Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
D I V A S
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
28/01/2020
Previsão de Fim:
26/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ianny Lima de Queiroz dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ianny Lima de Queiroz dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/01/2020 26/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A aparência corporal da mulher contemporânea passa pelo modo de vestir, pela escolha dos acessórios e também pela postura, que, como a aparência, é trabalhada no cotidiano. Passa também pela sensualidade, que envolve prazer e dor, e pelos regimes aos quais o corpo é submetido em busca de perfeição (VIEIRA, 2005). E muitas vezes devido a busca em alcançar essa “perfeição”, muitas não enxergam sua beleza, privam-se e não se permitem brilhar, ou sentir-se feminina, bonita, atraente, sedutora. O stiletto dance, uma dança em cima do salto, na qual se trabalha a postura e o equilíbrio, foi criada em 1990 pela artista Dana Foglia, professora do Broadway Dance Center, em Nova Iorque. Existem várias formas de dançá-lo, visto que existem várias identidades de mulheres, e cada indivíduo tem a sua personalidade, sua bagagem de dança e de vida, sua interpretação de uma música ou de uma situação. Desde que seja feminino, belo e elegante, o que conta é viver e expressar tudo que quiser (DONATO, 2017 apud SILVA, PEREIRA E REBOLHO, 2017). Desta forma, o stiletto dance vem cativar as mulheres e mostrá-las que elas podem mais e que merecem ir além do que a mídia diz que é o corpo perfeito. O intuito é empoderá-las, torná-las confiantes, elevar a autoestima e estimulá-las a lutarem por elas, pela causa feminina.
Justificativa
Possibilitar a disseminação da prática do stiletto dance que é pouco conhecida na região, como também proporcionar através do stiletto dance possibilidades das mulheres e afins a enaltecerem sua beleza, autoconfiança, a luta feminina e elevar sua autoestima. Visto que, é de extrema importância que cada vez mais que as mulheres se unam, que a sensação de rivalidade imposta pela sociedade, seja derrubada e que a sororidade possa crescer continuamente. É preciso trabalhar, aperfeiçoar de dentro para fora isso, e o stiletto dance vem como uma ferramenta para somar nesse crescimento individual, enaltecedor, para que mulheres e afins possam livrar-se dos males da baixa estima, da falta de confiança e ajudá-las a tornarem-se grandes pessoas na sociedade que lidam bem consigo e com o próximo.
Público Alvo
Pessoas de ambos sexos, a partir dos 18 anos
Objetivo Geral
Integrar, socializar pessoas de ambos os gêneros, de qualquer orientação sexual e classe social através da prática da dança, afim de enaltecer a feminilidade, empoderá-los e aflorar a sororidade.
Objetivo Específico
• Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras • Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais • Instruir a respeito do cuidado corporal com o intuito de prevenir, como também diminuir a incidência de machucados e contusões. • Propiciar o aumento de consciência corporal • Contribuir para a melhoria da qualidade de vida (auto-estima, integração social e saúde) • Instruir sobre a importância da sororidade, combate ao feminicídio, como também a relevância do empoderamento feminino.
Metodologia
As atividades serão estruturadas a partir de exercícios que visem inicialmente o fortalecimento muscular e gradativamente incorporado as habilidades da dança, de acordo com o desenvolvimento que o grupo apresentar; considerando a faixa etária, a experiência do conteúdo pelos alunos, e o nível de desenvolvimento. Será sempre utilizado pela professora os recursos verbais e demonstrativos sobre a prática da atividade a ser vivenciada. • Dias e Horários: Terças às 19:10h • Aulas com duração de 50min. • Semestralmente será realizada a Mostra DANÇARTE onde os alunos irão apresentar coreografias de grupo, trio, solo e/ou duo. • Duração do projeto: 1 ano O projeto já estava no SIGPROEXT antigo e acontecia desde o dia 08/12/2019. Está sendo apenas recadastrado na nova plataforma, visto que, devido a incompatibilidade de sistemas, os projetos não migrarão.