Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Treinamento Olímpico de Matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acesso à Educação
Data de Início:
18/03/2020
Previsão de Fim:
30/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renivaldo Sodre de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Marcio de Lima Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/03/2020 30/09/2020
Antonio Sindeval de Almeida Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 18/03/2020 30/09/2020
Egina Lima Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/03/2020 30/09/2020
Marcos Cesar de Vasconcelos Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/03/2020 30/03/2020
Maria Iara Assis Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/03/2020 30/09/2020
Maria Rita Fernandes do Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 18/03/2020 30/09/2020
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 18/03/2020 30/09/2020
Silvia Xavier Saraiva Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/03/2020 30/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Programa olímpico de treinamento Programa
Apresentação
Trata-se de um treinamento intensivo para olimpíadas de matemática no âmbito regional e nacional. Serão contemplados estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas da Região do Vale do Jaguaribe.
Justificativa
Os números mostram que a situação do ensino e aprendizado da matemática no Brasil é catastrófico. Um relatório publicado este ano pelo Movimento Todos pela Educação mostra que apenas 7,3% dos alunos brasileiros do Ensino Médio têm aprendizado adequado em matemática. No ensino fundamental a realidade também é crítica. Além disso, a disciplina tem altos índices de reprovação. Tendo em vista essa realidade, o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), apoiados pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), criaram a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com a intenção de promover e intensificar o estudo de Matemática e, ainda, mostrar que a Matemática é bem mais que apenas uma disciplina da escola, mas, esta inclusa e, é utilizada para resolver problemas do cotidiano. A realidade do ensino e aprendizado da matemática no Campus Tabuleiro do Norte não é diferente. Os alunos tem baixo desempenho na disciplina e muitos deles se sentem desmotivados para estudar a matemática. Por isso, sentimos a necessidade de aproximar os alunos da realidade OBMEP e de outras competições, de modo que tenham alguma experiência antes da realização das provas e com isso venham a lograr êxito nas mesmas. Além disso, alunos medalhistas da OBMEP terão diversas oportunidades de participar de programas desenvolvidos pela OBMEP e ganhar bolsas ou até mesmo garantir vaga em cursos de graduação ou até mesmo mestrado.
Público Alvo
Alunos do nono ano de escolas municipais de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte.
Objetivo Geral
Melhorar o aprendizado dos alunos em matemática contribuindo assim para melhorar o desempenho dos mesmo nas olimpíadas de matemática.
Objetivo Específico
Despertar o interesse pela Matemática; Melhor preparação em tópicos da matemática; Lograr êxito na participação das olimpíadas.
Metodologia
Os encontros acontecerão semanalmente. Alternadamente, acontecerá exposição de conteúdos relativos a temas que aparecem nas olimpíadas e discussão de problemas das competições olímpicas. Além disso, mensalmente os alunos realizarão simulados de acordo com os conteúdos trabalhos. Os resultados dessa avaliação contribuirá para avaliar os impactos do projeto.