Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mês da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha do NEABI Quixadá
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
04/07/2025
Previsão de Fim:
04/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Caroline Vitor Loureiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caroline Vitor Loureiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 04/07/2025 04/07/2025
Fernanda de Castro Paixão IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 04/07/2025 04/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As mulheres negras têm suas vidas interseccionadas, conceito amplamente discutido por Carla Akotirene, por diversos elementos como a violência, o racismo, os baixos salários e a sexualização de seus corpos. Ressalta-se que mais da metade (63%) das famílias abaixo da linha da pobreza são chefiadas por mulheres negras. Realidade difícil de ser mudada diante do racismo estrutural enraizado no país que posiciona as mulheres negras hierarquicamente inferiores aos homens e mulheres brancos, e aos homens negros. Dados do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (Dieese) apontam que as mulheres representam 92% das pessoas ocupadas no trabalho doméstico no Brasil, das quais 65% são negras. Esses indicadores foram e são suficientes para que a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo ganhem mais visibilidade. No ano de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana, o dia 25 de julho foi escolhido para relembrar as lutas traçadas pelas mulheres negras. Diante desse quadro social, o NEABI Quixadá, em alusão ao dia 25 de julho, – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizará um cine-debate sobre a vida e obra de Lélia Gonzalez.
Justificativa
O NEABI do campus Quixadá atende à Resolução n° 071, de 31 de julho de 2017, que, de acordo com o Art. 3º do referido documento, tem como missão “sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações, ampliação e consolidação da cidadania e dos direitos das populações negras e indígenas no Brasil, no Ceará e, em particular, no Instituto Federal do Ceará”. O Plano Anual de atividades do NEABI Quixadá prevê uma séria de atividades e ações com vias ao cumprimento da sua missão, dentre elas, estudos direcionados, projetos de extensão junto à comunidades e promoção de eventos e debates. Portanto, o Evento aqui proposto, fortalece o compromisso institucional do NEABI Quixadá na defesa da igualdade e da justiça social.
Público Alvo
Educadores das Redes pública e privada do município de Quixadá.
Objetivo Geral
Conhecer e discutir a vida e obra de Lélia Gonzalez
Objetivo Específico
- Conhecer a vida e obra de Lélia Gonzalez; - Qualificar e valorizar o debate sobre a defesa de direitos e por uma sociedade antirracista, antissexista e mais justa; - Capacitar professores em formação e atuantes nas redes pública e privada para que essas discussões sejam expandidas para os estudantes.
Metodologia
Em reunião quinzenal do grupo NEABI Quixadá, os membros integrantes definiram a realização de um Evento que reavivasse o debate em alusão ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A realização do evento contará com as seguintes etapas: - Divulgação interna e externa ao campus; - Exibição do Documentário Projeto Memória Lélia Gonzalez.; - Roda de debate sobre o capítulo "Por um feminismo afro-latino-americano" , escrito por Lélia Gonzalez e sobre o documentário exibido. Ressalta-se que por meio de frequência coletada durante o evento, a posteriori, serão emitidas declarações de participação para o público. Também está previsto que em reunião do grupo a ser realizada após o Evento, ocorrerá uma avaliação do desenvolvimento da atividade, buscando aprimorar e otimizar as ações do NEABI Quixadá.