Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Amigos do Mar: Caracterização dos resíduos solidos coletados nas praias e promoção da educação ambiental no combate ao lixo marinho no município de Paracuru-Ceará.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
22/01/2020
Previsão de Fim:
22/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
800
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana Antonia Araujo de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Maria Souza dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Estéfane Kelly Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Filipe Laurent Pereira de Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Francisco Victor Almeida Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Luciana Antonia Araujo de Castro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/01/2020 22/01/2023
Max William de Pinho Santana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2020 22/01/2023
Rodrigo de Salles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/01/2020 22/01/2023
Rômulo Roussel Cavalcante Arruda Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Stéphany Rafaella das Neves Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 22/01/2020 22/01/2023
Taina Gois dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 16 22/01/2020 22/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Cpletivo SereiAmor Não
Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paracuru-CE. Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Reciclando o futuro Programa
Apresentação
Nas últimas décadas o crescimento da população foi acompanhado de um rápido desenvolvimento industrial e do surgimento de novos materiais e produtos. As zonas costeiras foram extensivamente ocupadas, de forma desordenada, e como consequência tem sido observado o aumento da contaminação dos ambientes marinho e costeiro. A contaminação destes ambientes pode resultar em efeitos deletérios para os recursos vivos e não vivos, caracterizando a poluição marinha (KENNISH, 1997; apud ASSUNÇÃO,J I S ,2005). O lixo marinho é definido como qualquer resíduo sólido que tenha sido introduzido no ambiente marinho por qualquer fonte (COE & ROGERS, 1997; apud ASSUNÇÃO,J I S ,2005). Os oceanos são fortemente afetados por resíduos de diversas atividades antrópicas, porém sua capacidade em absorvê-los é limitada. Mas são as zonas costeiras as que mais sofrem os impactos das atividades humanas. Os resíduos que atingem as áreas costeiras e oceânicas podem ser de fontes terrestres, que incluem aqueles deixados pelos frequentadores das praias, os provenientes de drenagem de rios e lançamento de esgotos e a própria geração de resíduos nas cidades costeiras, ou de fontes marinhas representadas por navios e barcos de pesca e pelas plataformas oceânicas. (ASSUNÇÃO, J I S, 2005). Os significativos impactos dos resíduos plásticos indicam que é necessária uma diminuição dos níveis de poluição por estes resíduos nos oceanos para evitar o comprometimento das aves marinhas (CONNORS & SMITH, 1982; apud ASSUNÇÃO, J I S, 2005). Perdas econômicas também estão diretamente associadas à ocorrência de resíduos sólidos. A população que procura as praias em busca de recreação tem sido cada vez mais exigente quanto à qualidade do ambiente escolhido, e o acúmulo de lixo pode resultar em grandes prejuízos para a indústria do turismo (NOLLKAEMPER, 1994) e em dispendiosas limpezas públicas (ARAÚJO & COSTA, 2003).
Justificativa
A praia é um local de lazer para muitas pessoas, sejam elas turistas ou moradores da própria comunidade local. O município de Paracuru por ser uma área litorânea atrai milhares de turistas anualmente, com tudo o volume de lixo produzido na faixa de praia aumenta significantemente, em datas comemorativas e feriados o fluxos de pessoas nas orla da praia de Paracuru é bem maior do que em dias comuns, no período de fim de ano e carnaval onde o município faz festas comemorativas as datas referidas atrai a população e turistas para faixa de praia, onde é feito o uso de diversos alimentos acarretando no descarte inadequado dos resíduos gerados. Além dos turistas, vale lembrar que os próprios moradores locais, muitas vezes, também contribuem com a poluição marinha através dos chamados “piqueniques” que são realizados na praia e onde os resíduos são descartados inadequadamente ou que o próprio vento dispersa ao logo da faixa litorânea de praia. Diante deste cenário e da necessidade de medidas que possam ajudar a combater o lixo marinho, bem como da importância da utilização da educação ambiental como agente transformador na mudança de hábitos promovendo assim, ações sustentáveis que contribuam para a conservação do meio ambiente, o presente projeto se propôs a realizar a coleta, separação e destinação adequada desses resíduos integrando a comunidade desse processo. Além disso, o projeto prevê a caracterização do lixo marinho coletado nas praias já que são poucos os trabalhos na área, de modo a conhecer melhor o perfil destes resíduos, quem os produz e a melhor forma de evitá-los.
Público Alvo
Alunos de escola municipais publicas e particulares, pescadores, banhistas, turistas e a comunidade como um todo da região que frequenta as praias do Paracuru-CE.
Objetivo Geral
Realizar a caracterização dos resíduos sólidos descartados incorretamente nas praias e promover o desenvolvimento da educação ambiental no combate ao lixo marinho no município de Paracuru-Ceará.
Objetivo Específico
•Realizar mutirões de limpeza das praias do município de Paracuru-Ce, como forma de recolhimento, separação e destinação adequada do lixo marinho coletado, promovendo a conscientização e sensibilização de alunos e servidores do IFCE campus Paracuru, alunos das escolas municipais, pescadores, banhistas, turistas e comunidade geral sobre o impacto ambiental do lixo marinho no meio ambiente; •Realizar a caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos descartados incorretamente nas praias e coletados nos mutirões de limpeza nas praias do município de Paracuru-Ce; •Aproveitar os resíduos sólidos coletados nos mutirões de limpeza para a elaboração de uma exposição educativa de alerta e conscientização sobre os impactos destes resíduos no meio ambiente apresentada no IFCE campus Paracuru, nas escolas municipais, colônias de pescadores bem como demais instituições do município de Paracuru-Ce; •Promover o protagonismo estudantil, através do engajamento dos alunos do IFCE campus Paracuru.
Metodologia
Os mutirões de limpeza serão realizados nas praias do Farol, Praia da bica, Praia das almas, Pedra do meio, Ronco do Mar, Praia da boca do poço e Pedra Rachada, todas pertencentes ao município de Paracuru-Ce. Os mutirões serão realizados a cada 6 meses e serão organizados pelos alunos do IFCE campus Paracuru sob a supervisão dos professores. Os participantes recolherão o lixo marinho na faixa de praia em movimento de “Zig-Zag” a fim de abranger a maior área possível de coleta. Serão utilizados para a coleta dos resíduos sólidos sacos plásticos de 50 kg e luvas de proteção. Os resíduos sólidos coletados em cada mutirão serão separados por categorias, como plásticos, metal, vidro, papel, apetrechos de pesca, dentre outros. Após a separação cada categoria será pesada em balança digital para o cálculo gravimétrico. Os resíduos coletados também serão reaproveitados para a construção de uma exposição que juntamente com uma cartilha serão apresentados nas escolas.