Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa de Assistência ao Estagiário
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Emprego e Renda
Data de Início:
22/01/2020
Previsão de Fim:
22/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Mucambo
Massapê
Forquilha
Coreaú
Cariré
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mirla Dayanny Pinto Farias
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Rios Linhares IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 22/01/2020 22/01/2021
Marco Antonio Rosa de Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2020 22/01/2021
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/01/2020 22/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Semana do Estágio 2020.2 Evento
Semana do Estágio 2020.1 Evento
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Sobral atende a Região Norte por meio da formação profissional gratuita e de qualidade. Os cursos estão distribuídos em cinco eixos que se designam como Eixo de Produção Alimentícia que compõem os Cursos Técnicos em Agroindústria e Panificação e Superior em Tecnologia de Alimentos. Outro Eixo é o de Processos Industriais que compõem os cursos Técnicos em Mecânica e Eletrotécnica e Superior em Mecatrônica Industrial. O terceiro Eixo é de Ambiente, saúde e segurança com os cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Superior em Saneamento Ambiental. E o quarto Eixo de Recursos Naturais com os Técnicos em Agropecuária e Fruticultura e Superior em Irrigação e Drenagem. O quinto eixo chamado de Licenciatura compõem atualmente somente a Licenciatura em Física, com prospecção de outros cursos futuros. Um dos requisitos obrigatórios para a obtenção do certificado de conclusão dos cursos Técnicos e Tecnológicos é o Estágio que é uma atividade supervisionada, relacionada com a área de estudos do curso ao qual o aluno está inserido e que tem como objetivo elencar os conhecimentos teóricos aos práticos para uma completa formação acadêmica. A ideia do Estágio é proporcionar experiência profissional ao aluno, visando "ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho" (conforme o Art. 1o, § 2o da Lei No 11.788, de 25 de Setembro de 2008). O estágio pode ser obrigatório ou não obrigatório, sendo que o primeiro é pré-requisito para a formação do aluno e o segundo é opcional. As normas para estágio dos alunos do IFCE campus Sobral atendem à Lei No 11.788 (PDF), de 25 de setembro de 2008. Mas apesar das disciplinas de ética e responsabilidade social, técnicas de supervisão, entre outras que estão inseridas na grade dos cursos em questão, os alunos ainda sentem dificuldades nos aspectos documentais, comportamentais, liderança, entre outros aspectos importantes e mais específicos para realizar o estágio com êxito.
Justificativa
A realização de um estágio é pré-requisito fundamental para a conclusão de cursos técnicos e tecnológicos, e consiste em atividade de grande importância no processo de transição do estudante para o profissional, uma vez que oportuniza vivências únicas na área de formação do educando e a prática de conhecimentos teóricos adquiridos. A percepção do aluno pela oportunidade ou necessidade de realizar o estágio pode acontecer de diferentes maneiras. A inserção dos alunos no campo do estágio pode ocorrer por demanda de empresas parceiras do IFCE, por iniciativa do próprio aluno na busca de um estágio ou por ofertas governamentais de vagas na área. No entanto, muitos são os requisitos burocráticos e comportamentais para assumir o estágio. Assim, para dar o suporte necessário ao desenvolvimento do mesmo, o discente conta com o apoio de um setor de estágio do campus, uma comissão de estágio em cada Eixo e do seu professor orientador. No entanto, para facilitar o entendimento do discente sobre as atribuições de cada um desses atores, bem como trabalhar conceitos importantes para o desempenho no estágio, a coordenação de extensão juntamente como setor de estágios e comissões de estágio de cada eixo, sentiram a necessidade de oferecer aos alunos (aptos à fazer estágio), uma assistência mais específica por meio de capacitações nos diversos temas relacionados à estágio.
Público Alvo
Empresas e Agentes de Integração que receberão os estagiários.
Objetivo Geral
Preparar o estudante para estagiar nos diferentes setores que abrangem os cursos do IFCE- Campus Sobral.
Objetivo Específico
Orientar os estudantes sobre as responsabilidades e os trâmites necessários à prospecção de estágio, busca por orientador institucional, cadastro e homologação do estágio; Apresentar requisitos básicos para um aluno em estágio; Desenvolver aptidões no estagiário para atender o mercado; Ensinar aos estudantes como preparar o seu currículo pessoal; Incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional. Discutir juntamente com as Empresas e discentes sobre o papel do estagiário dentro de cada setor, quais suas necessidades, potencialidades, direitos e deveres de ambas as partes.
Metodologia
Serão oferecidas aos alunos aptos à estagiar, uma capacitação durante uma semana, a cada início de semestre, por meio de palestras e oficinas. Esta capacitação será denominada de "Semana do Estágio". O primeiro dia constará de palestras com assuntos em comum para todos os cursos sobre os diferentes tipos de estágio, carga horária obrigatória por modalidade de curso, período, como conseguir o estágio, documentação e homologação. Os outros dias serão separados por eixo com palestras e oficinas voltadas para cada curso específico, com temas ligados à atuação dos estagiários nos diferentes setores. Os alunos que participarem de até 75% das atividades receberão certificados. Essa ação terá a participação das empresas e agentes de integração que estão cadastradas no IFCE Campus Sobral, além de ex-alunos da instituição.