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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Construção Colaborativa de Parcerias entre o IFCE e as Escolas de Tauá para Estágio em Letras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Língua Portuguesa
Data de Início:
17/07/2025
Previsão de Fim:
17/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
Estágio
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kleiane Bezerra de Sa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Medeiros Casteluber IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/07/2025 17/01/2026
Kleiane Bezerra de Sa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/07/2025 17/01/2026
Vivian Maria Fernandes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/07/2025 17/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem como objetivo geral realizar um levantamento participativo das escolas de Tauá que ofertam os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com vistas à consolidação de parcerias para estágio supervisionado no curso de Letras do IFCE campus Tauá. A proposta visa não apenas à coleta de dados institucionais, mas ao diálogo com os profissionais das escolas por meio de escutas pedagógicas, permitindo que o IFCE compreenda o contexto, as necessidades e as potencialidades desses espaços escolares para a formação de futuros professores.
Justificativa
A oferta de estágios supervisionados é parte essencial da formação docente, mas sua efetivação exige articulação com as redes de ensino e uma escuta sensível às realidades locais. Em Tauá, ainda não há um mapeamento sistematizado das escolas com potencial para receber estagiários de Letras, nem uma dinâmica de devolutiva institucional das experiências. Este projeto visa preencher essa lacuna, estabelecendo pontes sólidas entre o IFCE e as escolas da região, valorizando o saber dos professores da educação básica e promovendo uma construção conjunta da formação docente.
Público Alvo
• Escolas públicas municipais e estaduais de Tauá; • Professores e coordenadores pedagógicos dessas escolas.
Objetivo Geral
Mapear e sistematizar, por meio de escutas e levantamento participativo, as escolas do município de Tauá que ofertam os componentes curriculares de Português e Inglês e que podem receber estagiários de Letras do IFCE.
Objetivo Específico
• Identificar as escolas aptas a receber estagiários dos componentes de Língua Portuguesa e Língua Inglesa; • Realizar visitas técnicas com aplicação de roteiro de escuta junto a gestores e professores; • Sistematizar as informações coletadas em um catálogo digital de campos de estágio; • Estabelecer canais de diálogo e devolutiva com as escolas participantes, promovendo trocas de saberes e construção de propostas conjuntas de formação.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em quatro etapas principais: 1. Planejamento Reuniões com a equipe Preparação do instrumento de escuta e formulário de mapeamento: construção de dois instrumentos: um formulário com dados objetivos da escola (nome, localização, número de turmas e professores) e um roteiro para conversas com os gestores e professores. 2. Desenvolvimento Realização das visitas técnicas e escutas pedagógicas: entrevistas presenciais com diretores, coordenadores pedagógicos e professores de Português e Inglês, ouvindo suas necessidades, experiências com estágios anteriores e propostas futuras de parceria. 3. Avaliação 1. Sistematização e elaboração do catálogo: organização das informações colhidas em um documento digital acessível para consulta futura. 2. Devolutiva para as escolas e socialização interna: encontro final para apresentação dos resultados e discussão de futuras possibilidades de integração e colaboração entre IFCE e escolas parceiras.