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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Nutrição para promoção do bem-estar físico, clínico e mental de pessoas em situação de doença renal crônica dialítica
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Saúde Humana
Data de Início:
24/01/2020
Previsão de Fim:
31/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
78
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
160
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bruna Yhang da Costa Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruna Yhang da Costa Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/01/2020 31/08/2021
Irianne Diogenes Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/01/2020 31/08/2021
Isabelle Santos Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/01/2020 31/08/2021
Lucas Freire da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/01/2020 31/08/2021
Magno Santiago Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/01/2020 31/08/2021
Matias Rabelo Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 24/01/2020 31/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Hospital e Maternidade Divina Providência de Russas - Nefrologia Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais endócrinas, metabólicas e excretoras, que prejudica a homeostase corporal de modo que, em fase avançada, a incapacidade do corpo de excretar substâncias tóxicas leva à necessidade de uma terapia de substituição renal, como a hemodiálise (ROMÃO JUNIOR, 2004; ZAMBRA; HUTH, 2010). As alterações orgânicas contribuem para o desencadeamento de um quadro clínico e nutricional adverso, caracterizado por desnutrição energético-proteica (DEP) e alteração no metabolismo dos minerais (BASTOS; BREGMAN; KIRSZTAJN, 2010). A hemodiálise configura-se como a principal terapêutica da DRC grave, e em alguns casos, é a única possibilidade de vida. No entanto, esse procedimento pode causar desgaste físico e grande estresse mental e emocional, tornando o indivíduo frustado e insatisfeito consigo, por ter sua vida mantida às custas de uma máquina e ter que frequentar a clínica regularmente, em alguns casos, até três vezes por semana, quatro horas por sessão, em um ambiente de monotonia (CAVALCANTE, 2011; ROSA; LOURES, 2013). A conduta nutricional é um dos fatores de maior importância no cuidado de pessoas com DRC, pois alterações decorrentes do procedimento dialítico condicionam esses indivíduos à desequilíbrios hidroeletrolíticos, fazendo com que os mesmos passem por rígidos controles dietéticos, principalmente no que diz respeito ao consumo de proteínas, carboidratos, água, sódio, potássio e fósforo. Tendo em vista as dificuldades para adequar a alimentação dos indivíduos em tratamento hemodialitico, há a necessidade de constantes intervenções nutricionais que informem a essas pessoas sobre como e o que devem comer, o que devem evitar comer e quais as alternativas de dietas (CASAS; RODRIGUES; D’AVILA, 2015). Os doentes renais passam ainda por drásticas mudanças que afetam sua qualidade de vida, como dores físicas decorrentes da hemodiálise, limitações funcionais, problemas financeiros e mudanças no contexto familiar, profissional e social (BERTOLIN et al., 2011). Uma importante estratégia a ser utilizada pelo nutricionista na promoção de educação nutricional para pessoas em tratamento hemodialitico, é a ludicidade. Atividades lúdico-educativas durante as sessões de diálise podem transformar a vida destas pessoas, por tornarem o atendimento mais humanizado durante o tempo em que estas permanecem em uma clínica, trazerem novas expectativas em relação à doença, ao tratamento e até à vida, proporcionarem momentos de alegria, trocas de experiências e atenuação da ociosidade nas sessões (CAVALCANTE, 2011). Assim, o lúdico não cura, mas ajuda no enfrentamento da doença.
Justificativa
O projeto de extensão se justifica pela necessidade de se prevenir problemas relacionados à condição clínica, nutricional e psicossocial de indivíduos com Doença Renal Crônica (DRC) submetidos à tratamento hemodialitico, visto que estes possuem grande influência sobre a morbimortalidade desta população. Além disso, é de extrema importância a promoção de um programa de educação alimentar e nutricional para ajuda-los na escolha saudável dos alimentos que melhor se adequem a sua condição clínica, bem como para minimizar as dúvidas e os desafios decorrentes de um tratamento dietético restritivo. Para isto, a utilização de atividades recreativas pode facilitar a obtenção de conhecimento, ajudar os doentes a lidarem de forma positiva com o tratamento, e transformar o tempo monótono, sofrido e angustiante dos Centros de Diálise, em momentos de motivação, alegria, trocas de experiências e sobretudo, possibilitar que os doentes renais tenham uma melhor perspectiva em relação a sua vida e a sua saúde. Esse conjunto de fatores tem como efeito geral a promoção do bem-estar e de qualidade de vida, assim como pode facilitar a adesão ao tratamento clinico e nutricional. Para isso, é fundamental a caracterização prévia do estado nutricional, clínico e do consumo alimentar dessas pessoas, que norteará o planejamento do programa de educação alimentar e nutricional e assim, reduzirá o risco de desfechos desfavoráveis como desnutrição e morbimortalidade, decorrentes de má nutrição e desgaste mental oriundo do tratamento dialítico.
Público Alvo
A comunidade beneficiada é constituída por no mínimo 78 indivíduos com DRC submetidos a um programa regular de hemodiálise no Setor de Nefrologia do Hospital e Maternidade Divina Providência de Russas, interior do Ceará. Ressalta-se que o IFCE Limoeiro do Norte já tem convênio com este hospital, previamente firmado entre setor de estágio do campus e direção da instituição hospitalar.
Objetivo Geral
Promover um programa de educação alimentar e nutricional, através da ludicidade, para melhorar o estado psíquico, clínico e nutricional de indivíduos com Doença Renal Crônica submetidos a um programa regular de hemodiálise na cidade de Russas, Ceará.
Objetivo Específico
• Avaliar quantitativa e qualitativamente o consumo alimentar dos doentes renais a partir de dois recordatórios alimentares de 24 horas; • Analisar o estado clínico e nutricional do grupo estudado; • Realizar atividades lúdicas voltadas à construção de hábitos alimentares saudáveis.
Metodologia
1, Local e período de execução do projeto É um projeto de extensão, de intervenção, com característica longitudinal, quanti-qualitativo, com abordagem documental, descritiva e analítica, que iniciou-se em Julho de 2019, conforme informado em cadastro na antiga planilha do Sigproext, com previsão para finalização no final de agosto de 2020. Por este motivo, está sendo novamente submetido ao Sigproext. Está sendo realizado com indivíduos em tratamento hemodialitico no Setor de Nefrologia do Hospital e Maternidade Divina Providência de Russas, interior do Ceará. Este é o único centro de diálise do Vale do Jaguaribe e tem uma equipe multidisciplinar composta por nefrologistas, enfermeiros, nutricionista, psicóloga, assistente social e técnicos de enfermagem. 2. População e amostra A população do estudo é constituída por 160 indivíduos com DRC submetidos a um programa regular de hemodiálise na instituição supracitada. A amostra, calculada considerando população finita de 160, nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%, englobará 74 pessoas (TRIOLA, 1999). O cálculo foi necessário para cumprir o tempo de execução do projeto e, para se traçar o perfil dietético, clínico e nutricional prevalente no grupo estudado, entretanto, o programa de educação alimentar e nutricional atenderá a todos que estiverem presentes durante as sessões de hemodiálise, visto que este será o ambiente educativo. Estão sendo incluídos indivíduos maiores de 18 anos, com tempo de tratamento superior a três meses, sem doenças oncológicas, intestinais e hepáticas, insuficiência cardíaca e pulmonar, sem infecções crônicas há pelo menos três meses antes da coleta de dados, sem uso de corticoides, além de pessoas sem amputação e em condições físicas e cognitivas para responderem os formulários e se submeterem a avaliação do estado nutricional. Destes, serão excluídos aqueles com prontuário incompleto quanto aos exames laboratoriais ou que não finalizarem os inquéritos alimentares ou a avaliação nutricional. 3. Etapa 1 do projeto de extensão A primeira etapa do projeto está sendo realizada durante às sessões de hemodiálise. Na primeira visita, os participantes são, individualmente, orientados quanto aos objetivos e importância do estudo. Após esclarecidas as possíveis dúvidas, recebem o Termo de Consentimento Livre e esclarecido (TCLE) para efetivar sua participação na pesquisa. Em caso de pessoas analfabetas, que sejam incapazes de realizar a assinatura do termo, será utilizada uma almofada coletora de impressão digital da marca Shiny®. Em seguida, é aplicado um formulário para identificação das características clínico-demográficas, contendo perguntas referentes à idade, sexo, peso seco, tempo de tratamento hemodialitico, município de origem, telefone para contato e endereço. Para análise do estado clínico, são coletados para este estudo os seguintes exames bioquímicos: creatinina, ureia, albumina, potássio, cálcio e fósforo séricos. Também é coletado o valor da pressão arterial aferida no dia da diálise. A fonte para coleta destes dados são os prontuários, disponibilizados com autorização da médica responsável pelo Setor de Nefrologia. A frequência de realização dos exames de ureia, creatinina, sódio, potássio, cálcio e fósforo ocorre mensalmente, já a albumina sérica é avaliada trimestralmente. São analisados os resultados mais próximos da data de coleta da avaliação antropométrica. Para investigação do consumo alimentar, os indivíduos estão sendo submetidos a dois recordatórios alimentares de 24 horas (RA24h). Um dos RA24h é referente a um dia da semana e o outro a um dia do final de semana. O primeiro RA24h é aplicado na primeira visita, durante sessão de hemodiálise, utilizando como auxílio um álbum fotográfico de porções alimentares e utensílios domésticos. O segundo RA24h é coletado em dia não consecutivo ao primeiro, por ligação telefônica. Esta estratégia, utilizada em inquéritos de saúde nacionais (BRASIL, 2019), tem a vantagem de evitar nova locomoção do entrevistado ao local de estudo, além de causa menor intimidação (FISBERG; MARTINI; SLATER, 2005). A fim de classificar o estado nutricional são coletados peso seco, estatura, circunferência da cintura (CC), circunferência braquial (CB) e dobra cutânea tricipital (DCT). A avaliação antropométrica é realizada em sala específica, uma pessoa por vez, 30 minutos após a hemodiálise, quando estiverem próximo ao peso seco. A estatura é aferida com um estadiômetro portátil, a CB e a CC com fita métrica inelástica e a DCT, com adipômetro clínico. Todos os equipamentos são da marca Cescorf®, seguindo técnicas de aferição pré-estabelecidas (LOPES; RIBEIRO, 2014). As medições são realizadas em triplicata, no braço oposto ao da fístula arteriovenosa. 4. Etapa 2 do projeto de extensão Os padrões de referência considerados para os exames bioquímicos séricos ureia, creatinina e albumina serão os propostos por Martins (2013), para indivíduos com DRC. Cálcio e fósforo séricos serão avaliados conforme valores de referência do laboratório do Hospital. No tocante à estimativa da ingestão de especiarias, será dividido a quantidade total utilizada pelo número de dias de duração de cada produto e pela quantidade de pessoas na família. Essas informações, juntamente com os dados dos R24h, obtidos em medidas caseiras, através dos recordatórios, serão convertidos em gramas segundo tabela de referência (PINHEIRO et al., 2004) ou por aquisição em supermercado, seguida de pesagem direta. Será calculado o índice inflamatório das dietas (IID) pela inserção das quantidades consumidas no aplicativo IF Tracker™. A avaliação da qualidade da dieta, conforme seu potencial inflamatório, obedecerá pontos de corte de Reinagel (2006). Para classificação do estado nutricional serão utilizados os índices antropométricos Body Shape Index (ABSI) e Body Roundness Index (BRI), que levam em consideração as medidas de estatura, CC e Índice de Massa Corporal - IMC (peso seco÷estatura2) do indivíduo. Os valores de ABSI, que avaliam risco de mortalidade prematura a partir da adiposidade abdominal, serão transformados em escores z (ABSIz) e classificados segundo Krakauer e Krakauer (2012). Já o BRI, ótimo preditor da porcentagem de gordura corporal e de tecido adiposo visceral, será categorizado conforme Thomas et al. (2013). Os valores de DCT e CB serão utilizados para calcular a circunferência muscular do braço (CMB) que avalia a reserva de tecido muscular. Serão efetuados os percentuais de adequação das três medidas (CB, DCT e CMB) e os resultados serão classificados de acordo com Blackburn e Thornton (1979). As análises do consumo alimentar e do estado clínico e nutricional serão úteis para conhecer o perfil clínico e nutricional do grupo estudado, e assim, desenvolver as atividades de educação alimentar e nutricional direcionadas ao diagnóstico predominante. 5. Etapa 3 do projeto de extensão Nesta etapa será realizado um programa de educação alimentar e nutricional, que consistirá, de início, de 16 encontros, cada um deles com um tema central a ser abordado. As temáticas planejadas basearam-se nas necessidades percebidas para este público conforme a literatura e a experiência clínica do professor coordenador. Mais atividades serão realizadas, conforme seja percebida necessidade de abordagem de outros temas, baseado nas etapas 1 e 2. Ressalta-se que neste projeto de extensão conta-se com o suporte orçamentário do IFCE apenas no que tange ao empréstimo de um estadiômetro. Todos os demais recursos são por conta do professor coordenador.