Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FORROZEIRO
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
03/03/2020
Previsão de Fim:
03/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ianny Lima de Queiroz dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ianny Lima de Queiroz dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/03/2020 03/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios, muitos historiadores apontaram como a mais antiga das artes (OSSONA, 1988), estando presente no cotidiano até os dias atuais. Além de ser uma prática de característica muito prazerosa e divertida, a dança é uma atividade que desenvolve o indivíduo praticante em aspectos físicos, morais, psicológicos e sociais, por proporcionar experiências de persistência, de respeito ao próximo e o forró, por ser uma modalidade de dança realizada em pares, o ser social é acentuado, onde o limite do doutro deve ser compreendido, a paciência do processo corporal individual para com o outro, são pontos característicos da experiência dançante em pares, que proporciona o desenvolvimento do ser humano.
Justificativa
O Nordeste não tem apenas como característica o seu clima quente, suas belas praias e um povo bem humorado. A cultura nordestina é rica de cores e sons, e o forró é uma delas. Tendo em vista valorizar o ser cultural do cearense, vem-se com a proposta de ministrar aulas de forró de nível iniciante para possibilitar que um maior número de pessoas possam usufruir não apenas do “dois pra cá e dois pra lá”, mas possam vivenciar o forró conhecendo suas técnicas, nuances e todo o charme que um bom forrozeiro possui, valorizando assim, um ritmo tão cultural na região.
Público Alvo
Homens e Mulheres a partir de 18 anos
Objetivo Geral
Homens sejam capazes de guiar em liberdade de passos as suas companheiras e que as damas estejam aptas a dançar o forró com os rapazes, correspondendo de forma positiva o seu comando.
Objetivo Específico
• Melhorar o equilíbrio estático e dinâmico; • Desenvolver condicionamento, resistência e agilidade; • Desenvolver a percepção dos movimentos; • Correção de má postura • Aliviar o estresse; • Integração entre os servidores; • Promoção do lazer; • Bem estar entre os pares. • Valorizar a cultura nordestina
Metodologia
• Aulas: Acontecem nas terças-feiras às 20:30h, onde será sempre utilizado pela professora os recursos verbais e demonstrativos sobre a prática da atividade a ser vivenciada. (Se tiver demanda, será aberta outra turma nas segundas-feiras às 20:30h) • Aulas com duração de 60 min. • Duração do projeto: 04 meses – visto que é apenas o ensino do nível iniciante da modalidade. • No final do projeto será realizado o Baile dos Forrozeiros como conclusão de nível, onde os alunos realizarão uma apresentação de dança à comunidade.