídas.