Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EnCantos 2020: Coral e qualidade de vida para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
04/02/2020
Previsão de Fim:
31/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
55
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Ribeiro de Holanda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Flavia Rebecca Fernandes Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 26/03/2020 31/12/2020
Jessika Sameque Coelho de Alencar IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 26/03/2020 31/12/2020
Joao Paulo Ribeiro de Holanda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/02/2020 31/12/2020
Raquel Simoes Monteiro Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 26/03/2020 31/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
CRAS II Regional Crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Baile a fantasia (En)Cantando gerações Evento
Apresentação
O projeto tem por objetivo a manutenção de trabalhos com um grupo de idosos e idosas residentes no entorno do campus do IFCE Cratéus. Com encontros semanais que promovam a qualidade de vida e envelhecimento ativo e saudável, por meio de: musicalização, canto coral, palestras, acompanhamentos, seminários, hidroginásticas e outros dispositivos que envolvam e estimulem essas pessoas na melhor idade. Sustentado por uma parceria do colegiado de música com a Coordenadoria de Assuntos Estudantis do campus Crateús.
Justificativa
A saúde, em sua perspectiva mais ampla, é resultado de um trabalho intersetorial e transdisciplinar de promoção de modos de vida saudável em todas as idades. O envelhecimento populacional revela que nem sempre o aumento do número de anos de vida é acompanhado pela manutenção da saúde e qualidade de vida (VALER et al, 2015). Por isso, é necessário reunir esforços ancorados nas mais diversas atividades e políticas públicas para que não haja simplesmente maior longevidade, mas para que esses anos sejam vividos com qualidade e dignidade. A combinação entre a manutenção da capacidade funcional e o envolvimento ativo com a vida, por meio do estabelecimento de relações sociais e atividades produtivas, resulta em um processo de envelhecimento ativo e saudável, como define a Organização Mundial de Saúde (WHO, 2005). Em outras palavras, envelhecer de forma saudável e ativa é mais do que a ausência de doença nesta fase, mas um processo de adaptação às mudanças que ocorrem ao longo da vida, que permita às pessoas idosas manterem seu bem estar físico, mental e social. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas no projeto, justificam-se na necessidade de promover condições consideradas determinantes para um envelhecimento ativo e saudável. O objetivo é potencializar conhecimentos e habilidades necessárias para que as pessoas idosas do grupo usufruam da experiência do Coral com o máximo proveito possível e que está signifique também um ganho substancial em qualidade de vida e saúde.
Público Alvo
Comunidade idosa acima de 60 anos do bairro venâncios imediatamente em volta do campus. Assim como idosos com cadastro no CRAS 2;
Objetivo Geral
Promover o envelhecimento ativo e saudável.
Objetivo Específico
• Estudar música em seus múltiplos aspectos e funções na sociedade, porém ressaltando sempre o sentido do fazer música musicalmente (SWANWICK, 2003); • Compartilhar metodologias e vivências em canto e suas técnicas; • Promover vivências e culminâncias esporádicas para apresentar em praças escolas, teatros e demais dispositivos culturais da cidade; • Potencializar conhecimentos e habilidades em saúde necessários para adaptação às mudanças próprias do envelhecimento. • Proporcionar espaço de empoderamento, socialização de informações e direitos da pessoa idosa.
Metodologia
O projeto funcionará inicialmente com um encontro semanal ordinário de 1h, nas terças a partir dás 16h, para o ensaio do Coral. Porém diversas atividades extraordinárias poderão ser suscitadas pelos integrantes do grupo ou propostas pela equipe responsável pelo projeto em diálogo com os diversos setores e colegiados do campus. A ênfase será em atividades que junto ao canto coral promovam satisfação e qualidade de vida para as pessoas da melhor idade. Podemos mensurar algumas das atividades elencadas para esse ano tais como: alfabetização e letramento, visitas técnicas, atividades e trabalhos manuais, palestras com professores do Técnico em edificações, aula de violão e etc. Aliado a todas essas proposições sempre estaremos em processo de construção de um repertório musical ensaiado nos encontros ordinários, entre 5 a 7 músicas ao ano aprendidas pelos componentes do coro, culminando em várias performances públicas que poderão ser realizadas em teatros, igrejas, praças, auditórios e demais dispositivos culturais que nos forem solícitos e propícios. Esse momento também constará como parte do processo avaliativo do projeto.