Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EDITORAÇÃO DE PARTITURAS NACIONAIS: Projeto de perpetuação e acesso à música brasileira
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
24/02/2020
Previsão de Fim:
01/12/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Victor Miranda Leao dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joao Victor Miranda Leao dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 24/02/2020 01/12/2020
Renato Mendes Rosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/02/2020 01/12/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa atuar na preservação de partituras de músicas brasileiras que já se encontram em domínio público, perpetuando-as através de sua editoração, ou seja, escrevendo-as digitalmente; permitindo, assim, o acesso do público às mesmas. É grande o número de partituras que se encontram em acervos digitais que ainda não foram editoradas, o que acaba limitando e dificultando o acesso a estas, assim como a feitura de adaptações e arranjos. Somente na Biblioteca Nacional Digital há mais de mil e quatrocentas partituras digitalizadas cuja parcela considerável ainda não foi editorada. É com o intuito de atenuar essa problemática que este projeto é apresentado. Através desse trabalho, poderemos garantir o acesso de grupos musicais, compositores, arranjadores, bandas e orquestras a uma diversidade de peças musicais que permanecem na escuridão de grandes compositores brasileiros que estão sumindo em uma nuvem de anonimato e esquecimento.
Justificativa
Inúmeros são os compositores brasileiros cujas obras já se encontram em domínio público, posto que já faleceram há mais de sete décadas; obras essas que estão livres para execuções musicais, para criação de arranjos, para a realização de gravações etc. Entretanto, uma quantidade considerável dessas obras ainda permanece sob difícil acesso, pois não foram editoradas ainda. Faz-se necessário e importante, portanto, que esse trabalho seja executado, beneficiando nacionalmente e internacionalmente a nossa música e nossa cultura, atingindo diversos públicos direta e/ou indiretamente, principalmente a comunidade de Itapipoca, onde será realizado o labor. Assim, colabora-se na perpetuação do legado desses compositores e agrega-se valor à nossa cultura.
Público Alvo
- Músicos e estudantes de música da cidade de Itapipoca; - Comunidade externa ao campus que tenha interesse na área cultural e musical; - Comunidades atingidas indiretamente: grupos de música brasileira em todo o território nacional.
Objetivo Geral
Atuar na editoração (escrita digital) e publicização de partituras de peças musicais brasileiras em domínio público, perpetuando o legado de diversos compositores nacionais renomados internacionalmente.
Objetivo Específico
- Efetuar o levantamento de peças musicais de compositores nacionais em domínio público que ainda carecem de editoração; - Coletar os manuscritos (físicos ou digitalizados) das peças supracitadas; - Realizar, através do trabalho de voluntários cadastrados da comunidade de Itapipoca e adjacências, a editoração das mesmas; - Alimentar o repertório de grupos musicais da região itapipoquense e de todo o território nacional, como o Projeto Sons do Brasil, orquestras e bandas municipais (como as de Itapipoca) e eventuais outros grupos pertinentes interessados, estando de acordo, assim, com a diretriz de Interação Dialógica da Política Nacional de Extensão Universitária; - Capacitar os participantes na editoração de partituras musicais. - Publicizar e disponibilizar as partituras editoradas por meio de sítio e/ou outras mídias virtuais, mais uma vez reforçando e permitindo o trabalho de interação dialógica, de acordo com o instruído no documento de Política Nacional de Extensão Universitária e o artigo oitavo da Política de Extensão do IFCE.
Metodologia
Com a finalidade de efetivar os objetivos descritos, bem como promover o desenvolvimento do projeto de extensão, propõe-se a realização das seguintes atividades: I. Treinamento em programa editor de partituras realizado pelo prof. João Victor Miranda Leão dos Santos, contemplando, desta forma, a diretriz de Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão presente tanto na Política Nacional de Extensão Universitária como na Política de Extensão do IFCE (art. 11º), pois tal prática acadêmica se vincula ao processo de formação dos estudantes e demais participantes e põe o estudante como protagonista e agente ativo de sua própria formação técnica; II. Levantamento de obras brasileiras em domínio que ainda não foram editoradas; III. Coleta de partituras em formato físico ou digital das mesmas; IV. Editoração das partituras supracitadas; V. Adaptação das peças já editoradas para diversas formações instrumentais; VI. Disponibilização on-line das partituras concluídas pelo projeto ao final de cada semestre, contribuindo direta e indiretamente no impacto e na transformação social através do acesso à cultura, cumprindo, assim, a diretriz Impacto e Transformação Social, como instruído na Política de Extensão do IFCE e na Política Nacional de Extensão Universitária.