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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NEGROVIVÊNCIAS: práticas de educação antirracista nas escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/08/2025
Previsão de Fim:
01/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis - Inativado
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emerson Cristian Pereira dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emerson Cristian Pereira dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2025 01/02/2026
Karolyne Rodrigues Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2025 01/02/2026
Lucio Jose de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2025 01/02/2026
Santana Neta Lopes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 01/08/2025 01/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão visa desenvolver ações de educação antirracista por meio da promoção da literatura afro-brasileira no campus de Iguatu do IFCE e em escolas públicas de ensino fundamental e médio, ações de extensão voltadas prioritariamente a comunidade externa, especialmente estudantes da rede publica de ensino, bem como em espaços educativos formais e não formais. O projeto surge para contribuir na luta contra o racismo estrutural, presente no ambiente escolar e de valorizar a produção literária de autoras e autores negros(as), ampliando o repertório cultural de estudantes e fortalecendo práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial. Essa iniciativa dialoga com os pressupostos da educação das relações étnico-raciais, como defendido por Gomes (2012), ao promover espaços de escuta e valorização das vozes negras na escola. Por outro lado, o projeto busca dar visibilidade a experiências, saberes e subjetividades negras que historicamente foram silenciadas nas narrativas escolares. Através de rodas de conversa, oficinas, minicursos, mesas-redondas, palestras e eventos sobre questões étnico-raciais, o projeto propõe a criação de espaços de aprendizado e partilha, voltados para o reconhecimento da diversidade étnico-racial brasileira e da literatura negra como ferramenta pedagógica potente, uma vez que o currículo escolar ainda possui uma lacuna em relação a essa temática. A presença do campus de Iguatu do IFCE, através de seu Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), em articulação com a comunidade externa, torna-se estratégica na construção de parcerias com escolas, gestores(as), professoras(es) e estudantes, a fim de ampliar o alcance das ações e consolidar uma cultura institucional antirracista.
Justificativa
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas, destacam a necessidade de incluir, de forma transversal e crítica, conteúdos que valorizem as identidades negras e combatam o racismo. Como destaca Munanga (2012), a escola precisa se abrir para a pluralidade étnica e cultural da sociedade brasileira e repensar suas práticas pedagógicas à luz de uma nova consciência racial. No entanto, é comum observar que essa legislação ainda encontra obstáculos para sua implementação efetiva. Nos currículos escolares, por exemplo, percebemos que a educação ainda não é antirracista. O projeto Negrovivências: práticas de educação antirracista nas escolas surge, portanto, como uma estratégia pedagógica e política para o fortalecimento da educação antirracista em diálogo com a literatura afro-brasileira. A leitura e a escuta de vozes negras constituem uma oportunidade de descolonização do imaginário social e escolar, ao mesmo tempo em que promovem o reconhecimento da pluralidade cultural e histórica do povo brasileiro. Para além de seu caráter literário, a literatura afro-brasileira cumpre um papel político, pois reposiciona sujeitos historicamente marginalizados como protagonistas da palavra e da memória (Ribeiro, 2019; Carneiro, 2023). Além disso, o projeto responde à missão do IFCE enquanto instituição pública, plural e comprometida com a inclusão social, sendo uma ação em consonância com os princípios do NEABI e das diretrizes de ações afirmativas. O engajamento de estudantes do IFCE, como bolsistas extensionistas, também representa uma oportunidade de formação cidadã e acadêmica sensível às questões étnico-raciais. Além do que já foi exposto, este projeto também se justifica pela necessidade de atuar diretamente junto à comunidade externa — em especial estudantes da educação básica — na promoção de práticas educativas antirracistas. Apesar da existência de dispositivos legais como a Lei 10.639/03, muitas escolas ainda enfrentam desafios para incluir efetivamente conteúdos que valorizem a história e a cultura afro-brasileira, como mencionado.
Público Alvo
Estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas públicas; Professoras(es) da rede pública de ensino; Membros da comunidade em geral interessados(as) na temática.
Objetivo Geral
Promover práticas de educação antirracista no campus de Iguatu do IFCE e em escolas públicas a partir da valorização da literatura afro-brasileira e do protagonismo de escritoras e escritores negros(as).
Objetivo Específico
- Fortalecer a formação crítica de estudantes da rede pública a partir da leitura de obras de autoras e autores negros(as); - Estimular o debate sobre questões raciais, identidade e diversidade cultural nas escolas; - Contribuir com a formação de estudantes da rede pública para o desenvolvimento de práticas antirracistas; - Estabelecer conexões entre o IFCE e escolas da rede pública através da realização de atividades formativas.
Metodologia
De modo geral, a metodologia do projeto está pautada em rodas de conversa, oficinas, debates, leituras de obras de escritoras e escritores afro-brasileiros e nos princípios da escuta ativa. O planejamento inicial será realizado da seguinte maneira: > Definição das escolas parceiras; > Elaboração de materiais; > Definição das leituras e temas das rodas de conversa. Em relação às rodas de conversa: Elas serão realizadas no campus de Iguatu do IFCE e nas escolas públicas, a partir de textos literários de autoras(es) negras(os), com mediação da bolsista. Os encontros serão adaptados à faixa etária e realidade de cada turma. Em relação aos Minicursos/oficinas: ofertados em momentos pontuais para estudantes, com temas como: a oralidade nas literaturas negras, produção de zines com base em narrativas negras, racismo estrutural e literatura afro-brasileira, corpo e identidade na literatura de mulheres negras. Já as mesas-redondas serão eventos de culminância, com participação de autoras(es), professores(as) e estudantes, promovendo intercâmbio entre saberes escolares, acadêmicos e comunitários. Para a divulgação, teremos produção de registros fotográficos e audiovisuais nas redes sociais. As oficinas terão carga horária de 40 minutos a 2 horas, podendo ocorrer em um único dia ou distribuídos em dois encontros. Serão ofertados tanto no IFCE quanto nas escolas públicas parceiras, de acordo com a disponibilidade da comunidade escolar. A divulgação das atividades será realizada por meio de: Cartazes; Publicações nas redes sociais do campus e dos parceiros; Convite direto a professores(as) e gestores(as) das escolas; Comunicados em grupos de WhatsApp institucionais e escolares. Poderão participar das atividades: estudantes do ensino fundamental II e médio das escolas atendidas, professores(as) da rede pública, famílias, membros de movimentos sociais e quaisquer pessoas interessadas da comunidade. Em ações no IFCE, será respeitada a lotação dos espaços e os critérios de inscrição previamente definidos.