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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUIMIOTECA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
28/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Julia Gomes Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Evellyn Bandeira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Francisca Sara Rodrigues Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/08/2025 31/12/2025
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 28/02/2026
Gabriella Primo de Brito Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Leticia Alves de Lima Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Maria Eloiza Pereira Santos Palmeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Marina Ursulino Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Taina Soares Ramos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/08/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEDUC MUNICIPIOS E DOS ESTADOS Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto QUIMIOTECA propõe a criação e implementação de um acervo didático e interativo de jogos lúdicos (físicos e digitais), com foco em conteúdos de Química do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Por meio da gamificação, da construção coletiva e do uso de jogos de tabuleiro, visa-se transformar a forma como os alunos se relacionam com a Química, promovendo maior engajamento, motivação e aprendizagem significativa.
Justificativa
ensino de Química na educação básica enfrenta desafios históricos relacionados à sua abordagem excessivamente teórica, descontextualizada e pouco atrativa para os estudantes (Mortimer & Amaral, 2018). Muitos conteúdos são apresentados de forma abstrata e com linguagem técnica, o que dificulta a construção de significados e leva à desmotivação. Diante desse cenário, o uso de metodologias ativas, em especial a gamificação e o lúdico, surge como uma alternativa potente para tornar o ensino mais significativo, prazeroso e eficaz. Segundo Deterding et al. (2011), gamificação refere-se ao uso de elementos de jogos em contextos não exclusivamente voltados ao entretenimento, como a educação. Quando aplicada ao ensino, a gamificação tem demonstrado potencial para aumentar o engajamento dos alunos, melhorar o desempenho acadêmico e desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais (Domínguez et al., 2013; Seaborn & Fels, 2015). No contexto da Química, jogos didáticos – especialmente os jogos de tabuleiro analógicos – têm se mostrado recursos eficazes para abordar temas como estrutura atômica, ligações químicas, reações, equilíbrio, entre outros (Gonçalves & Silva, 2020). Esses jogos favorecem a aprendizagem significativa no sentido proposto por Ausubel (2003), ao conectar o conteúdo novo ao conhecimento prévio dos alunos, por meio de experiências concretas, colaborativas e desafiadoras. O caráter lúdico favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, autonomia e resolução de problemas. Piaget (1971) e Vygotsky (1984) destacam o papel fundamental do jogo no desenvolvimento da cognição, sendo o brincar uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento em contextos educativos.
Público Alvo
• Escolas públicas municipais e estaduais. • Professores da Educação Básica. • Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. • Famílias e comunidade local em eventos e oficinas abertas.
Objetivo Geral
Desenvolver e aplicar jogos de tabuleiro e recursos gamificados para o ensino de Química, promovendo aprendizagem ativa e contextualizada entre alunos da educação básica.
Objetivo Específico
• Estimular o interesse dos alunos pela Química através do lúdico e da gamificação. • Criar um acervo físico e digital de jogos didáticos (“Quimioteca”). • Capacitar professores e estudantes para uso e produção de jogos educativos. • Integrar os conteúdos de Química com outras áreas do conhecimento. • Realizar oficinas e intervenções pedagógicas em escolas públicas
Metodologia
1. Pesquisa e curadoria de jogos existentes relacionados à Química. 2. Criação de jogos autorais, alinhados aos conteúdos curriculares. 3. Testagem e validação dos jogos com turmas piloto. 4. Organização da Quimioteca física e digital, com fichas de aplicação. 5. Formação e oficinas para professores e monitores. 6. Atividades de extensão em escolas públicas e eventos comunitários