Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Na ponta dos pés
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Fármacos e Medicamentos
Data de Início:
28/01/2020
Previsão de Fim:
26/01/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ianny Lima de Queiroz dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ianny Lima de Queiroz dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/01/2020 26/01/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
MOSTRA DE DANÇA Evento
Apresentação
A dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios, muitos historiadores apontaram como a mais antiga das artes (OSSONA, 1988) e o ballet é uma das vertentes da dança que sofreu aprimorações técnicas. Através do seu desenvolvimento, a dança de corte passou do elegante divertimento das mascaradas para o ballet de cour e terminou no ballet que conhecemos hoje, um gênero que a dança tem condição de primazia (OSSONA, 1988), caracterizando-se como uma atividade física de alto custo. Devido a esta condição, torna-se uma atividade elitista e que não possui fácil acesso a todos; desta forma, visando uma maior abrangência de possibilidades para a disseminação da prática do ballet clássico, propõe-se o projeto voltado ao público infantil voltado para comunidade de Morada Nova. O ballet Possui diversos benefícios como melhora da flexibilidade, coordenação motora, postura, criatividade, desenvoltura rítmica e consciência corporal; a musicalidade e o ritmo ajudam as crianças no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e especializadas, além de desafiar o uso dos padrões de excelência do movimento, através de atividades orientadas e de descobertas, permitindo a exploração plena do movimento (SOUZA, BERLEZE E VALENTINI, 2008 apud DAMASCENO E SANTOS, 2010) além de aprimorar a personalidade e conduzir a autoestima (GUIMARÃES E SIMAS, 2001 apud DAMASCENO E SANTOS, 2010).
Justificativa
Visto que o ballet clássico é uma modalidade de dança pouco ofertada nas cidades dos interiores do estado do Ceará e por também ser uma modalidade de alto custo, sendo praticada por um grupo seleto que a possa custear, vem-se a partir do Projeto Na Ponta dos Pés, possibilitar o proporcionar a disseminação da prática artística para todos os públicos
Público Alvo
Público Alvo: Meninos e meninas de 07 a 10 anos (Turma A) Meninos e meninas de 11 a 14 anos (Turma B) Meninos e meninas de 07 a 10 anos (TURMA C)
Objetivo Geral
Melhorar a qualidade de vida mediante a prática de atividade física, através da integração e socialização das crianças nas aulas de ballet clássico.
Objetivo Específico
Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras Contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais Instruir a respeito do cuidado corporal com o intuito de prevenir, como também diminuir a incidência de machucados e contusões. Propiciar o aumento de consciência corporal
Metodologia
As atividades serão estruturadas a partir de exercícios que visem inicialmente o fortalecimento muscular e gradativamente incorporado as habilidades da dança, de acordo com o desenvolvimento que o grupo apresentar; considerando a faixa etária, a experiência do conteúdo pelos alunos, e o nível de desenvolvimento. Será sempre utilizado pela professora os recursos verbais e demonstrativos sobre a prática da atividade a ser vivenciada. A aula será composta por quatro fases durante seu procedimento: Alongamento, aquecimento, barra e centro. • Para ingressar no projeto, a inscrição acontecerá no Campus. Será necessário estar na faixa etária exigida e ter a permissão dos pais ou responsável. • Aulas com duração de 60min. • Duração do projeto: 1 ano • A cada 06 meses acontecerá o CineBallet onde será exibido um ballet de repertório. • No final do projeto será realizado a Mostra DANÇARTE onde os alunos irão apresentar coreografias de grupo, trio, solo e/ou duo. Projeto já existente no SIGPROEXT antigo desde 08/12/2019. Apenas o atualizando para a nova plataforma.