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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LUDORUANA - APRENDER JOGANDO
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
23/01/2020
Previsão de Fim:
18/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Palhano
Itaiçaba
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Levi Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/01/2020 18/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao longo dos últimos anos, a indústria de jogos tem apresentado crescimento tanto em termos de demanda, quanto de oferta. Nos dias de hoje, é possível encontrar jogos inseridos nos mais variados contextos: como forma de entretenimento entre amigos, como metodologia de aprendizagem em cursos de programação para crianças ou até mesmo como forma de avaliação em disciplinas . Nas instituições de ensino de nível técnico e superior, é cada vez mais comum encontrar alunos de cursos de T.I. justificando seu interesse pela área com frases como “Quando me formar, quero trabalhar com jogos.” Os cursos técnicos e superiores da área, aqui na região, oferecem diversos suportes para alunos com esse perfil. Habilidades como programação e design são estimuladas desde os primeiros semestres dos cursos. No entanto, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário lidar constantemente com atividades que vão além do que é visto em sala de aula. Como exemplo, podemos citar as atividades de raciocínio lógico que servirão para determinar as regras, restrições e objetivos dos jogadores. Ao conjunto dessas atividades, damos o nome de mecânicas de jogo. Para se compreender as diversas mecânicas presentes nos jogos, desde os cotidianos até os de grande produção, o indivíduo deve conhecê-las e ter noção de como cada uma das mecânicas impactam na jogabilidade de tais produtos. Dessa forma torna-se importante o descobrimento das mecânicas e o conhecimento de seus funcionamentos para assim criar jogos mais polidos e agradáveis para seus jogadores. Diante desse contexto, esse projeto de extensão possibilita aos alunos e a comunidade em geral, adquirir conhecimentos de mecânicas de jogos, indispensáveis a quem tem interesse pela área de desenvolvimento de jogos.
Justificativa
A motivação para este projeto está em possibilitar aos alunos e comunidade em geral adquirir conhecimentos indispensáveis a criação de um jogo, e que não estão presentes nas ementas dos cursos acessíveis à eles. Além disso, busca-se também proporcionar a interação interpessoal e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, empatia e o pensamento lógico por meio da proposição de diversos jogos lúdicos e a formação de equipes para trabalhos.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo principal apresentar e capacitar alunos e comunidade em mecânicas e gêneros de jogos de tabuleiro e cartas.
Objetivo Específico
- Distinguir os tipos e mecânicas dos jogos; - Promover a inclusão e socialização dos estudantes; - Proporcionar conhecimento formal sobre mecânicas de jogos para a criação de novos jogos.
Metodologia
Ao longo dos meses de projeto, haverá encontros semanais no próprio campus. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso dos mesmos em ambiente acadêmico. A cada semana haverá um encontro com duração entre 2h e 4h (de acordo com a agenda e disponibilidade dos participantes e professor coordenador), para estudar um ou mais jogos. Os participante devem a cada encontro: - Aprender como jogar o jogo do dia (entender as regras e objetivos); - Fazer uso do jogo entre eles; - Discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo; - Discutir quais pontos positivos e negativos do jogo; - Propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo.