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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Curso Básico em Boas Práticas de Higiene para Manipuladores de Alimentos - Módulo 2
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
02/03/2020
Previsão de Fim:
05/03/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Relatório
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Minicurso
Nome do Responsável:
Raquel Simoes Monteiro Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Kaline Pereira de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 9 02/03/2020 05/03/2020
Janaina Morais Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 9 02/03/2020 05/03/2020
Raquel Simoes Monteiro Alves IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 9 27/02/2020 04/03/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação consiste em um Curso básico em boas práticas de higiene na manipulação de alimentos voltado para serviços de alimentação de pequeno porte (padarias, restaurantes, lanchonetes, cantinas escolares, etc) com carga horária de 20h divididas em 10 encontros de 2h. O módulo 2 vem com a proposta de detalhar os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) obrigatório para serviços de alimentação de pequeno porte, tais como: cuidados no recebimento, armazenamento e preparo e distribuição dos alimentos.
Justificativa
As legislações que exigem a implantação de Boas Práticas de Higiene na Manipulação de Alimentos possuem abrangência nacional e surgiram da necessidade de melhorar as condições higiênico sanitárias em estabelecimentos produtores/manipuladores de alimentos e assim minimizar os riscos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) na população. As DTAs são uma importante causa de morbidade e mortalidade em todo o mundo, são transmitidas pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. Dentre os agentes etiológicos estão os vírus, parasitos, príons, bactérias e suas toxinas. Embora as DTAs representem um problema de saúde pública nacional e envolva conhecimentos e habilidades relativamente simples por parte dos manipuladores, estabelecimentos de pequeno porte investem muito pouco em tempo e recursos na capacitação de seus manipuladores, especialmente em municípios do interior do estado. Isto se dá tanto pela baixa fiscalização nestes estabelecimentos, como também a dificuldade em promover este tipo de ação continuamente como a legislação recomenda. O Curso visa suprir essa demanda e contribuir com a saúde dos usuários destes serviços.
Público Alvo
Trabalhadores de serviços de alimentação de pequeno porte (cantinas escolares, padarias, restaurantes, lanchonete)
Objetivo Geral
Capacitar pessoas que trabalham na manipulação de alimentos a adotarem boas práticas na produção de alimentos seguros e saudáveis.
Objetivo Específico
Conhecer os Procedimentos Operacionais Padronizados em serviços de alimentação obrigatórios. Conhecer e desenvolver instrumentos e técnicas adequadas para aplicação dos POPs.
Metodologia
Para ministração do conteúdos serão usadas aulas expositivas e práticas, demonstrações e dinâmicas, exibição de vídeos e oficina culinária. E quanto aos métodos de avaliação, serão adotados: 1. Participação e engajamento nas atividades propostas no processo de formação; 2. Assiduidade e pontualidade durante a formação; 3. Cumprimento das tarefas propostas pelo grupo; 4. Instrumento de medição do conhecimento aplicado no primeiro dia e último dia de curso; 5. Encontro para roda de avaliação da atividade.