Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Startup de Inclusão: Desenvolvimento de Materiais Didáticos Individualizados para Estudantes com Necessidades Específicas no Município de Acaraú
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
14/07/2025
Previsão de Fim:
14/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Incubadoras - Inativado
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Cordeiro Teixeira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Cordeiro Teixeira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/07/2025 14/01/2026
José Felipe Paulino do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 14/07/2025 14/01/2026
Larissa Kelly de Sousa Penha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/07/2025 14/01/2026
Luana Kelly de Paulo Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/07/2025 14/01/2026
Luiz Gonzaga do Nascimento Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/07/2025 14/01/2026
Sara Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/07/2025 14/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de startups voltado à elaboração e modelagem de materiais didáticos para estudantes com necessidades específicas em idade escolar é uma iniciativa dos alunos e da coordenação de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Acaraú. A proposta se destaca por seu caráter pioneiro na rede IFCE, buscando promover uma inclusão mais afirmativa no ambiente escolar, com foco no atendimento individualizado às necessidades de cada aluno. Caracterização da intervenção O projeto de elaboração e modelagem atuará como finalidade uma startups voltada a busca de parcerias para elaboração de material individualizado para pessoas com necessidades especificas estudantes da rede municipal, estadual e federal do município de Acaraú. Visto que, o município e as redes estaduais e federais são carentes em matérias didáticos para atendimento individualizado desse público. Em 2011, foi aprovado o Decreto Nº 7.611 que dispõe sobre o atendimento educacional especializado, garantindo assim, entre outros, a não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência. Logo, atender às diferentes necessidades dos alunos matriculados na rede pública de ensino, de forma responsável é, certamente, um dos maiores desafios que instituições escolares vêm enfrentando. De acordo com Minetto (2012), o paradigma de uma educação realmente inclusiva vem alcançando um espaço significativo no cenário da educação mundial.
Justificativa
Nos últimos anos, a educação inclusiva tem ganhado cada vez mais espaço nos ambientes educacionais. Os governos vêm implementando políticas públicas voltadas para o atendimento de pessoas com deficiência, um público historicamente marginalizado pela sociedade. Um marco importante nesse processo é o Decreto nº 7.611, que dispõe sobre o atendimento educacional especializado e assegura, entre outros direitos, a não exclusão de estudantes do sistema educacional regular em razão de deficiência. A construção de uma inclusão escolar plena, no entanto, ainda representa um grande desafio. Essa transformação exige uma reestruturação progressiva do sistema educacional, além de uma mudança significativa na concepção de inclusão por parte da sociedade e, especialmente, dos profissionais da educação (Neto, 2018). Nesse contexto, o atendimento individualizado tem se mostrado, ao longo dos anos, uma estratégia eficaz de intervenção. Esse tipo de abordagem permite que os estudantes tenham suas habilidades específicas estimuladas de forma mais adequada. Com base nessa perspectiva, o presente trabalho tem como proposta central a elaboração e distribuição de material didático voltado para a educação inclusiva, a ser implementado nas instituições de ensino básico do município de Acaraú, Ceará.
Público Alvo
Estudantes da educação básica das redes de ensino Municipal, Estadual e Federal do município de Acaraú, Ceará.
Objetivo Geral
Desenvolver e modelar uma startup educacional voltada à produção de materiais pedagógicos individualizados, que atendam às necessidades especificas de estudantes com necessidades especiais nas redes de ensino do município de Acaraú.
Objetivo Específico
- Desenvolver protótipos de materiais didáticos adaptados, utilizando recursos acessíveis e tecnologias assistivas a partir do levantamento de demandas pedagógicas realizadas -pelo NAPNE. - Modelar o plano de negócios e o funcionamento da startup de base social, com apoio da incubadora do IFCE. - Capacitar os estudantes para a elaboração do material didático em impressora 3D. - Estimular o empreendedorismo social entre os estudantes do IFCE e sua atuação em comunidades escolares. - Apresentar os materiais individualizados de inclusão produzidos, em ações formativas com professores, estudantes e famílias sobre seu uso.
Metodologia
O planejamento será conduzido pela equipe do projeto, responsável pela elaboração do cronograma de execução. As ações serão divididas em duas etapas principais: Etapa 1 – Levantamento de Demandas Nesta fase inicial, será realizado um levantamento dos estudantes com necessidades específicas nas redes de ensino público municipal, estadual e federal do município de Acaraú. Esta etapa contará com a parceria do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do campus IFCE – Acaraú. Etapa 2 – Produção e Distribuição de Materiais Didáticos Com base na demanda identificada, a equipe executora, em colaboração com o NAPNE, irá desenvolver materiais didáticos adaptados voltados ao público-alvo. Em seguida, esses materiais serão distribuídos e será realizada uma capacitação voltada aos profissionais das redes de ensino, com o objetivo de orientá-los sobre como utilizar os materiais no processo de desenvolvimento dos estudantes com necessidades específicas. Divulgação As ações do projeto serão divulgadas por meio das redes sociais das escolas envolvidas, e-mails institucionais, folders informativos e cartazes, garantindo ampla visibilidade e engajamento da comunidade escolar. Ações voltadas para equipe executora - Capacitação de uso e manuseio da impressora 3D - Oficina e minicurso sobre o atendimento ao público com necessidade especificas - Distribuição de material em impressão 3D - Participar de reuniões de planejamento Ações voltada para o publico - Oficina e minicurso para o uso e manuseio de material para o público PCD.