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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE MOMBAÇA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Letramento Racial no Campus Mombaça
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
16/07/2025
Previsão de Fim:
22/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 04/2025 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Mombaça
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rubens Cainan Saboia Monteiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Mikaelle dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/07/2025 20/01/2026
Rubens Cainan Saboia Monteiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/07/2025 15/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de um projeto para realizar o letramento racial da comunidade interna e externa ao campus avançado mombaça
Justificativa
A realidade observada em nosso corpo discente e na comunidade local evidencia uma falta de compreensão sobre diversidade étnico-racial, refletida nas bancas de heteroidentificação e mutirões de matrícula realizados no campus. Frequentemente, percebemos dúvidas sobre conceitos básicos, como raça, cor e a importância das cotas raciais, além de discursos que minimizam o racismo ou negam sua existência. Essa carência de letramento racial não só dificulta a aplicação justa de políticas de ações afirmativas, mas também reforça estereótipos e desigualdades dentro e fora da escola. Diante desse cenário, torna-se urgente promover um espaço de formação crítica e acolhedora, onde estudantes, professores e servidores possam debater questões raciais de maneira estruturada e embasada. Este projeto visa, portanto, desconstruir preconceitos, esclarecer direitos e valorizar a história e cultura afro-brasileira, contribuindo para uma educação antirracista e para a consolidação de um ambiente escolar mais inclusivo e consciente. Acreditamos que, ao combater a desinformação e fortalecer a representatividade negra no IFCE Mombaça, estaremos não apenas cumprindo a Lei 10.639/2003, mas também formando cidadãos capazes de reconhecer e enfrentar as estruturas do racismo em nossa sociedade.
Público Alvo
Os cidadãos em geral de Mombaça, mais especificamente os alunos das escolas públicas da região
Objetivo Geral
O objetivo geral é aumentar o nível de conscientização da população sobre a pluralidade étnico racial brasileira, afim de evitar preconceitos
Objetivo Específico
promover a conscientização sobre relações raciais, combater o racismo e valorizar a diversidade étnico-racial na escola
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de uma abordagem participativa, interdisciplinar e dialógica, combinando formação teórica, intervenções práticas e avaliação contínua. A metodologia está organizada em três eixos principais, a serem realizadas pelo bolsista, sob orientação do coordenador: 1. Pesquisa e Diagnóstico (Etapa Inicial) Instrumentos: Questionários (online e impressos) para mapear o conhecimento da comunidade escolar sobre raça, racismo e cotas. Rodas de conversa com alunos, professores e técnicos para identificar demandas e experiências relacionadas ao tema. Análise de dados: Triagem das respostas para direcionar as ações do projeto (ex.: se houver muitas dúvidas sobre cotas, priorizar oficinas sobre o tema). 2. Estratégias de Formação e Sensibilização Aulas temáticas: Integração de conteúdos sobre história africana, cultura afro-brasileira e racismo estrutural nas disciplinas existentes (ex.: Sociologia, História, Literatura). Oficinas e palestras: Formato: Presencial e/ou virtual, com convidados externos (pesquisadores, militantes do movimento negro). Temas: Legislação antirracista (Lei 10.639/03), identidade racial, branquitude e privilégios. Material didático: Utilização de filmes, documentários, literatura negra e podcasts para apoio (ex.: exibição de "Vista Minha Pele" + debate). 3. Intervenções Práticas e Culturais Atividades interativas: Feiras culturais com exposição de arte afro-brasileira, culinária e música. Saraus literários com obras de autores como Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. Campanhas de conscientização: Produção de cartazes, vídeos e posts para redes sociais com informações sobre combate ao racismo. "Dia da Consciência Negra" (20/11): Evento com mesas-redondas, apresentações artísticas e exposições. 4. Avaliação e Monitoramento Feedback contínuo: Formulários pós-atividades para avaliar engajamento e aprendizado. Grupos focais com alunos e professores para ajustar as ações conforme necessidades. Indicadores de sucesso: Aumento no número de participantes nas atividades. Melhoria na compreensão sobre cotas raciais (verificação por meio de novos questionários comparativos). Produção de materiais pelos alunos (textos, artes, vídeos) sobre a temática. Fundamentação Teórico-Metodológica Base legal: Lei 10.639/2003, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Referências: Pensadores como Kabengele Munanga, bell hooks, e Grada Kilomba para embasar discussões. Abordagem: Metodologias ativas (como aprendizagem baseada em projetos) para garantir participação efetiva dos estudantes.