Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Jogos de Tabuleiro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
19/02/2020
Previsão de Fim:
30/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Symon Tiago Brandao de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/02/2020 30/09/2020
Hyago Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/02/2020 30/09/2020
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/02/2020 30/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão de Jogos de Tabuleiro propõe a prática de algumas modalidades de jogos com o intuito de contribuir na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. A diversidade de brincadeiras e modalidades esportivas está sendo esquecida, muitas vezes, devido ao avanço tecnológico e o crescente índice de violência nas grandes capitais e interiores do estado do Ceará. O avanço da tecnologia veio oferecer várias possibilidades de intervenção a crianças e adolescentes, oferecendo o que de mais atual existe na área dos games. São aplicativos de celulares, jogos de vídeo game, jogos de computador, disponibilizando ainda a oportunidade dos participantes jogarem simultaneamente, bastando estarem conectados a internet. Além disso, o crescente número da violência contribui para que os pais ou responsáveis prefiram que seus filhos brinquem dentro de casa, ao invés de irem brincar na rua, quadras, parques e locais apropriados para a realização de brincadeiras e a pratica de algumas modalidades esportivas. Diante dos fatos é que se torna importante apresentar as possibilidades dessa proposta cultural e desses jogos aos adolescentes. Os jogos e as brincadeiras são atividades que podem ser trabalhadas em diversas dimensões, por meio de atividades práticas, dinâmicas, confecção de materiais alternativos, adaptação e criação de novos tipos de jogos. Entre esses jogos, existem os Jogos de Tabuleiro que utilizam superfícies planas e pré-marcadas, com desenhos, figuras ou marcações a depender das regras envolvidas em cada jogo específico. Esse tipo de jogos não são apenas uma pratica de lazer, pois a sua pratica incentiva também a capacidade de memória, concentração e o raciocínio lógico, bem como estimula a criatividade na fabricação de novos tabuleiros ou propostas de brincadeiras. Buscar entender a estratégia de jogo do oponente, manipulá-lo, descobrir como irá se comportar na próxima roda, tudo isso é extremamente rico em termos cognitivos, ativando o cérebro e estimulando diversos tipos de inteligência. Dessa forma, a implantação dos Jogos de Tabuleiro no campus Itapipoca proporcionará aos participantes do projeto conhecer a história, as regras e material utilizado para cada modalidade, além de estimular o raciocínio, o desenvolvimento cognitivo e a socialização dos alunos, bem como dos participantes da comunidade local, mantendo-os com o cérebro ativo e saudável.
Justificativa
Levando em conta que alguns jogos e brincadeiras, além da prática de algumas modalidades esportivas estão sendo deixadas de lado, devido a diversidade de opções que os jogos digitais oferecem as crianças e adolescentes, além do aumento da violência do estado do Ceará é que faz-se necessário fomentar a prática e a criação de Jogos de Tabuleiro no IFCE campus Itapipoca pelos discentes e pela comunidade externa.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes de ambos os sexos que se mostrem interessados em participarem das atividades. Além de alguma escola da prefeitura, que será escolhida pelos participantes, para que possamos doar os brinquedos construídos.
Objetivo Geral
Estimular a prática e a construção de Jogos de Tabuleiro, favorecendo a integração social dos envolvidos;
Objetivo Específico
- Demonstrar as regras, demarcações e especificidade de cada jogo disponível; - Incentivar a criatividade e a criação de novos tabuleiros e jogos pelos participantes; - Estimular a concentração, a memória e o raciocínio lógico dos interessados no projeto;
Metodologia
Nos Jogos de Tabuleiro a inteligência lógica, a verbal, a interpessoal, a analítica e a criativa funcionam a todo instante enquanto você tenta encontrar a melhor estratégia para vencer os adversários. Os jogos estarão disponíveis para empréstimos aos alunos e interessados, na sala do Gabinete 04, junto aos professores de Educação Física do campus de Itapipoca, onde será realizado o registro da participação dos envolvidos. O empréstimo do material, bem como o auxílio para sanar algumas dúvidas, ocorrerá no período de segunda a quinta, no horário de 07:30 as 11:30, durante um ano. Também será realizada a construção de novos Tabuleiros ou jogos em acordo com os participantes, para que em seguida, o material construído pelos envolvidos seja doado e entregue pelos mesmos a alguma escola da Prefeitura de Itapipoca, com o intuito de fomentar a prática dessas modalidades.