Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IFCE NO AR
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
11/03/2021
Previsão de Fim:
29/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edson da Silva Almeida
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Claudia Luisa Monteiro da Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/04/2022 29/01/2025
Dowglas Lima Barbosa Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/04/2022 29/01/2025
Edson da Silva Almeida IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/04/2022 29/01/2025
Rafael de Oliveira Ferreira IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 4 11/03/2021 06/04/2022
Rebeca Casemiro de Oliveira Loiola IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/04/2022 29/01/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM Sim Convênio
FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA Sim Convênio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Programa Casa Maranguape (Casamar) Programa
Apresentação
O projeto é desenvolvido por meio de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e a Universidade Federal do Ceará/ Rádio Universitária FM, cabendo às partes as seguintes atribuições: 1. IFCE: produzir, editar e apresentar programa semanal de numa (01) hora, ao vivo, sendo responsável por todo o conteúdo produzido. 2. UFC/ Rádio Universitária: veiculação semanal do programa produzido pelo IFCE e disponibilização de uma (01) cópia, em formato digital, de cada programa, visando à difusão dessa programação pelo interior do Estado; disponibilização dos estúdios do programa para transmissão ao vivo; disponibilização de telefone do estúdio para interação com os ouvintes e realização de entrevistas durante o programa; disponibilização de um (01) operador de áudio para suporte à transmissão do programa.
Justificativa
O IFCE no Ar surge da necessidade do Instituto Federal do Ceará divulgar as suas ações no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão junto a sociedade cearense. Com o programa, conseguimos uma interação com a comunidade, de forma que as notícias da instituição chegam aos mais diversos lugares, temos a participação dos ouvintes. O projeto consegue, ao longo dos anos, massificar a marca IFCE, de forma que a população se aproxima mais da instituição, cresce a procura pelos processos seletivos, por participação em projetos de pesquisa e extensão, no firmamento de parcerias. O IFCE no Ar acaba sendo uma grande porta de diálogo entre o IFCE e a população do Estado do Ceará, haja vista que por meio da internet a programação da emissora está disponível para todo o país.
Público Alvo
Comunidade Universitária e população do estado de maneira geral
Objetivo Geral
Criar um canal de comunicação do IFCE junto à população do Estado do Ceará, proporcionando que a população tenha acesso as principais informações e oferta de cursos e atividades do IFCE, interagindo com a equipe de Comunicação Social por meio do e-mail: ifcenoar@ifce.edu.br
Objetivo Específico
Dar visibilidade ao processo de expansão do IFCE e ações desenvolvidas pelos diversos campi do instituto. • Interagir com a sociedade, discutindo as políticas públicas ligadas à educação profissional e tecnológica. • Apresentar a educação profissional e tecnológica aos formadores de opinião e ao público em geral.
Metodologia
Produção de um programa radiofônico semanal com conteúdo dos diversos campi do IFCE por meio de notícias em forma áudio. Os comunicadores de todos os campi enviam matéria que são compiladas pela equipe de produção e apresentadas todas às quintas-feiras, das 14h às 15h, na Rádio Universitária FM 107,9. Por meio do rádio é criada uma vinculação e uma interação com a comunidade, funcionando o IFCE como um grande canal de informação e "tira dúvidas" da população. Com frequência, os ouvintes ligam pra rádio no horário do programa para colher informações, saber detalhes de seleções, projetos, etc. Temos também um canal de interação direto com a comunidade, por meio do e-mail da rádio e as redes sociais que a população interagem com a instituição, ajuda na produção do programa e fica mais próxima a instituição.